Carregando pagina

Você > Desenvolvimento Pessoal

Os arquétipos do Tarot em 2017

Entenda como "A Roda da Fortuna" e "O Mago" podem ajudar você no dia a dia

Por: Joanita Molina

 
Imagem: Astrolog, via BigStock Photo

Cada ano tem seus regentes, de acordo com estudos como a Astrologia, a Numerologia e o Tarot, que trazem em si "arquétipos" a serem compreendidos e bem trabalhados neste período. Ao entender a fundo tais simbolismos, cada pessoa pode aproveitar melhor as oportunidades benéficas destes 12 meses, assim como estar atenta às dificuldades e aos obstáculos específicos que serão trazidos pelo ano em vigor.

Como perceber os arquétipos em sua vida?

Os arquétipos são uma parte importante do inconsciente, capazes de criar padrões de comportamento, hábitos e conceitos.

Mas o que são arquétipos?

Arquétipo vem do grego "Arkhé", que significa principal, original, primeiro. É um conceito explorado em diversos campos de estudo. Na filosofia, o termo é usado para designar as ideias como modelos de todas as coisas existentes. Já na psicologia, o termo designa a forma imaterial à qual os fenômenos psíquicos tendem a se moldar. E foi usado e descrito pelo psicólogo Carl Gustav Jung como um conjunto de imagens psíquicas presentes e incrustadas no inconsciente coletivo.
O arquétipo se reflete e projeta em diversos aspectos da vida humana, como sonhos, histórias e narrativas, pois são símbolos de imagens universais que existiram desde os tempos mais remotos.

Vejamos um exemplo: uma criança, que tem um pai com um forte arquétipo de dominador e autoritário, pode se identificar com este símbolo e acabar assimilando isso como parte de sua imagem da figura paterna. Consequentemente, pode criar padrões de comportamento baseados nesse arquétipo, como a repetição de atitudes autoritárias e controladoras.

Os arquétipos da Morte, do Herói e da Grande Mãe são outros exemplos de algumas figuras que todas as pessoas têm dentro de si, independente de onde foram criadas, do país em que vivem, de suas religiões, etc.

Os arquétipos do Tarot para 2017

Podemos identificar os arquétipos do Tarot para 2017, estudando os arcanos regentes do ano. Esse cálculo é feito a partir da soma dos algarismos do ano. Veja a seguir:

  • 2+0+1+7=10 : esta primeira somatória indica que o décimo Arcano Maior no Tarot é o regente deste ano, ou seja, a "Roda da Fortuna";
  • Mas, se continuarmos a redução, somando o 1 + 0, chegamos ao número 1, que indica o regente auxiliar. Esta é uma simbologia que atua com menos força, mas também está presente em 2017 e, no caso, é o arcano "O Mago".

+ Saiba mais sobre o ano da fortuna

Ambos arquétipos indicam as qualidades e oportunidades trazidas para o momento e, ao mesmo tempo, as dificuldades a serem enfrentadas. É muito importante conhecer profundamente esses símbolos, pois eles podem ajudar a lidar melhor com o dia a dia, tendo mais produtividade, evolução e senso de autorrealização, além de estar mais preparado para lidar com as adversidades.

"Roda da Fortuna" ensina a abrir e fechar ciclos

 
Imagem: The Tarot of Prague, de Karen Mahony e Alex Ukolov. Magic-Realist Press, 2004. Todos os direitos reservados. Fotos de Leo Chioda

A "Roda da Fortuna" é uma carta que representa as fases, as etapas da vida e os ciclos, como os de nascimento, morte e renascimento. É um arquétipo que pode trazer conteúdos e situações inesperadas e vem nos colocar em contato com a consequência das escolhas feitas. Vem também ensinar a abrir e fechar ciclos.

Este arcano traz sempre novas oportunidades e, por isso, devemos estar atentos e abertos ao movimento do fluxo positivo da roda, pois ela ajuda a sair dos ciclos negativos que se repetem em nossas vidas. A sabedoria da adaptação, flexibilidade e agilidade são ensinamentos que a "Roda da Fortuna" nos traz, assim como a abrir mão de padrões e conceitos obsoletos e que não mais servem. Para começar a trabalhar com esse arquétipo, reflita: que situações, estilos de pessoas e padrões se repetem em sua vida? De que forma você pode estar escolhendo viver estas repetições?

O que é carma?

Derivada do sânscrito "karma", significa ato ou ação. De forma mais simplificada e prática, podemos entender o carma como a repetição de um padrão inconsciente. É como se fosse uma matéria da escola na qual não passamos - e no próximo ano teremos que fazer de novo. Nesse sentido, hábitos, costumes, crenças e vícios seriam como carmas. Enquanto não forem limpos e transformados, funcionam como um "pano de fundo" de nossa realidade. Entenda aqui como limpar esses hábitos nocivos e se libertar.

