Carregando pagina

Beleza > Estética

Limpeza de pele de um jeito natural

Aprenda tratamentos caseiros para limpar e tonificar sua pele

 

Os cosméticos verdes ou naturais são grandes aliados na limpeza da pele. E já existe até nome para a moda de adotar esse hábito no cotidiano: greenskin. Fáceis de fazer, os cremes podem ser preparados em casa com ingredientes frescos, benéficos pela ausência de conservantes. Apesar dos ingredientes naturais nem sempre darem resultados tão rápidos e eficazes quanto os industrializados, é possível obter uma pele mais bonita, com a correta utilização do ritual natural de beleza.

Por exemplo, máscaras de aveia são uma boa solução para a limpeza da pele, já que eliminam células mortas e toxinas, deixando-a respirar melhor. Outra opção é misturar iogurte, leite, mel, amêndoas ou sementes de sésamos triturados. A pessoa pode passar essa combinação no rosto, deixar agir por alguns minutos e depois lavar. Fará uma limpeza profunda, alem de esfoliar a pele de forma natural, deixando-a com aspecto luminoso.

Receitas naturais para a pele

Dos cuidados básicos com a pele, fazem parte:

  • Limpeza

Deve ser feita duas vezes ao dia: a primeira pela manhã e a outra na parte da noite. O iogurte e o morango limpam a pele delicada, enquanto a lavanda acalma.

Sendo assim, prepare um creme com um morango fresco, uma colher de sopa de iogurte natural integral e uma gota de óleo de lavanda. Amasse o morango e misture cerca de uma colher do suco ao iogurte. Acrescente a lavanda e misture bem. Umedeça o rosto com água morna e massageie a pele com esse preparado durante um minuto. Depois enxágue com água morna.

  • Tonificação

Regula o PH da pele, deve ser feita duas vezes ao dia. De manhã deve-se utilizar filtro solar e à noite algum tipo de ácido que estimule a renovação celular.

Prepare uma máscara tonificante utilizando uma clara de um ovo, batida em neve e suco de 1/2 limão. Misture os ingredientes na batedeira durante três minutos e aplique a mistura na face. Deixe o creme agir por 30 minutos e depois lave bem o rosto. Não esqueça de sempre usar protetor solar ao sair na rua para manter sua pele saudável.

Agora que já sabe os benefícios dos produtos naturais, aprenda mais algumas receitas caseiras que podem deixar sua pele ainda mais bonita.

Máscaras naturais hidratantes

  • Para peles oleosas e mistas: 1/2 pepino, um ovo, duas colheres de sopa de leite em pó e um clara de ovo em neve. Bata tudo com cuidado, com uma colher, durante três minutos. Depois aplicar na face e deixe por mais três minutos. Então lave bem para retirar o creme do rosto e, se for sair à rua, aplique protetor solar no rosto.
  • Para peles ressecadas: duas colheres de sopa óleo para bebês e duas colheres de sopa de maionese. Misture os ingredientes, aplique na face e deixe agir por dez minutos. Depois disso é só lavar o rosto.
  • Para peles maduras: este tipo de pele se beneficia dos tratamentos hidratantes e dos óleos essenciais regeneradores. Os óleos essenciais de flor de laranjeira e palma rosa rejuvenescem, enquanto a vitamina E e o extrato de semente de grapefruit servem de conservantes. Aprenda abaixo a fazer um creme utilizando os benefícios desses componentes:

- 1 colher de sopa de cera de abelhas ralada;

- 2 colheres de sopa de óleo de jojoba;

- 1 colher de sopa de óleo de amêndoas;

- 1 colher de sopa de óleo de coco;

- 1 cápsula de 400 IU de óleo de vitamina E;

- 4 colheres de sopa de água de rosas;

- 3 gotas de óleo essencial de palma rosa;

- 3 gotas de extrato de semente de grapefruit.

Sob fogo baixo, aqueça a cera de abelhas e o os óleos de jojoba, de amêndoa e de coco, até que a cera derreta. Retire do fogo e acrescente a vitamina E. Reserve. Sob fogo baixo, aqueça a água de rosas. Espere amornar e, aos poucos, despeje a água de rosas sobre a mistura de óleos, mexendo com o batedor de ovos (ou batedeira, à velocidade mínima), até a mistura esfriar e ficar espessa e macia. Acrescente os óleos essenciais e o extrato de grapefruit. Coloque o creme num vidro e deixe esfriar antes de tampá-lo. Guarde em local fresco e use o creme com moderação. Em seguida, aplique um tônico no rosto.

Esta matéria foi útil para você?

SOBRE O AUTOR

Gabriela Casabona

Médica dermatologista, participou da equipe da primeira temporada do programa "10 Anos Mais Jovem", do SBT. Co-autora do livro Cosmiatria em Dermatologia, mantém consultório em São Paulo e colabora no Ambulatório de Laser da Faculdade de Medicina do ABC, Saiba mais »

contato: grcasabona@uol.com.br
  • e-mail
  • Imprimir
E-mail para receber matérias da Revista

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

NOVAS MATÉRIAS A CADA 15 DIAS