Carregando pagina

Saúde

Relaxando com a Aromaterapia

Use óleos essenciais para sentir-se em paz mesmo no meio da correria

 

Uma das visões mais interessantes da Psicologia é que não é nossa vida que tem que mudar, mas sim o modo como lidamos com ela.

Exemplos disso são o estresse, a correria e os desafios cotidianos: de que adianta esperarmos a vida ficar calma para viver bem? Não é assim que funciona. Temos que aprender a lidar com a tempestade enquanto ela não passa, porque depois fica fácil.

Muito já se sabe sobre as conseqüências maléficas do estresse em nosso corpo, mente e espírito. É do conhecimento de todos que o estresse está relacionado com grande parte das doenças atuais, com os problemas cardíacos, de obesidade, com o fumo. Também tem relação direta com transtornos de ansiedade, depressão e com a síndrome do pânico, além de prejudicar nossas energias.

Uma opção prática e barata para reduzir o estresse é a Aromaterapia. Para praticá-la, basta comprar um óleo essencial e um aromatizador de ambientes (na verdade, o aromatizador de ambiente pode até ser deixado de lado, já que basta abrir o vidrinho e inalar seu conteúdo para usufruir dos benefícios da Aromaterapia. Mas com o aromatizador, ou um difusor ou réchaud - os efeitos são mais prolongados).

Cientistas de todo o mundo vêm fazendo experimentos com a Aromaterapia, e os óleos essenciais já provaram ter o mesmo efeito que alguns calmantes. Já conseguiram acalmar pacientes em salas de espera de dentistas e até reduzir o mal estar de pessoas que se recuperavam de cirurgias. Sabendo de tudo isso, que tal fazer da Aromaterapia sua aliada na luta contra o stress?

Para reduzir os batimentos cardíacos, aquietar a mente e relaxar, sugiro alguns óleos essenciais, que podem ser utilizados isoladamente ou em sinergias (misturados entre si):

  • Óleo de lavanda: com seu cheirinho típico e suave, este óleo é um clássico contra a ansiedade e o estresse, além de combater a insônia. Ótimo para levar na bolsa em caso de emergências e para usar no quarto, antes de dormir.
  • Óleo de limão: bastante utilizado no combate ao estresse, esse óleo também melhora nossa capacidade de concentração e a clareza de ideias. Ideal para utilizarmos durante o trabalho. É igualmente barato e acessível.
  • Óleo de laranja: tão familiar e acessível, a laranja produz um dos óleos mais poderosos e baratos. Sua ação sedativa é incrível, e ainda melhora os ataques de raiva e a preguiça. Bom para acordar bem e colocar na banheira (evite sair no sol depois, pois tanto o óleo de laranja como o de limão são fotossensibilizantes e provocam manchas quando em contato com o sol).
  • Óleo de benjoim: esse óleo tão tradicional é indicado para aqueles dias em que estamos fora de controle. Seu aroma é bem peculiar e lembra meditação, templos e igrejas. Coloque no aromatizador enquanto medita, se acalma e tenta voltar aos eixos.

  • Dica prática: existe difusor que precisa de velinha embaixo e difusor elétrico. Um dos que acho mais práticos é o difusor é ligado na tomada. Pequeno e prático, leve com você e use onde for.

Fazer a vida melhor só depende de você, faça sua parte!

Onde encontrar os óleos essenciais

By Samia- http://www.bysamia.com.br (venda online) R. Desembargador do Valle, 243 - Pompéia - São Paulo – SP - Tel: (11) 3679-7770 / 3868-4485

WNF- World´s Natural Fragrancies- http://www.wnf.com.br/wnf/empresa.htm (venda online) Rua Dr. Mario Pinto Serva, 64 - Casa Verde Alta - São Paulo – SP - Tel: (11) 3857 7790

BellaRome - www.bellarome.com.br (venda online) Av. Marechal Floriano, 38 - Sobreloja 202 - Centro – Rio de Janeiro - RJ - Tel:(21) 2253-4236

Esta matéria foi útil para você?

SOBRE O AUTOR

Melissa Mell

Psicóloga de formação, apaixonada por Aromaterapia, Cristais, Florais, Astrologia, Tarot, Runas e Baralho Cigano. Saiba mais »

contato: melissamell_responde@yahoo.com.br
  • e-mail
  • Imprimir
E-mail para receber matérias da Revista

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

NOVAS MATÉRIAS A CADA 15 DIAS