Receita de cupcake saudável

Use ingredientes integrais para testar o doce em casa

Receita de cupcake saudável

Os cupcakes representam o colorido e a felicidade das comemorações. E se além de lindos, eles viessem de forma mais saudável? Para ajudar na absorção de nutrientes, surgem os cupcakes integrais.

Acrescentar produtos integrais nas suas refeições traz inúmeros benefícios, pois geram sensação de saciedade, fazendo com que tendamos a diminuir a quantidade de calorias consumidas. Além disso, os alimentos integrais são considerados com estrutura não alterada como os outros, portanto mantém a essência de seus nutrientes.

Alimentos integrais contêm diversas vitaminas, que são fontes de energia e, principalmente, possuem grande concentração de fibras, o que ajuda nosso intestino na hora de reabsorver a água, tão necessária para a manutenção de um corpo forte, saudável e nutrido.

Apesar dos benefícios dos alimentos integrais, é preciso lembrar que eles possuem a mesma quantidade de calorias dos normais. Logo, devem ser consumidos com moderação. Em geral, as pessoas acreditam que os alimentos integrais são menos calóricos, mas isto não é verdade. A diferença é que o integral irá ajudar pela quantidade de fibras, que são melhores para a saúde.

Cupcakes integrais

Ingredientes:

  • Meio copo de azeite de oliva
  • Meio copo de mel com 2 ovos (mexer)
  • 1 1/2 xícara de farinha integral
  • 1 1/2 xícara de farinha de trigo refinado
  • 2 colheres de chá de fermento químico
  • Geleia light de morango

Cobertura:

  • 2 xícaras de morangos picados

Preparo:

Junte todos os ingredientes da massa, exceto a geleia e o fermento, na batedeira e mexa em velocidade máxima até obter uma mistura firme e consistente. A seguir, adicione o fermento e mexa. Encha aproximadamente 3/4 da forminha para cupcakes e leve ao forno. Deixe assar até dourar (ideal usar o palito, quando sair seco, está pronto). Deixe esfriar, recheie com a geleia light e por cima acrescente os morangos picados para decorar.

Rachel Lopes

Rachel Lopes

Rachel Lopes é chef de cozinha e possui descendência céltica portuguesa. Atua como terapeuta em Homeopatia, Cura Céltica, Sistemas Florais, Reiki, Frequências e Sistema Arcturiano de Cura Multidimensional, no Rio de Janeiro e em consultas online. Agendamentos por e-mail. Saiba mais: www.cozinhadojardim.com