Carregando pagina

Amor > Relacionamento

Seu relacionamento tem futuro?

Trânsito de Saturno em Escorpião testará consistência das relações

 

A passagem de Saturno pelo signo de Libra (2010/2012) mexeu com o principal assunto regido por este signo: os relacionamentos. Relações inconsistentes e em desequilíbrio foram afetadas por este trânsito, de maneira que ou se encontrou uma solução ou não puderam sobreviver. Os reflexos disso apareceram claramente em 2012, quando dezenas de casais famosos se separaram. Engana-se, porém, quem pensa que a faxina terminou. Ela continuará a pleno vapor com Saturno em Escorpião!

Kristen e Pattinson: traição e humilhação

Convivendo lado a lado, mesmo sendo tão diferentes, Libra e Escorpião estão profundamente interligados. Um episódio recente mostrou isto, já nas proximidades do ingresso de Saturno em Escorpião: o escândalo envolvendo o relacionamento de Kristen Stewart e Robert Pattison. O casal era o retrato acabado da perfeição libriana: jovens, bonitos, bem sucedidos e apaixonados um pelo outro dentro e fora das telas. De repente, para perplexidade de todos, especialmente dos admiradores da série Crespúsculo, Kristen aparece em uma foto aos beijos com um diretor casado. Como assim, a mocinha de Crespúsculo traindo o namorado galã? A ruína do conto de fadas provocou uma montanha de notícias e comentários.

Após um acontecimento com conotação fortemente escorpiana, Pattison também teve reações condizentes com este signo: se isolou, obteve uma involuntária evidência pessoal e profissional no papel de herói traído e, na primeira entrevista após o episódio, evitou comentá-lo, mostrando-se superior ao ocorrido. Mas acabou dando uma chance à namorada, depois de terem sido divulgadas várias notícias de que Kristen teria tentado entrar desesperadamente em contato e pedido perdão. No entanto, ninguém sabe o que isto custou a ele e como o casal estará depois de algo tão forte quanto uma traição, e ainda por cima pública.

Neste acontecimento, há vários ingredientes escorpianos: traição, revelação, surpresa, escândalo, intensidade, dor, humilhação, arrependimentos e retornos. Como o universo dos famosos é uma espécie de vitrine do que está acontecendo no restante do mundo, é possível que muitas pessoas, celebridades ou não, venham a passar, nos próximos dois anos, por coisas semelhantes ao que o jovem casal experimentou. Ou seja, parece que a estranha onda de divórcios, que assolou 2012, vai continuar, mas também o surgimento de novos casais, de novas paixões, de novas histórias. Morte e renascimento, bem ao gosto de Escorpião.

Na saúde e na doença

A ligação entre Libra e Escorpião também aparece na instituição casamento, que é libriana, e que contém as duas facetas deste signo, a do romantismo e expectativa de coisas boas (representada por Vênus), mas também a de um acordo ou parceria (simbolizada por Saturno, que tem dignidade especial neste signo).

O fato de as uniões e os casamentos serem muito mais sérios do que parecem, e, por isto, mexerem tanto conosco (como ficou bem ilustrado no caso Kristen-Pattison), fica claro no discurso dos casamentos, no qual os noivos prometem "ficar juntos na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, e até que a morte os separe". Esta parte não é libriana, mas sim, escorpiana, que rege seriedade, mas também crises e testes.

Qualquer união só vai se mostrar sólida se conseguir ultrapassar momentos de dificuldades, como a transição para o nascimento de filhos, perdas que um cônjuge possa sofrer (materiais ou emocionais), doenças físicas e emocionais, dificuldades financeiras, diferenças que terão de ser administradas, etc. Assim, o conto de fadas que começa na cerimônia requer profundidade, convicção e entrega. Escorpião também rege o sexo, algo que está implícito na motivação de um casamento, e que, no entanto, já pode começar com problemas ou apresentá-los mais tarde, o que poderá minar a relação.

Ao transitar por Escorpião, Saturno irá esquadrinhar e revelar tudo isto: o recheio que compõe os relacionamentos de todos os tipos. Os problemas tenderão a ficar claros, para serem resolvidos ou não. Por isto, pode-se esperar um aumento da procura por psicólogos, terapeutas e profissionais envolvidos em auxiliar pessoas a lidarem com seus problemas e seus relacionamentos.

O impacto de Saturno em Escorpião sobre as relações

Muitas pessoas irão reagir ao trânsito de Saturno em Escorpião desejando se tornar mais cautelosas nos relacionamentos, a fim de verem se têm mesmo consistência. Um dos pontos fundamentais de testar a consistência é se perguntar se o que o outro quer é semelhante com o que nós queremos. Poderá ser a hora de aprender a parar de dar murros em ponta de faca e se tornar mais prático (Saturno) na esfera dos relacionamentos íntimos, e isto tudo sem perder o sentimento e a profundidade (Escorpião).

