Carregando pagina

Beleza > Estética

Cremes caseiros para todas as partes do corpo

Aprenda a preparar receitas simples que rejuvenescem e hidratam a pele

 

Quem não gostaria de ter sempre uma pele saudável e jovem? Certos cuidados básicos podem contribuir neste processo. A boa notícia é que isso pode ser feito de uma maneira barata e por meio de produtos simples, que você pode fazer em casa.

Para quem pretende manter a pele sempre jovem, o ideal é investir em produtos à base de retinol, colágeno e elastina, que dão sustentação à pele, amenizando rugas, linhas de expressão e demais sinais de envelhecimento. Os ácidos também são muito bem vindos após os 30 anos de idade, por conta do seu efeito antioxidante.

Para manter a cútis longe dos efeitos do tempo, experimente preparar um creme caseiro, misturando uma colher de chá de creme de retinol, Bepantol, Vitamina A e Vitamina E. Esses produtos podem ser encontrados em farmácias, em formato de ampolas ou de creme em tubo. Antes de dormir, lave bem o rosto e cubra o local com a mistura. Use o produto pelo menos uma vez por semana.

Outra saída é usar uma máscara de açaí, que proporciona hidratação, revitalização e remoção das impurezas da pele, deixando-a luminosa e jovial, já que as propriedades do açaí neutralizam os efeitos dos radicais livres. Outras frutas também potencializam a ação da máscara de açaí e melhoram ainda mais o aspecto geral da pele. O abacate, por exemplo, é rico em óleos naturais que renova, principalmente, as peles secas. Já o morango é fonte de vitamina C e tem ação desintoxicante. O mel também enriquece as máscaras caseiras, por sua capacidade de dar brilho e controlar a oleosidade da pele.

Para preparar uma máscara facial com esses ingredientes, pegue uma poupa de açaí, uma colher de sopa de abacate, um morango médio e uma colher sopa de mel. Amasse o açaí, o abacate e o morango com um garfo. Depois acrescente o mel. Misture tudo e passe camadas generosas da mistura no rosto. Depois, deixe agir por 20 minutos e retire a máscara com água fria. Use o produto duas vezes ao mês.

Mãos e olhos saudáveis

Para hidratar a área dos olhos, pingue umas gotas de azeite de oliva na região e depois coloque um disco de algodão por cima, embebido em chá gelado de camomila. Deixe agir por cinco minutos e enxague com água.

Se suas mãos estão ásperas, mergulhe-as em um pouco de azeite e deixe-as assim por aproximadamente três minutos. Depois disso, envolva-as com luvas ou saco plástico durante seis horas, de preferência à noite, para não atrapalhar suas tarefas. Outra receita simples é fazer uma mistura com: 30g de óleo de linhaça, 15g de glicerina, 10g de lanolina e 10 gotas da essência de sua preferência. Misture tudo e passe nas mãos ou nos pés antes de deitar. Deixe a mistura agir até o dia seguinte, você vai perceber que sua pele ficará mais macia e viscosa.

Cremes no combate à celulite

Se a ideia é combater as celulites, melhore a circulação do sangue na região desejada. Experimente preparar um creme com: 6 colheres de sopa de argila verde, 4 colheres de sopa do creme para celulite de sua preferência (pode ser comprado em farmácias ou casas especializadas) e 10 colheres de sopa de água morna. Misture tudo e aplique nas regiões onde as celulites estão mais concentradas. Depois envolva com a pele com papel filme e deixe o creme agir por 30 minutos. Retire a mistura com água fria e repita o ritual uma vez por semana.

Mas vale lembrar que sempre é indicada uma visita ao seu dermatologista de confiança. É papel deste profissional orientar sobre as receitas caseiras mais indicadas para sua pele e seu objetivo.

Esta matéria foi útil para você?

SOBRE O AUTOR

Gabriela Casabona

Médica dermatologista, participou da equipe da primeira temporada do programa "10 Anos Mais Jovem", do SBT. Co-autora do livro Cosmiatria em Dermatologia, mantém consultório em São Paulo e colabora no Ambulatório de Laser da Faculdade de Medicina do ABC, Saiba mais »

contato: grcasabona@uol.com.br
  • e-mail
  • Imprimir
E-mail para receber matérias da Revista

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

NOVAS MATÉRIAS A CADA 15 DIAS