Carregando pagina

Alimentação > Comer Bem

Fome dos olhos comanda o que você come

É possível saciar esta vontade de comer, sem extrapolar na alimentação

 
Imagem: Tookapic, via Pexels

Já parou para pensar como você é atraído pela fome dos olhos? Durante o dia temos muitos momentos que podemos ser fisgados por essa fome, como a exposição em vitrines de comidas; a arrumação no buffet de um restaurante a quilo; os anúncios em revistas, internet, redes sociais; a disposição dos alimentos no supermercado; as promoções dos restaurantes, entre outras.

Olhos comandam todas as fomes de uma pessoa

O estímulo visual é muito explorado pela indústria de alimentos e restaurantes, pois sabem do poder que os olhos têm em comandar as outras fomes. Se você vai a um restaurante, inicia pela apresentação do prato, que encanta os olhos.

Após comer e estar satisfeito vem a famosa sobremesa. Nessa hora, a fome que vem do estômago pode lhe dizer que você já está saciado, enquanto a fome das células tende a sinalizar que seu corpo está bem nutrido. No entanto, ao começar a ler as opções de doces e imaginar como são, você nem pensa muito e logo já escolhe um para consumir, já que sua boca começou a salivar.

Estudos apontam que a fome dos olhos é quem comanda o quanto comemos e decide se será meio pedaço ou um inteiro, por exemplo, de acordo com o Brian Wansink, autor de Mindless Eating. Pesquisas deste tipo também já sinalizaram como o tamanho do prato influencia na quantidade de comida a ser ingerida: quanto maior, mais comemos. Significa que as calorias também acompanham o tamanho do prato, sem nem ao menos percebermos. Isso vale, ainda, para os casos de pacotes de salgadinhos ou pipocas.

+ Você está se punindo com a comida?

Fome dos olhos é acionada pela beleza dos pratos

Essa fome é satisfeita pela beleza, a mistura das cores e formas, a apresentação do prato. É interessante notar o que lhe atrai ao olhar para um alimento, pois é algo que pode variar para cada um."É interessante notar o que lhe atrai ao olhar para um alimento, pois é algo que pode variar para cada um."

A culinária japonesa é especialista em atrair a fome dos olhos. As criações e as apresentações dos pratos são lindas, exploram muito as cores, formas e texturas dos alimentos. Mesmo quem não gosta da comida é atraído por ela, pelos olhos. De modo geral, os chefs de cozinha exploram muito a apresentação do prato ao servi-los em um restaurante. Assim, boa parte do trabalho é recompensado.

+ Você tem fome de quê?

Como nutrir a fome dos olhos, sem extrapolar na comida?

Note, durante seu dia, as vezes que come sem prestar muita atenção e nem olha direito para o que está comendo. Como está nutrindo a fome dos olhos?

Ao observar o que irá comer e olhar realmente para a comida, você se conecta e isso já nutre sua fome dos olhos, sem que precise ingerir, necessariamente, algum alimento."Ao observar o que irá comer e olhar realmente para a comida, você se conecta e isso já nutre sua fome dos olhos, sem que precise ingerir, necessariamente, algum alimento."

Essa prática também pode ser percebida para tudo o que está fazendo, durante o trabalho, em casa com os filhos, ao ler um livro, olhar uma planta, se está presente e conectado com o que estiver fazendo... Tudo isso, por si só, já lhe alimenta.

Como os olhos gostam de beleza, nutra-os com outras coisas além da comida, como olhar uma árvore, uma flor, uma vista, observar uma obra de arte, um livro de fotografias. Experimente como é para você abrir este olhar nutritivo.

+ Não faça dieta, mude sua relação com a comida

Experimente saciar a fome dos olhos enquanto come

Ao iniciar uma refeição, pare por uns instantes e observe as cores, as formas, as texturas, assim como está a distribuição dos alimentos no prato. Note a comida que está prestes a comer e se pergunte: o que a fome dos olhos mais gosta?

Observe também nas revistas, livros de receitas, propagandas na TV e redes sociais. Como é sua reação ao ver as fotos maravilhosas que são tiradas? Isso atrai sua fome dos olhos? Como você a percebe?

Sensibilize sua percepção sobre a fome dos olhos. Esteja ciente de como ela lhe atrai e influencia para comer. Isso lhe ajudará a estar presente nesta fome e escolher o caminho que quer seguir: se é comer ou foi apenas uma atração dos olhos. Se optar por comer, desfrute com atenção plena, praticando o Mindful Eating.

Bom apetite!

+ SOBRE MINDFUL EATING

O que sua fome revela?

Treine a mente para alimentar o corpo
Problemas emocionais afetam sua fome

6 passos para se livrar de dieta para emagrecer

Esta matéria foi útil para você?

SOBRE O AUTOR

Luiza Camargo Mendes

Nutricionista, instrutora de Mindfulness, praticante de Meditação e Yoga, que encontrou no Mindful Eating um grande significado para sua atuação. Instagram: @luiza_camargo_mendes | Facebook: luizacamargomendes Saiba mais »

contato: contato@luizacamargo.com.br
  • e-mail
  • Imprimir
E-mail para receber matérias da Revista

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

NOVAS MATÉRIAS A CADA 15 DIAS