Carregando pagina

Beleza > Estética

Ritual de beleza para 2017

Aprenda receitas caseiras para cuidar da pele e dos cabelos

 

O ano está terminando e com ele a nossa bateria, não é verdade? Parece incrível, mas o cansaço é visível, e até nossa pele e cabelos sofrem com os efeitos do estresse e da correria. Infelizmente, muita gente deixa de lado os cuidados básicos e diários com a aparência. Se esse é o seu caso, que tal começar o novo ano dando mais atenção para você?

Preparar receitas caseiras de beleza é uma verdadeira delícia, além de ser uma forma rápida e barata de se cuidar. Comece 2017 fazendo um ritual de cuidados com seu corpo, que pode ser colocado em prática na sua casa. Por meio de dicas simples, você conseguirá montar um "spa revitalizante" no seu lar, deixando sua pele e cabelos prontos para brilhar no novo ano.

Receita para hidratar os cabelos

Tire um dia da semana pra você. Ou melhor, uma horinha já é suficiente e você pode começar na hora do banho. Aproveite este momento, por exemplo, para tratar os cabelos. Uma boa hidratação pode ser feita em casa mesmo, por meio de receitas naturais e eficazes.

Pegue meio mamão papaya e um copo de água (200ml) e bata no liquidificador. Passe o creme nos fios molhados. Deixe agir por 20 minutos e coloque uma touca térmica para ajudar no processo. Quem não tiver touca, aqueça uma toalha e coloque-a na cabeça. Faça este tratamento uma vez por semana, pelo menos.

Pele saudável e livre das impurezas

Para cuidar da pele do rosto e mantê-la sempre saudável, é importante fazer uma esfoliação. Para isso, basta misturar duas colheres de sopa de aveia em flocos finos e duas colheres de sopa de mel. Misture ate que forme uma consistência homogênea e passe no rosto fazendo movimentos circulares. Deixe durante três minutos e depois retire com água fria. O processo é fácil, prático e deixa a pele com aspecto saudável.

Além disso, também é possível preparar um tônico adstringente, para clarear as manchas da pele. Pegue 100ml de agua, ½ pepino japonês cortado em fatias, 4 folhinhas de hortelã e duas gotinhas de óleo essencial de lavanda. Misture tudo e deixe descansar de um dia para outro. Borrife essa mistura na pele após aplicação de qualquer outra máscara.

Pernas e pés macios

Para minimizar o efeito ressecado das penas, amasse uma banana nanica com uma colher de sopa de leite de soja, uma colher mel e uma colher de aveia fina. Misture bem todos os ingredientes e passe a máscara por toda a perna. Deixe agir por 20 minutos. Depois, retire tudo com água fria.

Nos pés, o ideal é fazer uma esfoliação. Misture uma colher (sopa) de mel, uma colher de sopa de sal grosso e mais uma de óleo de amêndoa. Misture bem todos os ingredientes e passe nos pés, fazendo movimentos leves, de cima pra baixo, e onde aparecem as rachaduras. Depois, é só enxaguar.

Após esfoliar, é preciso hidratar essa região do corpo, para evitar rachaduras e ressecamento. Misture duas colheres (sopa) de óleo de amêndoas, uma colher (café) de aveia moída, duas colheres (sopa) de mel e duas (sopa) de iogurte. Cubra os pés com meia ou embale um papel filme e deixe por uma hora. Depois, basta enxaguar.

Esta matéria foi útil para você?

SOBRE O AUTOR

Gabriela Casabona

Médica dermatologista, participou da equipe da primeira temporada do programa "10 Anos Mais Jovem", do SBT. Co-autora do livro Cosmiatria em Dermatologia, mantém consultório em São Paulo e colabora no Ambulatório de Laser da Faculdade de Medicina do ABC, Saiba mais »

contato: grcasabona@uol.com.br
  • e-mail
  • Imprimir
E-mail para receber matérias da Revista

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

NOVAS MATÉRIAS A CADA 15 DIAS