Carregando pagina

Futuro > Previsões e Tendências

Filme "Bingo" e Eclipse: uso de talentos e autossabotagem

História reflete tendências astrológicas que viveremos até fevereiro de 2018

 
Imagem: Divulgação

"Bingo, o Rei das Manhãs", filme de Daniel Rezende, estrelado por Vladimir Brichta, estreou logo após a última lunação e eclipse em Leão, de 21 de agosto de 2017. E a obra, de uma forma impressionante, espelhou o Mapa Astral do fenômeno, cujos efeitos se estenderão por seis meses, ou seja, até fevereiro de 2018.

Acompanhe, abaixo, a análise de "Bingo", que faz um paralelo com o Mapa do eclipse. Saiba, também, quais lições e questionamentos o filme e o Eclipse podem trazer para todos nós para os próximos seis meses! O uso de talentos que leva ao sucesso, mas também questões como perda de limites a partir do escapismo com drogas, assim como a recusa em ser adulto (sombra de Leão), fazem parte das reflexões que o filme provoca.

Temáticas do eclipse de 21 de agosto de 2017

Antes, alguns significados prévios ligados ao Mapa da última lunação, para acompanhar o artigo.

  • Ascendente em Capricórnio - traz temáticas ligadas à carreira e sucesso, mas também persistência, esforço e senso de realidade.

  • Leão - signo onde ocorreu a Lua nova, tem correlação com a vida artística e também com busca por destaque, uso dos talentos e reconhecimento. Pertence ao elemento Fogo, com chance de expressar tremenda criatividade e carisma. Mal utilizado, porém, pode levar ao hedonismo e à perda de limites. Representa a eterna criança que quer diversão.

  • Casa 8 - setor do Mapa ligado a crises, perdas, morte, assuntos de sexualidade. Mas com potencial para grandes ganhos e renascimento.

  • Vênus em Câncer - posicionamento que expressa carinho, afeto e fortes ligações emocionais. Contudo, no Mapa de lunação, também quadra Urano, simbolizando o potencial para separações e/ou diferenças nas relações, além de turbulências. Pode indicar, igualmente, novas dinâmicas nas relações.

Inspiração em história real

"Bingo, o Rei das Manhãs" foi inspirado no ator (hoje pastor) Arlindo Barreto, um dos intérpretes de Bozo, um dos ícones dos anos 80, tempo em que a TV e a vida estavam longe de serem politicamente corretas. A televisão era escrachada, exagerada e sem limites - e o palhaço "Bingo" era fruto daquela estética e visão de mundo.

Vladimir Brichta, na pele de Augusto Mendes/Bingo, mostra todo o seu talento, lembrando a performance arrasadora que Matthew McConaughey teve em "Clube de Compra de Dallas", pelo qual o americano merecidamente levou o Oscar, interpretando, assim como o ator brasileiro, um personagem arrojado e louco, "fora da caixinha".

O Augusto de Vladimir faz com que acompanhemos a história do início ao fim com os olhos fincados no personagem. No começo do filme, o personagem é um ator de pornochanchada (Casa 8, ligada ao sexo), filho de uma grande diva (Leão) que anda passando por uma dificuldade profissional (Casa 8, crises). É também um pai carinhoso (Vênus em Câncer), sendo que a ex-mulher e mãe de seu filho, uma conhecida atriz de novelas (Leão), não lhe guarda grande simpatia (Vênus/Urano, expressando rupturas). Fora a fama no universo erótico, o ator não tem grande sucesso e não consegue ingressar em outro segmento.

Atenção: embora o artigo não revele o enredo todo do filme, deixará algumas pistas. Então, se prefere não saber nada sobre a obra antes de assisti-la, sugiro que leia o artigo depois.

