Malu Paes Leme
Por Malu Paes LemeLeia em 2 min.20/07/2017 Atualizado em 18/04/2018

Receita vegana: arroz de couve-flor cremoso

Prato previne câncer e não usa ingredientes de origem animal

Prato previne câncer e não usa ingredientes de origem animal

Receita vegana: arroz de couve-flor cremoso

O arroz de couve-flor é uma ótima alternativa para o arroz de todo dia. A textura fica muito similar ao arroz tradicional, porém, com os benefícios de ser “low carb” (baixo carboidrato) e ter os nutrientes maravilhosos da couve flor. Este alimento, aliás, faz parte da família das brássitas, que são conhecidas como os alimentos “anticâncer”. Experimente a receita abaixo, que pode ser consumida com feijão, e delicie-se com essa alternativa saudável.

Tempo de preparo: 20 minutos | Tempo de cozimento: 10 minutos | Porção: 2 a 4 pessoas

Ingredientes:

  1. 1 couve-flor grande
  2. 3 dentes de alho ralados
  3. ½ talo de alho-poró fatiado fino
  4. 4 folhinhas de sálvia fresca
  5. 1 cenoura em cubinhos
  6. ¼ de pimentao vermelho em cubinhos
  7. ½ abobrinha em cubinhos
  8. 2 cm de cúrcuma fresca ralada (utilizar só o sumo) ou 1 colher de chá de açafrão em pó
  9. ½ xícara de leite de coco concentrado caseiro
  10. Azeite
  11. Sal de ervas ou sal marinho a gosto
  12. Tomilho fresco para guarnecer, a gosto
  13. Ora-pro-nóbis (PANC – Plantas Alimentícias Não-Convencionais) para guarnecer, a gosto

Modo de preparo

Lave bem a couve-flor. Depois, seque com um pano de prato, sacudindo bem, para deixá-la bem sequinha. Em um processador, adicione as flores da couve-flor e processe no modo pulsar até ficar em “grãozinhos” pequenos. Mas, cuidado para não virar uma pasta. É necessário que fique com crocância, como um arroz.

Depois, em uma frigideira, refogue o alho com as folhinhas de sálvia e, logo depois, acrescente o alho-poró e o pimentão. Mexa bem e acrescente a cenoura. Refogue tudo um pouco mais e acrescente a abobrinha com pitadas de sal e o sumo da cúrcuma fresca. Refogue até deixar a cenoura macia, porém, ainda com uma certa crocância. Adicione, então, a couve-flor e mexa bem. Acerte no sal se necessário. Ao final, acrescente o leite de coco e mexa tudo. Tampe a frigideira de 1 a 2 minutos e sirva logo em seguida com folhinhas de tomilho fresco e ora-pro-nóbis.

PRODUTO DA AUTORA

Quer aprender a preparar mais pratos veganos e sem glúten? A chef Malu Paes Leme lançou o ebook “Receitas Express”, o qual reúne preparos rápidos, como guloseimas doces do bem, pratos salgados e uma série de receitas e dicas da culinária inteligente para o dia a dia.

Quero adquirir o ebook “Receitas Express”!

 

Malu Paes Leme

Malu Paes Leme

Pesquisadora sobre alimentação natural, autora do livro "Alimentação Inteligente" e do blog alimentacaointeligente.blogspot.com.