Carregando pagina

Você > Autoconhecimento

O que significam sonhos repetidos e pesadelos

Mensagens do inconsciente sinalizam o que você precisa ajustar na vida

 

Quem nunca teve um pesadelo? E aquele sonho que costuma se repetir, talvez desde tenra idade? O que será que eles querem nos dizer? Um exemplo que pode lhe ajudar a entender essas simbologias é imaginar um pai chamando a atenção de um filho, o alertando para evitar uma situação. Quando o filho não ouve o conselho, a tendência é que o pai repita a lição a ser transmitida e até fale mais alto, numa tentativa urgente de que o filho o ouça. Pois é. O inconsciente faz o mesmo na nossa vida.

Em outras palavras, o inconsciente vai nos alertando por meio dos sonhos. Se a gente não presta atenção ou não entende o seu recado, ele nos enviará mais sonhos, retratando a mesma mensagem. Pode ser com cenários, pessoas e circunstâncias diferentes, embora o enredo seja o mesmo. Se não dá certo, ele repete um sonho. E isso já é capaz de nos deixar intrigados. "Nossa, sonhei de novo com isto! Que estranho...", costumamos pensar.

Mas se persistimos em não captar a mensagem do sonho repetido, então o inconsciente lança sonhos carregados com uma dramaticidade maior, como estratégia para ser realmente ouvido. E nos presenteia com um pesadelo. Assim como nos impactamos ao ver uma cena bem chocante, violenta ou radical num filme, o pesadelo tem esse efeito.

O que você está deixando passar despercebido?

Costumo brincar dizendo que o inconsciente também fica rouco de tanto gritar conosco por meio da repetição de sonhos ou de um alto teor dramático na história dos mesmos. Porque está com a voz desgastada por bater durante várias noites na mesma tecla, chamando nossa atenção para algo urgente que estamos deixando passar despercebido em nosso existir cotidiano.

No livro "O Caminho dos Sonhos" (ed. Cultrix), a autora, Marie-Louise von Franz, escreve: "pesadelos são sonhos substancialmente, vitalmente importantes. São eletrochoques que a natureza aplica em nós quando quer que despertemos", explica.

Embora nem sempre o pesadelo ocorra na sequência da repetição de um mesmo sonho, vale a pena anotarmos com uma atenção redobrada quando um deles se apresenta. Obviamente não existe uma receita para interpretar pesadelos. Cada caso é um caso. E o processo interpretativo é o que venho escrevendo (e continuarei a ampliar) em meus artigos. Ou seja, a ideia é focar na linguagem metafórica dos sonhos, quer estes venham carregados de dramaticidade ou simplesmente se repetindo. Mas, em ambos os casos, o caráter de urgência é grande, pois estamos muito provavelmente nos comportando de um jeito que não é o apropriado para o nosso atual momento. E convém despertar (desenvolver) uma atitude mais consciente, madura e responsável com determinada área, relação ou situação de vida.

Esta matéria foi útil para você?

SOBRE O AUTOR

Yubertson Miranda

Yubertson Miranda é numerólogo, astrólogo e tarólogo e é graduado em Filosofia. Ama encontrar significado nos eventos do dia a dia. É autor das análises numerológicas do Personare. Saiba mais »

contato: yubertson-revista@personare.com.br
  • e-mail
  • Imprimir
E-mail para receber matérias da Revista

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

NOVAS MATÉRIAS A CADA 15 DIAS