Filme reflete o que viveremos até 2018: autoconfiança para resolver problemas

A grande chance do personagem Augusto Mendes, contudo, acontece quando estão fazendo a seleção para interpretar "Bingo", palhaço apresentador que é sucesso em vários países. A condição para ser Bingo é apenas uma, e que vai se mostrar bem pesada depois: que a identidade do ator nunca seja revelada. Em um sistema capitalista predatório e maquiavelicamente perfeito, o palhaço é feito para ser substituído sempre que o ator que der vida a ele "tiver algum defeito". O programa serve para dar (muito) dinheiro, mas não qualquer prestígio ou reconhecimento ao seu anônimo intérprete, que será sempre descartável/secundário.

Quantas vezes as pessoas não se sentem assim, substituíveis em suas funções/empregos? Mas há também que se pontuar o quanto muitos deixam de colocar seu brilho e criatividade no que fazem, agindo de forma mecânica e sem vida, já que estamos falando de um filme que trata destas questões leoninas, como presença/apatia, sucesso/ocaso, confiança/arrogância. Colocar brilho no que se faz é algo de Leão."Colocar brilho no que se faz é algo de Leão."

+ Você está pronto para brilhar na carreira?

Sem mais nada a perder (algo ligado à Casa 8), Augusto, ao ver vários atores sendo descartados pelo exigente produtor (o Ascendente em Capricórnio do Mapa de lunação, que também se reflete na diretora a princípio "fechadona"), começa a tirar sarro do gringo na sua vez de fazer o teste, arrancando gargalhadas da plateia. O produtor não entende uma única palavra em português, mas compreende que, finalmente, encontrou seu Bingo!

Mas quem disse que, a partir disso, a vida de Augusto iria ser fácil, se nunca foi? Tão logo encarna o palhaço, começam os problemas: um roteiro importado e "engessado", que gera dificuldade de comunicação com a plateia, o produtor gringo e a diretora inflexíveis em tentar aplicar a fórmula que deu certo em vários países e um ator ainda bem pouco à vontade em ser um palhaço. Tudo está preparado para dar errado e Augusto ser trocado por outro ator. Mas aí é que vem a garra de quem não tem nada a perder e possui um bocado de ousadia e autoconfiança, o lado positivo de Sol, Lua e Marte em Leão e da Casa 8!

Em ressonância com o eclipse, a tripla conjunção envolvendo Sol, Lua e Marte no Mapa deste fenômeno pede, nos próximos seis meses, que tenhamos autoconfiança, apesar dos desafios e dificuldades (Casa 8 e Ascendente em Capricórnio).

Bingo mostra importância da humildade para se esforçar e aprender

A primeira sacada que Augusto teve (e que foi também verdadeira para o ator Arlindo Barreto) é quando humildemente o personagem vai com o filho a um circo e pede para fazer estágio com o palhaço do lugar. Ou seja, ele vai lá se esforçar para aprender seu ofício, e quando o treinamento finalmente termina, é outro.

Neste ponto vemos o laborioso e profissional Ascendente em Capricórnio em ação. Este signo é regido por Saturno, ligado ao aprendizado e esforço, que todos nós temos que fazer se quisermos ser bons nos nossos ofícios. Pena que, ao longo do filme, Augusto irá perder justamente este que tinha sido um de seus melhores referenciais (de não se descolar da realidade) junto com o arrojo de Leão, que é sua marca registrada.

Bingo levanta reflexão: o que fazemos quando algo ou alguém tenta nos limitar?

Depois de se ver metido em um beco sem saída, já que o programa não está funcionando, Augusto, que agora sabe como dar vida a um palhaço, pede uma chance para a diretora para improvisar. A durona Lúcia (Leandra Leal) concede, mas diz que não se responsabilizará, que será por conta e risco dele. Era tudo o que Augusto precisava! É nesta hora que o louco e carismático personagem começa a "botar para quebrar" e a imprimir o seu estilo pessoal (Leão) no pausterizado programa, muitas vezes resvalando para o politicamente incorreto (Leão corre alguns riscos), como era muito comum na década de 80. É quando o palhaço Bingo e seu programa começam a decolar!