Esse arquétipo também vem nos ensinar sobre o "carma" e sua superação, pelas suas escolhas positivas que mudam padrões do passado, por meio das ações no momento presente.

Veja abaixo as características do décimo arcano do Tarot e reflita se suas decisões no dia a dia estão mais alinhadas aos aspectos positivos ou negativos desta carta:

  • Alguns dos aspectos positivos da Roda da Fortuna aos quais devemos estar atentos neste ano são: sabedoria dos ciclos, superação cármica, escolhas, oportunidades, novos começos, adaptação, flexibilidade, solução de situações antigas.
  • Os aspectos negativos deste arcano, que podem trazer problemas e adversidades são: luta, dificuldade, escolhas negativas, prisão em círculo vicioso, paralisação devido a sentimentos negativos (ciúme, inveja, ambição), acidentes, problemas de sistema nervoso e medula óssea.

+ Significado do arcano "A Roda da Fortuna"

+ Roda da Fortuna: mudanças inesperadas da vida

Como aproveitar o auxílio de "O Mago"?

 
Imagem: The Tarot of Prague, de Karen Mahony e Alex Ukolov. Magic-Realist Press, 2004. Todos os direitos reservados. Fotos de Leo Chioda

O arquétipo do Mago representa o equilíbrio do universo, dos quatro Elementos (Ar, Fogo, Água e Terra) e o domínio destas forças dentro de si mesmo. Ele nos ensina que, para que esse estado de equilíbrio seja possível, é necessário ter consciência plena de si mesmo e das situações, através de uma consciência superior.

Este arcano traz o impulso necessário para criar algo novo e ensina a buscar uma expressão maior e superior de si mesmo."Este arcano traz o impulso necessário para criar algo novo e ensina a buscar uma expressão maior e superior de si mesmo."

Ele nos mostra que temos sempre o poder de agir sobre toda e qualquer questão e situação, uma vez que este equilíbrio interno seja alcançado, desenvolvendo a capacidade de transformar a própria realidade.

"O Mago" ensina a ser quem somos verdadeiramente e a libertar as concepções dualistas e estáticas do bem e do mal, do certo e errado, para enxergar a vida como um processo contínuo de aprendizado e crescimento, desenvolvendo uma consciência superior de si mesmo.

Veja abaixo algumas características do primeiro arcano do Tarot:

  • Os aspectos positivos aos quais devemos estar mais atentos neste ano são: persistência, consciência, criatividade, concretização, ideias, comunicação, diplomacia, oportunidades, inovação.
  • Os aspectos negativos que podem trazer problemas e adversidades são: manipulação, falsidade, ambição extrema, autoritarismo, problemas de estômago e cordas vocais.

Agora reflita: no dia a dia você consegue perceber mais suas atitudes relacionadas aos aspectos positivos ou negativos? Tem sentido problemas nas regiões do corpo relacionadas ao Mago?

+ Significado do arcano "O Mago"

+ O Mago e a construção da autoestima

É muito importante aprofundar a compreensão desses arquétipos e trabalhar com suas energias de forma integrada. Esta é uma forma de conseguir aproveitar as oportunidades e os ensinamentos trazidos por cada arcano, para terminar 2017 tendo superado desafios interiores que podem estar limitando sua vida até aqui.

Evento da autora

Ficou interessado no assunto? Joanita Molina, autora do artigo, está viabilizando um trabalho para ensinar a usar a energia desses arquétipos no ano de 2017. O evento será no Rio de Janeiro, no dia 29/07. Será realizada uma palestra para maior compreensão da energia de cada arquétipo e uma iniciação/sintonização nessa energia para desenvolver os aspectos positivos destes arcanos na sua vida. Mais informações pelo email: adonai.msla@terra.com.br

+ SOBRE TAROT

6 mitos sobre o tarot

Teste: qual arcano do tarot representa seu

momento?
Tarot x vidência: desmistificando o oráculo

Significados das cartas no amor

Esta matéria foi útil para você?

SOBRE O AUTOR
Joanita Molina

Joanita Molina

Mestra ascensa, líder espiritual e sacerdotisa de magia ascensional. Realiza os 8 rituais de luz do ano e 9 festivais de luz de gaya. www.adonai-iam.com.br / adonai.msla@terra.com.br

  • e-mail
  • Imprimir
E-mail para receber matérias da Revista

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

NOVAS MATÉRIAS A CADA 15 DIAS