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Saúde e Alimentação

Yoga alivia rigidez articular

Feitas em casa, posturas de yoga dão mais movimento à terceira idade

Por: Rosine Mello

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Devido a desidratação natural do corpo, que ocorre com o passar dos anos, nossas articulações vão ficando "secas". Como qualquer máquina que sofre quando as engrenagens já não funcionam tão bem e começam a ranger, as articulações do corpo humano também ficam desgastadas, pois a produção do líquido sinovial (encarregado de lubrificar as articulações) já não é a mesma.

O Yoga pode ajudar nesse sentido, mantendo a amplitude dos movimentos ou ajudando a recuperá-los. É possível fazer séries de asanas (posturas físicas) sem sair de casa, utilizando materiais simples como cadeira e cobertor. Mas vale lembrar que é um trabalho que requer muita força de vontade, já que no início pode haver alguma dor.

A partir de agora você poderá conferir uma série de artigos sobre yoga voltado para a terceira idade. A ideia é ensinar asanas práticos que podem ser feitos em qualquer lugar, para aumentar a qualidade de vida dessas pessoas. Mas antes de começar a realizar a prática em casa, consulte seu médico, converse com ele e escute a sua opinião sobre esse trabalho corporal.

Dicas para uma boa prática de asanas

  • 1Faça sua prática de estômago vazio
  • 2Use roupas que permitam o movimento, as de malha são ideais
  • 3Escolha um horário. Pela manhã naturalmente somos mais rígidos, enquanto à tarde temos mais flexibilidade
  • 4O solo onde você vai praticar deve ser estável e sem desníveis
  • 5No início, pratique somente durante 40 minutos
  • 6O local da prática deve ser limpo e arejado

Materiais para trabalhar as principais articulações do corpo

Materiais para trabalhar as principais articulações do corpo
Pegue qualquer cadeira que você tenha em casa, desde que seja forte e estável. Separe dois blocos, que podem ser feitos com livros ou tijolos, e que tenham o mesmo tamanho entre si. Além disso, separe dois cintos.
Materiais para trabalhar as principais articulações do corpo
Separe duas manta ou dois cobertores.
Materiais para trabalhar as principais articulações do corpo
Antes de começar, dobre os cobertores da seguinte forma: primeiro ao meio, depois mais uma vez ao meio, outra vez ao meio e, de novo, ao meio

Depois disso, deixe a cadeira, os cintos e os blocos por perto. Confira nas próximas páginas como iniciar a série de asanas.

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