Pesquisar
Loading...

Marte retrógrado: o que significa, quando acontece e como atua na sua vida

Marte retrógrado é um importante trânsito astrológico em que podem acontecer brigas feias. Saiba quando ocorre e o que acontece na sua vida

Atualizado em

Marte retrógrado é um acontecimento astrológico que acontece a cada dois anos e dura cerca de dois meses e meio. Em 2024, Marte ficará retrógrado em 6 de dezembro e volta ao movimento direto em 24 de fevereiro de 2025.

Não significa que o planeta está “andando para trás”, como muita gente diz levianamente. Marte retrógrado trata-se da diminuição da velocidade do planeta em relação ao passo da Terra.

Neste texto, você fica sabendo tudo o que pode acontecer durante Marte retrógrado, se planejar e se precaver para essa fase tão importante. Veja a data de todos planetas retrógrados 2024 aqui.

Comece entendendo o plano geral de Marte retrogradando e, ao final do artigo, saiba como pode implicar diretamente na sua vida.

Temas importantes com Marte retrógrado

O planeta rege temas como agressividade, assertividade e começos.

Ou seja, aumento do sentimento de raiva e maiores chances de comprar grandes brigas e problemas que geram dores de cabeça podem acontecer com mais frequência nessa fase.

Por isso, atenção aos relacionamentos, porque a tendência de discussões cresce. Isso significa que duas partes podem achar que estão 100% certas e dispostas a irem até o fim por causa disso.

Contraindicações com Marte retrógrado

1) Depender de outra pessoa

Por exemplo, viajar com alguém neste período envolve mais riscos. Isso porque com companhia você tem tem que negociar. E negociação, infelizmente, não é o forte de Marte retrógrado.

Se for inevitável realizar uma ação com alguém, acerte os detalhes com antecedência. Mas, ainda assim, prepare-se para seguir só se for necessário.

Pessoalmente, eu também evitaria grandes viagens, a menos que eu já saísse com disposição em enfrentar obstáculos e coisas que pudessem alterar meus planos.

2) Não tomar cuidado com o território das outras pessoas

  • Não dê conselhos se não forem solicitados. A pessoa pode não receber bem e isso gerar discussões fortes.
  • Se a pessoa não pediu sua opinião, não opine. Mesmo que você tenha boas intenções.
  • A casa das pessoas não é seu território. Tenha cuidado. Gatos mansos podem se transformar em leões ferozes para defender seus filhores com Marte retrógrado.
  • Não grude nas outras pessoas. Ficar um mês na casa de outra pessoa, por exemplo, não é recomendado.

4) Não é um bom momento para iniciar grandes projetos e para ambições

Eu sei, isso não é fácil, pois implica em dois meses e meio esperando. Se você iniciar algo importante, o que pode acontecer? No mínimo, faltará gás, força e você pode se sobrecarregar — e isso não pode ser normalizado.

Além disso, e podem surgir muitos empecilhos no meio do caminho. Por exemplo, durante a reforma da sua casa um cano pode ser atingido e termina com a sua sala nova alagada.

Pode-se dizer que fica mais difícil fazer o que foi planejado e o resultado pode não ser o esperado.

4) Casar e mudar de casa não são indicados

Não é difícil concluir que Marte retrógrado não é bom para casar, nem para se mudar para uma nova casa. A energia fica muito belicosa e egoísta nesta fase e a harmonia fica prejudicada.

Também é um momento bastante delicado para os romances novos. Eles podem parecer bastante intensos, mas a verdade é que logo podem se revelar fogo de palha.

5) Você quer mesmo levar essa briga adiante?

Pense bem antes de se lançar numa fúria indignada. A tendência com Marte retrógrado é que haja muito desgaste com poucos resultados. Se quer ter uma ideia de como é, pense na figura do Pato Donald ficando irritado, mas sem o humor da Disney…

Como sobreviver a Marte retrógrado

Agora que ficou claro o que não é bom nesse período, vamos passar para o que pode (e deve) ser feito?

