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Saúde

Petiscos para os dias de jogos

Dicas de lanches saudáveis para saborear enquanto torce pelo seu time

 

Vai torcer pelo seu time de coração em frente a TV? Então escolha as boas companhias e surpreenda a todos com petiscos diferentes e saborosos, para animar a torcida.

Como os jogos costumam ser exibidos na parte da tarde, vale a pena conferir abaixo sugestões de lanchinhos para beliscar. Tudo fácil de preparar, para que ninguém fique longe da TV!

Pipoca sem óleo no microondas

 

Versão light da tradicional pipoca: é só colocar os grãos de milho em um saco de pão francês, fechar bem (enrolando-o) e estourar no microondas por três minutos. Ou acompanhe o barulho do estouro e regule o tempo de acordo com o seu aparelho. Ajuste o sal. Assim, você economizará muitas calorias, pois cada colher de sopa de óleo contém 90 calorias. Você pode servir em saquinhos verdes e amarelos (compre em casas de festas).

Palitos de legumes

 

Corte em palitos algumas cenouras (ou mais prático ainda, cenouras baby), pepinos e palmitos (cortar em 4). Coloque em taças ou copos transparentes e decore com pimentas vermelhas e sal grosso por cima.

Fica gostoso e levinho. Também pode ser usado nos dias antes do almoço, pois é um petisco de baixo valor calórico e ainda acalma. Afinal, quando mastigamos coisas crocantes, aliviamos a ansiedade!

Para acompanhar os palitos, faça um molho verde, um branco e um amarelo.

Verde: misture duas colheres de sopa de maionese light, com duas colheres de sopa de iogurte natural. Bata no mix ou no liquidificador com um ramo de cheiro verde e duas azeitonas verdes picadinhas. Ajuste o sal.

Branco: misture duas colheres de sopa de maionese light, com duas colheres de sopa de iogurte natural e um dente de alho bem picadinho. Ajuste o sal se necessário.

Amarelo: misture duas colheres de sopa de maionese light, com duas colheres de sopa de iogurte natural e uma pitada de cúrcuma (tempero um pouco picante, fácil de achar no supermercado).

Bruschetta

 

Corte fatias de pão italiano, coloque um molho fresco (refogar 3 dentes de alho bem picadinhos no azeite e acrescentar tomate picado sem sementes, folhas de manjericão e temperar com sal e pimenta do reino moída) e cubra com uma fatia de queijo muçarela de búfala ou um bom queijo de cabra.

Sanduíches brasileiros

 

Monte os recheios abaixo.

Recheio branco: refogue uma cebola picadinha e dois dentes de alho em um pouco de azeite. Depois refogue também um peito de frango bem picadinho, e tempere com sal. Depois de refogado, misture duas colheres de sopa de requeijão e palmito picado. Se gostar do recheio mais molhadinho, use um pouco de queijo cottage ou ricota.

Recheio verde: misture ricota com cebolinha e duas colheres de sopa de maionese light (bater no liquidificador). Tempere com sal e azeite.

Recheio amarelo: faça um creme de milho (refogue meia cebola picadinha, coloque um copo de leite desnatado ou semidesnatado e uma colher de sopa cheia de maisena dissolvida em um pouco do leite). Misture uma lata de milho escorrida, ajuste o sal e bata no liquidificador.

Como montar: coloque uma camada de pão (de forma, integral ou light), uma camada de creme branco, pão, uma camada de creme verde, pão e uma camada de creme amarelo para finalizar. Corte em triângulos e coloque em uma bandeja azul.

Mandalas de frutas secas

 

As castanhas contêm gorduras boas e que também ajudam na saciedade. Coloque num prato bonito formando um desenho: damascos na periferia, nozes macadâmia, ameixas pretas, castanhas do pará (sempre formando um círculo) e no centro uva passa branca. Fica bem bonito e saboroso.

Macarrão parafuso "preguiçoso"

 

Se preferir "comida", você pode preparar com antecedência: deixe o macarrão já escorrido e os ingredientes picados. Na hora do intervalo do jogo, refogue dois dentes de alho no azeite, acrescente duas abobrinhas em tirinhas, azeitonas pretas, dois tomates picados e folhas de manjericão. Espere ficar cozido e al dente. Tempere com sal e um fio de azeite e misture o macarrão. Sirva com queijo cottage ou ralado.

Sobremesa tropical de banana e maracujá com mousse

 

Para um docinho mais magro, sirva uma sobremesa com sabor de frutas bem tropicais. Coloque no fundo de uma travessa um maracujá azedo com as sementes. Arrume por cima rodelas de banana nanica (fica mais gostoso e contém mais triptofano, ajudando a diminuir a ansiedade) e pingue um pouco de suco de limão para não escurecer). Cubra com uma mousse de maracujá light (misture no liquidificador uma lata de leite condensado desnatado ou light, com uma caixinha de creme de leite light e meio copo pequeno de suco de maracujá concentrado. Decore com folhas de hortelã e não abuse da porção,ok? Você também pode montar em mini tacinhas.

Bebidas

 

Não exagere no álcool se for retornar às atividades depois da partida. Caso esteja em casa, fique apenas com uma dose e beba bem devagar, curtindo! Lembre-se: cada grama de álcool contém sete calorias, quase o dobro do carboidrato que contém quatro!

Uma dica: enfeite um copo com uma fatia de carambola e prepare um suco de morango com água e um pouco de limão espremido.

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SOBRE O AUTOR

Amanda Regina

Nutricionista especialista em "Personal Diet" e Nutrição ampliada pela Antroposofia. Atua em consultório, escolas e ensinando pessoas a cozinhar de uma maneira mais saudável. Saiba mais »

contato: amandasregina@gmail.com
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