Tahiana Ferraço
Por Tahiana FerraçoLeia em 3 min.06/01/2014 

Ylang Ylang é afrodisíaco

Óleo essencial também beneficia saúde e deixa pele e cabelos mais bonitos

Ylang Ylang é afrodisíaco

A árvore de Ylang Ylang, originária da Indonésia e também encontrada nas Filipinas e em Madagascar, possui flores amarelas muito perfumadas e delas é extraído, pelo processo de destilação à vapor, o óleo essencial de Ylang Ylang, 4 gotas de óleo essencial de Tangerina e 3 gotas de óleo essencial de Patchouli.

Por ser considerada afrodisíaca, na Indonésia, as flores de Ylang Ylang são espalhadas até hoje sobre a cama dos noivos na noite de núpcias, com o intuito de intensificar a união do casal e estimular a libido. No entanto, como o óleo também é calmante e relaxante, deve ser usado com moderação para intensificar o clima na cama. Recomenda-se não mais de 3 gotas no aromatizador de ambiente.

óleo de Ylang Ylang também é utilizado para equilibrar as secreções das glândulas sebáceas, o que o torna eficiente nos tratamentos de acne, em pele oleosa e seca. Com seu aroma doce e forte, ele traz a conexão com o amor próprio e a lição de aprender a dar e receber sem esperar retribuição, para que não gere o sentimento de ansiedade e frustração. Além disso, é um poderoso hipotensivo (ajuda a baixar a pressão), ansiolítico (regula o fluxo de adrenalina, relaxando o sistema nervoso) e calmante nos estados de agitação, ira, pânico e medo.

Devido ao seu aroma forte e exótico, não são todas as pessoas que o toleram muito bem. Se for o seu caso, utilize a dosagem de 1 a 2 gotas do óleo no aromatizador de ambientes, diluídas em um pouco de água, a fim de evitar dores de cabeça e náuseas.

Essa flor foi muito utilizada na época vitoriana para tratamentos de cabelo. Se você também gostaria de deixar suas madeixas mais bonitas, basta misturar uma colher de sopa de óleo vegetal de abacate ou argan morno, com 2 gotas de óleo essencial de Ylang Ylang. Depois passe a mistura nos cabelos e deixe agir durante alguns bonitos. Os fios ficarão com mais brilho e vitalidade. No couro cabeludo o Ylang Ylang tem ação tônica, estimulando o crescimento e o aumento do volume dos cabelos.

YLANG YLANG NA PRÁTICA

Confira a seguir algumas sugestões de sinergias para utilizar o óleo de Ylang Ylang no dia a dia ou em ocasiões especiais.

Tahiana Ferraço

Tahiana Ferraço

Aromaterapeuta Clínica. Realiza atendimentos voltados aos tratamentos corporais e emocionais através dos óleos essenciais puros, florais do sistema Saint Germain, massagens aromaterápicas, reflexologia e ervas medicinais.