1) Prepare seus grandes projetos

Já que você não vai empreender grandes projetos, preparando-os com essas dicas:

  • Não tenha pressa.
  • Cheque todos os detalhes. com calma.
  • Reveja as ideias que não sãorealistas.

2) Exercite a maturidade

  • Calcule melhor os riscos e atue de maneira mais cautelosa e estratégica na sua vida.
  • Será que você está agindo de forma impulsiva e juvenil? É hora de pensar sobre isso

3) Vá devagar

Não é hora de avançar na base do entusiasmo, apostando com tudo em algo.

É tempo de caminhar devagar, sabendo muito bem onde você está pisando. Pense mais antes de agir.

4) Seja mais gentil

Você estará nas imediações de um barril de pólvora. Por isso, tente ser mais gentil, discuta os termos e proponha alternativas.

Evite querer as coisas só do seu jeito, sem levar as outras pessoas em conta.

Alias, nada será inteiramente como você quer nesta fase. É assim que você tem que entender este trânsito.

Previsões de Marte retrógrado para você

O que vai demandar mais seu cuidado durante Marte retrógrado? Bom, primeiro, você vai precisar descobrir aqui o seu Ascendente (é gratuito).

Agora que você já sabe, pode ver abaixo o que cada Ascendente precisa evitar e como não agir nesta fase.

Ascendente em Áries

  • Dados, comunicações e internet: tenha mais cuidado porque você vai ficar com mais tendência a erros e distrações nessa esfera.
  • Palavras e pensamentos: tenha atenção para não falar coisas de maneira inflamada porque você pode se arrepender de alguma fala mais dura e contundente.
  • Vizinhos e parentes próximos, como tios e primos: tenha cautela e não deixe sua cabeça ficar agitada demais e as suas palavras saírem de forma impulsiva. Tente não causar ou entrar em brigas e discussões desnecessárias.
  • Deslocamentos: hora de conter a impulsividade no dia a dia e no trânsito. Este vai ser o seu grande teste aí do Marte Retrógrado.

Touro no Ascendente

  • Dinheiro: tenha muita cautela com transações financeiras porque você está mais suscetível a erros. O período pode ser bem crítico nessa área,
  • Compra e venda: tome muito cuidado com qualquer venda que você fizer ou com compras e investimentos. Além disso, reflita sobre a forma como você usa seu dinheiro. Você pode até planejar, mas terá de ter mais cautela e ir mais devagar.

Ascendente em Gêmeos

  • Explosões e reações: a tendência é de irritação excessiva, reações explosivas e difiiculdade de ver as coisas com clareza. Por isso, comece a buscar métodos que acalmam você desde já para é importante você procurar se acalmar.
  • Iniciativas pessoais: plante o que você quer começar com bastante paciência e elaboração. E, além disso, se você precisar começar algo durante a retrogradação, infelizmente pode ser que o projeto seja bastante trabalhoso.

Câncer no Ascendente

  • Recolha-se: não é hora de ação, mas de bastidores. Tente se recolher um pouco mais, pensar nas suas ações e planejar e gestar algumas coisas. Não é a hora de aparecer porque você está em elaboração, em construção.
  • Incosciente: é possível que seu inconsciente se agite, e aí você vai ter de ver como é que você está lidando com seu interior. Previna-se porque você pode ter mais sintomas de nervosismo e doenças psicossomáticas.
  • Seu interior: tente olhar um pouquinho para dentro, porque é ali que vai ter que ter alguma ação, seja para disciplinar alguma questão interior, seja para aliviar algum tipo de pressão interna.

