Melissa Setubal
Por Melissa SetubalLeia em 2 min.18/06/2015 Atualizado em 22/05/2018

Você costuma beliscar entre as refeições?

Dicas de lanchinhos saudáveis para ter mais pique e comer sem culpa

Você costuma beliscar entre as refeições?

Sabe aquela hora entre as refeições que você precisa “beliscar” um docinho ou tomar um café? A cafeína e o açúcar podem causar um efeito gangorra na sua disposição, deixando você ainda mais desanimado cerca de uma hora depois que são consumidos. Sendo assim, experimente consumir alimentos que são fontes de energia estável e vão dar a você o pique extra que precisa para continuar produzindo durante o dia.

Confira abaixo os alimentos que você pode consumir sem culpa.

Crocantes

  • Maçãs.
  • Uvas geladas.
  • Biscoito de arroz integral.
  • Pipoca leve ou natural: use óleo de coco para estourá-la em uma panela tampada, e sal marinho para temperar.
  • Cenouras: em palitos ou as mini cenouras.
  • Vegetais cortados em palito, como cenoura, pepino, pimentão, servidos com molhos como hummus (ou pasta de grão-de-bico) e vinagrete.
  • Mix de nozes, castanhas e sementes.

Doces

  • Fruta fresca inteira.
  • Iogurte orgânico e fruta madura.
  • Maçãs e tahine (creme de gergelim) adoçado com um pouco de mel.
  • Torradas integrais com geleia (prefira as opções sem açúcar ou adoçante).
  • Frozen yogurt: bata sua fruta favorita com iogurte natural orgânico não adoçado e congele.
  • Frutas secas.
  • Mingau de aveia: acrescente um pouco de mel, salpique canela, adicione bananas, aqueça com suco de frutas, etc.
  • Sorvete de fruta: descasque uma banana e congele. Depois bata a fruta em um processador ou mixer de alimentos, com a polpa da sua fruta favorita e sirva.
  • Suco de frutas frescas espremidas: faça o seu próprio suco e experimente diferentes combinações.
  • Vegetais doces: inhames, batatas-doces, abóboras cortadas em pedaços ou palitos. Salpique canela nos alimentos e asse-os.
  • Tâmaras recheadas com nozes.
  • Chocolate meio-amargo orgânico ou de alfarroba.

Salgados

  • Azeitonas.
  • Sardinhas.
  • Vegetais cozidos com shoyu orgânico (molho de soja).
  • Uma pequena porção de queijo orgânico.

Cremosos

  • Vitaminas feitas com frutas, castanhas e sementes, folhas verdes.
  • Iogurte orgânico.
  • Molhos e pastas, como hummus e baba ghanoush.
  • Sopas.
  • Cremes feitos com abacate ou bananas amassadas.
  • Purê de batata-doce, abóbora ou inhame.
  • Leite de coco.
Melissa Setubal

Melissa Setubal

Profissional pioneira em Saúde Integrativa no Brasil, criou sistemas que apoiam mulheres que sofrem com sintomas do ciclo menstrual e com sua imagem no espelho. Atua como coach de saúde, com atendimentos individuais e em grupo.