Carregando pagina

Beleza > Estética

Mãos denunciam a idade mais do que o rosto

Previna o envelhecimento precoce e as ações nocivas do sol e do tempo

 

Por incrível que pareça, as mãos são uma das partes do corpo que mais utilizamos, mas que também pouco cuidamos. É com elas que preparamos a nossa alimentação, lavamos nossas roupas, damos banho na criançada, e assim por diante. Mas se repararmos bem, quase nunca damos atenção a elas - que sofrem agressões externas, como exposição ao sol sem proteção, por exemplo.

É por meio das mãos que conseguimos identificar com mais facilidade a idade das pessoas. Muita gente já frequentou clínicas de estética para cuidar do rosto, das coxas, do abdômen, da celulite, mas quase nunca se preocupa em cuidar das mãos. Ao menos não na mesma frequência que as outras partes do corpo.

Assim como todas as áreas do corpo, as mãos precisam de cuidados especiais. Então, do mesmo jeito que passamos creme após o banho, massageamos todo o corpo, as mãos também precisam desta atenção para evitar o envelhecimento precoce, já que é por meio delas que apresentamos os primeiros sinais da idade.

As mãos estão sempre expostas à radiação solar e é uma grande pena que a maioria das pessoas não se lembre de passar protetor nessa região. Além disso, os produtos de limpeza acabam com a saúde da pele, por conta dos agentes químicos contidos em sua formulação.

É necessário que diariamente tenhamos uma rotina de cuidados com as mãos. Confira abaixo algumas dicas:

  • 1Utilizar sabonete de PH fisiológico na hora de lavar as mãos, para não ressecá-la. Essa informação pode ser encontrada no rótulo do produto.
  • 2Como dito antes, é preciso passar filtro solar diariamente nas mãos, com fator 30, no mínimo. Se for à praia ou piscina, opte pelo fator 60.
  • 3Hidratar as mãos é imprescindível. Cremes à base de ureia, óleo de uva, e ácido glicólico são a grande salvação contra mãos ressecadas e sem vida.
  • 4Utilize luvas quando fizer uso de produtos químicos e de limpeza, como o cloro, por exemplo.

Existem no mercado alguns produtos anti-idade de fabricantes nacionais, que são muito bons para evitar a perda do viço e o aparecimento de manchas nas mãos. No entanto, é possível cuidar dessa parte do corpo com receitas caseiras e baratas.

Para deixar suas mãos longe do envelhecimento precoce, experimente fazer esfoliações com cremes caseiros, uma vez por semana. Para isso, misture duas colheres de sopa de mel com uma colher de sopa de fubá. Depois esfregue a mistura nas mãos e lave-as com água morna.

Outra opção é aplicar nas mãos uma combinação de cinco gotas de óleo essencial de rosa, uma colher de sopa de óleo de amêndoas, uma colher de sopa de creme de leite sem soro e uma colher de chá de aveia em flocos finos. Passe a mistura e logo depois cubra as mãos com sacos ou luvas de plástico, durante 30 minutos. Por fim, remova o creme com água morna, massageando as mãos.

Os tratamentos podem contribuir para que o tônus das mãos volte, deixando-as mais bonitas, hidratadas e bem longe do envelhecimento. É importante consultar um especialista para que ele indique o tratamento mais adequado às reais necessidades de cada paciente.

Esta matéria foi útil para você?

SOBRE O AUTOR

Gabriela Casabona

Médica dermatologista, participou da equipe da primeira temporada do programa "10 Anos Mais Jovem", do SBT. Co-autora do livro Cosmiatria em Dermatologia, mantém consultório em São Paulo e colabora no Ambulatório de Laser da Faculdade de Medicina do ABC, Saiba mais »

contato: grcasabona@uol.com.br
  • e-mail
  • Imprimir
E-mail para receber matérias da Revista

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

NOVAS MATÉRIAS A CADA 15 DIAS