Leão no Ascendente

  • Projetos para o futuro: Marte retrógrado pode indicar trava nessa área. Espere Marte ficar direto para lançar seus projetos. Tente descansar mais, inclusive pode dar um tempo desses projetos.
  • Ações com o coletivo e com outras pessoas: se você faz parte de uma equipe, vocês podem lidar com importantes contratempos.
  • Vida social e amizades: observe como você está com seus grupos, porque este pode ser um momento conturbado.

Virgem no Ascendente

  • Grandes projetos: essa é uma época de elaboração de grandes projetos e direções importantes da sua vida.
  • Rumos para sua vida: pode ser que você tenha que lapidar bastante coisas importantes e o rumos que você vai tomar. Se possível, é melhor você iniciar esses novos rumos a partir da primeira Lua Nova do novo ano (veja aqui o calendário lunar 2024). Enquanto isso, você pode ir pensando, elaborando e trabalhando isso dentro de você.

Mapa com Ascendente em Libra

  • Questões filosóficas e éticas: esse temas podem resultar em conflitos com outras pessoas. Cuidado!
  • Justiça: Marte retrógrado pode ser um período em que você pense em processos judiciais, mas é mais interessante que você entre com esses processos depois que Marte ficar direto, em janeiro.
  • Ensino Superior: planeje seus grandes voos e expansão.

Se você tem Ascendente em Escorpião

  • Fim de ciclo: aproveite Marte Retrógrado para trabalhar em finalizações, escolher o que você não quer mais na sua vida, focar em transformações — especialmente em relacionamentos íntimos.
  • Poder pessoal: se você andou perdendo poder, talvez você possa recuperá-lo. Mas é um processo principalmente de entendimento mental. Está na hora de pensar, de trocar e entender certas questões para conseguir fazer transformação. Não tenha tanta pressa, porque você tem dois meses e meio.
  • Energia: você está num período de encarar fantasmas e fazer faxinas, mas isso pode ser muito bom. Essa meditação de limpeza energética pode ser um primeiro passo.

Se seu Mapa tem Ascendente em Sagitário

  • Amor: é hora de revisar seus relacionamentos. Marte é inflamável especialmente retrógrado. Então, tome muito cuidado com conflitos diretos. Suas relações devem se manter em elaboração durante a retrogradação.
  • Inimigos: preste atenção com ataques, assaltos ou algo assim, especialmente em novembro.

Capricórnio no Ascendente no Mapa

  • Sua rotina: você pode precisar ter de lidar com conflitos envolvendo colegas e coisas pequenas. Por isso, vai ser importante cuidar com atos impulsivos no dia a dia e no trabalho.
  • Saúde: tenha muita paciência e tente reformular hábitos e atentar para sua saúde, principalmente mental.

Aquário no Ascendente no Mapa

  • Lazer e férias: você pode ter alguns contratempos nesse período. Por isso, você precisa ter mais cuidado com a irritabilidade
  • Filhos: será preciso pensar mais para não sair brigando com seus filhos.
  • Identidade pessoal: esse é um ótimo momento para refletir sobre sua autoestima.

Peixes no Ascendente no Mapa

  • Família e infância: talvez você comece uma revisão sobre sua infância e seu passado e tenha alguns transtornos envolvendo a família. Tome cuidado aqui com confusões e brigas.
  • Mundo interno: o que tem no seu mundo interior, nos seus pensamentos e suas falas sobre você que você precisa revisar? Afinal, a palavra e o pensamento tem poder.
  • Sua casa: talvez você tenha algumas emergências no seu lar nesse período, como, por exemplo, vazamentos. Vai ser preciso ter muita paciência e resiliência nesse âmbito.
Vanessa Tuleski

Vanessa Tuleski

Vanessa Tuleski dá consultas astrológico-terapêuticas e foi pioneira na Astrologia brasileira ao falar do Céu geral, ao invés do tradicional horóscopo signo a signo. É idealizadora do curso "Alimentação e seu Mapa Astral" no Personare. Participa dos programas semanais de previsões astrológicas no canal do YouTube do Personare.

Saiba mais sobre mim