Carregando pagina

Saúde

Substitua doce por opções saudáveis

Aprenda a fazer sobremesas menos calóricas e que regulam o apetite

 

Está com vontade de comer doces? Ao invés de cair de boca no brigadeiro e outras delícias calóricas, uma boa opção é substituí-las por sobremesas quentinhas, feitas com frutas. Além de terem menos calorias e serem ricas em vitaminas e minerais, as frutas, como a banana nanica, por exemplo, também contêm substâncias que podem elevar a serotonina, neurotransmissor capaz de regular o apetite.

O fato da sobremesa ser quente também potencializa o seu sabor. Captamos a liberação dos aromas através do nosso olfato e podemos ter belas apresentações, ou seja, ficamos satisfeitos por completo: visão, olfato, paladar e saúde!

Sobremesas saudáveis substituem os doces

  • Experimente colocar uma banana nanica descascada com uma pitada de canela e dois quadradinhos de chocolate (preferir o do tipo meio amargo que contém maior quantidade de antioxidantes, protetores da saúde e do envelhecimento precoce). Depois disso, coloque no microondas por um minuto para deixar a banana cozinhar e o chocolate derreter. É muito fácil de fazer!
  • Outra boa sugestão é cozinhar as frutas - experimente abacaxi, banana, maçã, pêra, etc. O segredo está em colocar pouca água em uma panela pequena (o suficiente para cobrir uma porção), com umas gotinhas de limão, e uma pitada de canela e cravo. Se precisar, acrescente um pouco de açúcar ou adoçante (mas vale experimentar somente com o sabor da fruta!). Esta fruta cozida pode ganhar uma versão mais elaborada e rica nos antioxidantes, se você acrescentar uma colher de café de cacau em pó bem concentrado e sem açúcar. Fica delicioso!
  • Uma versão para os amantes do chocolate é preparar um pudim light sabor chocolate (daqueles de caixinha), usando leite desnatado. Depois de pronto, sirva ainda quente e coloque a delícia em tigelas bonitas, em porções individuais. O pudim também pode ser servido com morangos, uvas, banana em rodelas, maçã em cubinhos. A sobremesa ficará parecida com um "fondue" light.
  • Uma versão clássica é acrescentar uma xícara pequena (de café) de vinho tinto para cozinhar a pêra. Mas antes lembre-se de esquentar o vinho para evaporar o álcool.
  • Ainda sugiro frutas cortadas bem fininhas, tipo "carpaccio". Experimente diversas opções, como abacaxi, manga, etc. Também vale acrescentar raspas de limão, fica refrescante e delicioso. Você ainda pode experimentar colocar pitada de canela na salada de frutas, pimenta rosa na manga ou no abacaxi, além de folhas de hortelã.

Lanche da tarde

Para muita gente a vontade de comer doce pode ficar mais forte à tarde. Se isso acontece com você, sugiro experimentar iogurte desnatado com uma colher de sopa de uma boa geléia, que pode ser normal ou light, e meia fruta picada, como banana ou maçã (para dar um efeito crocante). Também vale acrescentar frutas vermelhas, como morangos e mirtilos.

Outra ideia para o lanche da tarde é ingerir um bom pão integral com queijo cottage e um pouco de geléia, que pode ser normal ou light. A combinação fica parecendo um "cheesecake" e é deliciosa quando acompanhada de uma boa xícara de chá.

O que está por trás da vontade de comer doce

Se a vontade de comer doce lhe acompanha sempre, vale verificar se sua alimentação está adequada, pois carência de vitaminas pode gerar fome e necessidade de ingerir açúcar. Lembrando também que o açúcar em excesso pode diminuir a absorção de vitaminas do complexo B, que em falta geram depressão e desânimo, entre outros sintomas.

Por último, fique atento como estão os prazeres da sua vida. Cante, dance, pinte e borde. Não faça do doce o único prazer de seu cotidiano.

Esta matéria foi útil para você?

SOBRE O AUTOR

Amanda Regina

Nutricionista especialista em "Personal Diet" e Nutrição ampliada pela Antroposofia. Atua em consultório, escolas e ensinando pessoas a cozinhar de uma maneira mais saudável. Saiba mais »

contato: amandasregina@gmail.com
  • e-mail
  • Imprimir
E-mail para receber matérias da Revista

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

NOVAS MATÉRIAS A CADA 15 DIAS