Crenças nocivas limitam sua capacidade de realização

Crenças nocivas limitam sua capacidade de realização
Aprenda a identificar e mudar pensamentos e comportamentos repetitivos

Pergunta: quantas vezes você não sentiu que podia fazer algo melhor, mas estava sempre lidando com algo ou alguém que lhe cerceava, colocava medo, criticava e limitava sua criatividade? Nestas horas, você fez/faz o que? Lutar contra o sistema não é algo fácil. Augusto precisa frequentemente saber levar quem está acima dele (no caso dele, não sem soltar alguns pequenos desaforos), mas também tentar encontrar uma brecha para seguir aquilo que acredita ser mais adequado, necessitando, para isto, convencer a séria e religiosa diretora, o que ele de fato consegue.

Mapa do Eclipse e Bingo: hora de desfrutar do sucesso

Depois de fazer o palhaço funcionar, o intérprete de Bingo passa a usar a sua ambição para tentar alavancar o índice de audiência. Isto aparece no Mapa do Eclipse como o ambicioso Ascendente em Capricórnio e o Sol e a Lua em Leão na também ambiciosa Casa 8 (Casa do dinheiro grande, heranças), que ainda fazem conjunção com um Marte cheio de energia e iniciativa (e de energia sexual, algo muito evidente também no personagem). Ele tem tino e todos os seus talentos (Leão) estão em uso. Até mesmo talentos que ele desconhecia. É o uso de seus melhores potenciais.

E você, como anda a sua criatividade e autoconfiança? Será que está tocando os seus projetos e acreditando neles e em si mesmo? Conhece seus talentos? Sabe se incentivar e se colocar para cima? No filme, o melhor de Augusto ocorre quando ele une Capricórnio e Leão, dois signos aparentemente incompatíveis entre si."No filme, o melhor de Augusto ocorre quando ele une Capricórnio e Leão, dois signos aparentemente incompatíveis entre si."

Um cuida da realidade e do esforço (Capricórnio) e o outro usa a criatividade (Leão). A síntese dos dois resulta no pleno uso das capacidades. Naquele ponto, o céu era o limite para que, quem sabe, um dia Augusto tivesse uma carreira longeva na televisão, mesmo diante do desafio de não ter qualquer reconhecimento como Bingo.

+ Signo de Capricórnio é o mais capaz de realizar coisas difíceis

+ Signo de Leão: brilho e generosidade

Excessos e confiança exagerada: o início da derrocada

Depois de usar sua garra, inteligência e criatividade, um dia Augusto consegue bater a concorrente número um, que no passado lhe preteriu e que também colocou a sua mãe na geladeira dos talentos sem uso. É a hora da vingança, da virada e do renascimento, algo ligado à Casa 8: nascer e/ou renascer das cinzas!

O problema é que é neste ponto um Augusto sem limites passa a realmente abusar, algo ligado à confiança exagerada dos signos do elemento Fogo, tão criativo, mas que, por vezes, pode ficar sem limites. Principalmente se drogas e orgias passarem a entrar e fazer parte do dia a dia, como ocorre com o personagem. É o lado sombrio - e inesperado - do palhaço (é notável, aliás, como muitos comediantes têm um "lado B", de depressão, mau humor ou excesso de seriedade). Apresentando um programa de entretenimento, ele passa a achar que a vida é uma intensa e eterna brincadeira, a sombra de Leão. Este tipo de engano é extremamente comum no meio artístico, tão repleto de honrarias e aplausos, quanto de tentações e armadilhas infinitas.

+ Significados dos 4 Elementos astrológicos

É ali que Augusto começa a seriamente se perder e também a se dar conta do labirinto em que se meteu: faz muito sucesso, tem dinheiro para realizar seus desejos, mas continua a não ter um nome. Está tão no anonimato quanto antes de Bingo. Ganha dinheiro sob a capa de um palhaço, mas não tem uma identidade e pode ser demitido se desagradar. Brichta concedeu uma entrevista sobre o quanto a profissão de ator é entrelaçada com ser visto e notado, sendo impossível exercer o ofício anonimamente.