Por isto, para muita gente, os próximos dois anos vão envolver, justamente, muitos aprendizados nesta área, que poderão passar por lutas, traições, terceiras e quartas chances, prejuízo financeiro, brigas, gravidez não desejada, filhos ilegítimos, etc.

Como tudo na vida, algumas pessoas irão aprender muito durante este trânsito e outras, não. Algumas irão se estruturar, ficar mais fortes, dar a volta por cima, desfazer-se voluntariamente de ilusões prejudiciais, após terem realizando um grande processo de limpeza e revisão (Escorpião), talvez encontrando novos parceiros mais adequados a elas, enquanto outras continuarão infantis e imaturas, repetindo os mesmos erros.

Todas as relações bonitinhas, mas sem substância, irão se revelar nos próximos dois anos. Direto, profundo e confrontador, Escorpião poderá se perguntar ou perguntar ao outro: "Você gosta de mim só para os bons momentos ou estará ao meu lado também nas horas de crises e problemas? Você só gosta de mim forte ou será capaz de me apoiar quando eu não estiver bem?". Ou seja, seu sentimento é real, está mesmo ali, tem base?

Vale lembrar que o extremo oposto também não é bom: há quem pressione demais os relacionamentos, sempre em crise ou criando crise. Solicitar paciência infinita e amor incondicional por tempo prolongado também não é saudável e desgasta as relações. E se, igualmente, em uma relação você tem que importunar o outro sem parar, há algo errado, seja com você ou com a relação. O trânsito de Saturno por Escorpião demarcará a necessidade de se pensar neste tipo de questão complexa e espinhosa.

Intimidade

Nem mesmo casamentos muito sólidos estarão imunes à ação a deste trânsito. Foi dito que casamento é uma parceria e sociedade, mas não somente isto. A paixão dos estados iniciais tende a ser desafiada pelas várias questões práticas que um relacionamento impõe, em especial se houver filhos. No entanto, o sentimento e a ligação profunda precisam ser preservados de alguma maneira para que uma união tenha sentido. Se eles forem totalmente esgotados, minados, corrompidos, perde-se a essência de casal, de homem e mulher (ou, no caso de homossexuais, de duas individualidades que se unirem), para ficar somente o contrato, a parceria, como se fosse uma sociedade. Em algum momento, um dos dois poderá sentir falta deste encontro que ocorre para além da parceria. Não devem existir apenas pai e mãe, marido e mulher, mas José e Ana, aqueles que efetivamente iniciaram a relação.

Escorpião representa, justamente, o desafio de aprofundar o relacionamento e manter a magia. Em alguns momentos isto poderá se parecer com equilibrar um ovo em uma colher, mas, em outros, se tornar mais fluido e mais fácil. Fórmulas não existem, mas é fundamental que haja uma vontade e disposição mútua para o reencontro e para exercitar a relação para além das obrigações cotidianas, principalmente no sexo, um tema escorpiano por excelência.

Sexualidade

Mais casais do que se imagina enfrentam problemas nesta área, que vão desde a ausência ou baixo desejo até o seu excesso e outras incompatibilidades e descompassos. Será a hora de procurar resolver isto. Tudo referente a sexo tenderá a despertar muita curiosidade e será motivo de discussão durante este trânsito.

Talvez por isto, já no final da passagem de Saturno por Libra, tenha estourado a série Cinquenta tons de cinza, que muita gente define como um "Crespúsculo mais quente". Crespúsculo está para Saturno em Libra, com sua alta voltagem de romantismo, assim como Cinquenta tons de cinza está para Saturno em Escorpião, com suas temáticas de sexo, poder, paixão e sadomasoquismo.

Como ficará o amor com Saturno em Escorpião?

As influências astrológicas para o amor são diversas, devido aos trânsitos de outros planetas e aos arranjos que farão entre si. Urano em Áries (2011-2018), que divide com Escorpião o regente Marte, planeta da sexualidade, pode aumentar o fluxo de energia (inclusive da sexual), o senso de individualidade e o interesse por projetos pessoais, principalmente os novos, que representam um desafio (ex: fazer uma viagem especial, realizar uma grande mudança profissional). Fortalecer a própria individualidade e dar gás e entusiasmo para realizar projetos é ótimo, mas algumas pessoas poderão exagerar nisso. Poderão ficar muito individualistas, focadas em seus prazeres e sem intenção nenhuma de abrir espaço para alguém - seja para um(a) possível namorado(a), cônjuge, amigos ou filhos. O clássico caso de "eu só quero pensar em mim". Em suma, uma baixa disponibilidade para dar atenção ao outro e para construir um relacionamento.

No entanto, isto poderá não ficar claro (pois as pessoas podem disfarçar seus defeitos e ausências) ou o sujeito acima descrito poderá atrair um tipo obsessivo (uma das possíveis manifestações de Saturno em Escorpião), que quer porque quer se unir a ele e transformá-lo em quem ele deseja. Este parceiro poderá tomar francamente esta posição ou atuar por debaixo dos panos. Por exemplo, uma aparente gravidez acidental é uma forma bem antiga de tentar forçar uma união.

As diferenças entre Urano em Áries e Saturno em Escorpião também poderão aparecer na forma de relações em que haja muita dificuldade em se entender, se definir e se negociar os limites da liberdade. Posse e ciúme, assim como busca por profundidade, é algo possível com Saturno em Escorpião. O ideal seria tentar construir intimidade (Saturno em Escorpião) com a manutenção do espaço de cada um (Urano em Áries).

Se estes dois planetas forem combinados em uma coisa só também poderão gerar relações com muita liberdade e praticidade, e um sexo cru, sem afeto. Mas nada garante que as coisas não possam mudar mais para a frente, com um dos dois se apaixonando e ter de se realizar uma transição para um outro tipo de relacionamento - a qual poderá ser fácil, difícil ou impossível.

Por outro lado, tivemos, em 2012, o ingresso de Netuno em Peixes, que representa um forte anseio por fusão de almas, romantismo e delicadeza. Saturno em Escorpião ficará entre as duas tendências, a de Urano em Áries (preservação da individualidade e liberdade) e a de Netuno em Peixes (romantismo e fusão).

Uma boa imagem para esta confusão de anseios poderia ser a de uma cortesã que exerce sua sexualidade de maneira livre e isenta de culpa (Urano em Áries), mas que se apaixona por um homem que, por também estar apaixonado, passa a ter uma relação de maior posse com ela (Saturno em Escorpião), querendo que ela abandone a profissão. No caso em questão, quando as mulheres não tinham qualquer independência, a escolha poderia ser bem mais complicada que hoje, quando, com habilidade, é possível ter cada um dos ingredientes: estímulo, individualidade e alguma dose de liberdade (Urano em Áries) e a construção de uma intimidade (Saturno em Escorpião), com atração (Escorpião) e romantismo (Peixes). E muito esforço para tornar tudo isto viável - Saturno!

A combinação de Netuno em Peixes com Saturno em Escorpião traz um profundo anseio de delicadeza, conexão e intimidade, mas será necessário ver se isto terá mesmo substância ou se não passa de um sonho. Com Netuno (planeta que pode representar enganos), às vezes as coisas parecem , mas não são, com um dos parceiros podendo estar interpretando um papel para manter o outro por perto. No entanto, a qualquer momento falsidades poderão ser descobertas.

Do lado positivo, os dois planetas também podem se aliar para ajudar que os sonhos sejam possíveis, ou que muita gente possa encontrar o tipo de parceiro que tenha idealizado há muito tempo. No entanto, é provável também que haja manifestações menos agradáveis desta aliança, com um elemento muito forte de paixão (Escorpião) e dependência (Peixes), ou com um dos dois se submetendo a qualquer coisa (no negativo: Peixes, ausência de limites, e Escorpião, destrutividade) para manter a relação, e, eventualmente, com explosividade de um dos lados (Urano em Áries).

Crimes passionais, aliás, infelizmente deverão crescer com Saturno em Escorpião. Relações com muito ciúme e chantagem, também. Se puder, fuja da armadilha de relacionamentos muito possessivos. Mas se o ciumento é você, é hora de se tratar para evitar sabotar suas relações. É tempo de trabalhar para construir intimidade, química, proximidade, delicadeza, tudo isto baseado em verdade, que é algo que Escorpião preza. Nada fácil, não? Mas quem disse que viver é fácil? E que graça teria se fosse? Boas perguntas de Saturno em Escorpião!

Conheça Os seis caminhos do amor, um livro da Coleção Personare, e descubra as infinitas possibilidades da sua vida afetiva.

Esta matéria foi útil para você?

SOBRE O AUTOR

Vanessa Tuleski

Mora no RJ e estuda astrologia desde 1989. Autora do livro Signos astrológicos - as doze etapas para a auto-realização, vendido através do site www.vanessatuleski.com.br. Ministrou cursos no Rio, São Paulo e Porto Alegre. Saiba mais »

  • e-mail
  • Imprimir
E-mail para receber matérias da Revista

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

NOVAS MATÉRIAS A CADA 15 DIAS

Holis é uma empresa do Grupo Personare