Por outro lado, é bom lembrar, igualmente, que a fama é algo que pode acontecer em um minuto e acabar no seguinte. Atores que fizeram um sucesso incrível no passado podem desaparecer quando deixam de ser moda. É aqui que o lado estudioso e pé no chão de Capricórnio pode fazer toda a diferença. A capacidade para se reinventar, algo ligado à profunda Casa 8, também parece ser vital. É assim que nomes como Clint Eastwood conseguem durar, pois o ator se reinventou como diretor, por exemplo.

Casa 8: do fundo do poço ao contato com coisas essenciais

O personagem de Britcha mergulha em uma grande crise. A crise, típica da Casa 8, ocorre quando examinamos profundamente algo e constatamos problemas. Após isto, passaremos a ter três alternativas: tentar consertar, mudar ou então jogar tudo para debaixo do tapete até uma nova crise sobrevir.

Sexualidade na Astrologia: um portal para a espiritualidade

Sexualidade na Astrologia: um portal para a espiritualidade
Casa 8 mostra como emoções e energias têm ligação com sexo

Bingo se tornou um incrível sucesso, mas ninguém sabe quem ele é. Sequer seu filho pode falar sobre isto na escola. Aliás, este é um outro ponto alto do filme: o quanto o sucesso tira Augusto do prumo e faz com que um outrora pai carinhoso e presente (Vênus em Câncer) negligencie seu filho, em uma relação que antes era tão próxima. Isto se reflete no aspecto de Vênus/Urano do Mapa do Eclipse, que tem potencial para desencadear rupturas e afastamentos (ou, no seu lado positivo, boas mudanças). A relação com o filho se afasta e se deteriora, pois Augusto está onipresente na TV, mas ausente na vida do menino.

Sucesso (Leão) versus relações pessoais, conjugais e familiares (Vênus em Câncer). Estas últimas frequentemente prejudicadas na euforia do rolo compressor da fama (Leão negativo), do brilho de coisas que afagam o ego (sombra de Leão), mas que não podem substituir o que é realmente essencial. E relações próximas e familiares não são substituíveis, com ausências podendo causar grandes danos nelas.

A Casa 8 nos mostra o que é realmente essencial. Todos nós precisamos tomar cuidado para não nos perdemos do que é realmente importante e nos dá vida. Nela se situa o que é irrecuperável, o que vamos lamentar se perdermos, como o tempo de convivência com um ente querido ou um pedido de reconciliação que deveria ter sido feito antes de alguém partir."A Casa 8 nos mostra o que é realmente essencial. Todos nós precisamos tomar cuidado para não nos perdemos do que é realmente importante e nos dá vida. Nela se situa o que é irrecuperável, o que vamos lamentar se perdermos, como o tempo de convivência com um ente querido ou um pedido de reconciliação que deveria ter sido feito antes de alguém partir."

Ou qualquer coisa que percebamos como tendo sido essencial, mas a qual não demos o devido valor (não raro, nós mesmos).

Além disso, na hora em que Augusto tem uma perda (Casa 8), não são as moças e os amigos de farra que estão lá no enterro, e sim a diretora durona, mas que, no fundo, responde muito ao arquétipo de Vênus em Câncer, já que é com ela que Augusto mantém uma das relações mais próximas. Despida do seu papel profissional (Ascendente em Capricórnio), ela é uma moça de família, conservadora e ajuizada, o oposto de Augusto, em uma expressão do aspecto Vênus/Urano, que muitas vezes une pessoas muito diferentes entre si. Mas é com ela que ele interage muitas vezes, com um alterando pontos de vista do outro, no que é uma das trocas mais ricas do filme. Augusto impacta Lúcia com muitas coisas que ele fala, e ela, no final, vai impactar bastante Augusto, na verdade na hora em que ele mais precisar. Ela será também sua salvação.

Há, enfim, muitos "Augustos" por aí, e muitos sequer têm o sucesso ou o dinheiro que ele teve no auge do sucesso, mas que, como ele, estão perdidos nos prazeres paliativos, o excesso de Leão.

Bingo e o Eclipse ensinam: a conta dos seus excessos sempre chega

A conta dos excessos, contudo, sempre chega, em ressonância com o realista Ascendente em Capricórnio no Mapa de lunação. Este é um apelo muito claro em nossa vida: nos próximos meses, devemos focar no que importa, ter seriedade com o que precisa ser feito, além de empenho e persistência."Este é um apelo muito claro em nossa vida: nos próximos meses, devemos focar no que importa, ter seriedade com o que precisa ser feito, além de empenho e persistência."

O Mapa do Eclipse traz o desafio de não nos perdermos de nossos afetos e vida pessoal (Vênus em Câncer e Sol/Lua/Marte em Leão), mas também dos objetivos (Ascendente em Capricórnio) e do uso de nossos talentos (Leão).

Quanto a Leão, que é o centro da lunação, se você não acreditar em si mesmo, a pergunta que fica é: quem irá? Você está esperando que alguém lhe dê crédito e acredite em você? Pode acontecer, mas pode nunca ocorrer, e esta é uma das lições positivas de Augusto. Afinal, ele foi contra todas as evidências, já que estava longe de ser aprovado socialmente, acreditando em si mesmo quando bancou Bingo e lutou pelo personagem e pelo programa. Seu problema, contudo, não foi de fato "chegar lá" (embora tenha demorado para isto acontecer), e sim se manter, pois drogas costumam ser péssimas companhias. Que o digam Amy Whinehouse, Whitney Houston e outros tantos artistas, cujas vidas foram ceifadas por elas.

+ 3 passos para resgatar a relação mais importante da sua vida

Depois da euforia megalomaníaca que as drogas provocam, chega a hora em que, para não morrer (tema da Casa 8) e para se curar (também Casa 8), o indivíduo tem de se colocar nu em suas fragilidades, vulnerabilidades e aprender a se refazer, o que vai significar romper totalmente com o antigo mundo para adotar novos valores. Grandes transformações, de qualquer tipo, são assuntos da Casa 8.

Lições e perguntas do Eclipse e do filme

  • Quais você acha que poderão ser as suas lições dos próximos meses?

  • O que há de interessante para descobrir a seu próprio respeito, seja de potenciais ainda não usados ou processos de autossabotagem?

  • Onde suas crises estão querendo levar você ou como querem lhe ensinar?

  • O que você considera essencial focar nos próximos 6 meses?

São bons questionamentos que o último Eclipse (que foi um enorme sucesso em terras americanas!) poderá ensejar.

Bingo: um grande filme brasileiro

Bingo, o Rei das Manhãs", chama a atenção por ser bem-humorado, falar de sucesso comercial, esperteza, mas também de relações familiares, tristezas e desvios e renascimento. Por isto, é tão interessante! Além de ter revelado um grande ator, que deu sentido ao controvertido, criativo, mas frágil e humano Augusto do início ao fim.

Para continuar refletindo sobre o tema

No vídeo abaixo, Vanessa Tuleski, astróloga e autora do artigo, fala sobre o eclipse de 21 de agosto de 2017, que terá efeitos por mais seis meses. Confira!

+ SOBRE ASTROLOGIA

Eclipse pode trazer incertezas

Lua no Mapa Astral: o que nutre a sua alma?
Astrologia: quem sou eu no mundo?

Astrologia sugere qual é a sua fantasia sexual

Esta matéria foi útil para você?

SOBRE O AUTOR

Vanessa Tuleski

Vanessa Tuleski mora no RJ e dá consultas astrológica-terapêuticas pessoalmente ou à distância, focando no que o céu tem a dizer, mas também no que o livre arbítrio pode fazer. Saiba mais »

  • e-mail
  • Imprimir
E-mail para receber matérias da Revista

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

NOVAS MATÉRIAS A CADA 15 DIAS