Carregando pagina

Você > Desenvolvimento Pessoal

O que é Reiki?

Entenda como essa técnica funciona e descubra benefícios | Glossário Personare

 
No Reiki, a energia atravessa os chakras Coronário e Cardíaco para ser transmitida pelas mãos (Imagem: iStock)

Segundo praticantes, o Reiki é uma técnica de canalização da energia universal, repassada através do toque e imposição das mãos. O nome Reiki significa Energia Vital (Ki), direcionada e mantida pela Sabedoria Universal (Rei). O objetivo dessa prática é restabelecer, por meio de limpeza, desbloqueio e ativação de seus chakras e meridianos, o equilíbrio energético vital "Ki" da pessoa que recebe o tratamento, harmonizando-a e equilibrando-a energeticamente para ativar o sistema de autoequilíbrio e restaurar a saúde.

Origem

Essa prática, redescoberta no Japão no início do século XX, remonta a antiga arte budista de canalizar a energia através das mãos. A captação dessa energia se dá por uma sintonização mental, em que a energia entra pelo chakra Coronário do reikiano, localizado no alto da cabeça, passa pelo chakra Cardíaco, localizado na área do coração, e de lá é distribuída para as mãos, por onde é transmitida a energia Reiki para outra pessoa - o cliente, no caso.

Como funciona?

Na aplicação do Reiki há uma recomposição da energia vibracional da pessoa, também conhecida como aura. Como a vibração da energia Reiki é de frequência mais alta, as energias dissonantes tendem a buscar o equilíbrio, ou seja, aumentar o padrão vibratório, limpando e reativando nossos centros de energia, meridianos e padrões energéticos. Dessa forma, a energia flui em perfeita harmonia e equilíbrio.

Benefícios

As forças de frequências mais lentas podem ser causadas pelas disfunções e desequilíbrios emocionais, mentais e físicos. O Reiki ajuda a revigorá-las, ajudando a eliminar bloqueios e promovendo o equilíbrio do ser, de forma gradual e uniforme. Essa técnica direciona as energias necessárias aos pontos do corpo que mais necessitam de tratamento."Essa técnica direciona as energias necessárias aos pontos do corpo que mais necessitam de tratamento."

Como o Reiki traz à tona a verdade de cada um e uma maior compreensão de seu universo pessoal, eliminam-se conflitos internos e externos. A partir daí, a pessoa reassume o seu bem-estar e a sua ligação de amor consigo mesma, retornando ao seu estado original de equilíbrio, saúde, sucesso, harmonia, paz e felicidade.

Quando nós absorvemos ou retemos energia em forma de emoções negativas, como mágoas, medos, raiva ou inveja, podemos não nos dar conta disso, até que essas energias negativas cheguem ao nível físico, causando incômodos, dores e desequilíbrios. Para interromper esse processo, devemos identificar por que atraímos esse tipo de sentimento, para revertê-lo. Primeiro devemos criar emoções menos nocivas, depois passar pelas neutras e, finalmente, chegar a um nível positivo. A reação natural do corpo físico é, neste caso, o de se equilibrar.

Aplicações

O Reiki pode ser usado tanto para a autoaplicação quanto para aplicação em outras pessoas, ambientes, objetos e animais. Quando se aplica o Reiki, tanto o reikiano quanto a outra pessoa se beneficiam dessa energia."Quando se aplica o Reiki, tanto o reikiano quanto a outra pessoa se beneficiam dessa energia."

Todo esse processo ocorre sem perda de energia (Ki) por parte do reikiano, pois a energia utilizada não é a dele, mas a do Universo, portanto não há desgaste. A energia Reiki que passa através dele para a outra pessoa ou ambiente, também o equilibra.

Esta terapia que cuida da pessoa como um todo, atuando nos níveis físico, emocional, mental, e espiritual. Em caso de problemas nesses setores, vale procurar a ajuda de um terapeuta. Desde que haja dedicação, qualquer pessoa pode estudar para aplicar o Reiki em si e nos outros. O objetivo é contribuir para harmonizar alguma área da vida, com base no dia a dia de cada um.

Há contraindicações?

O Reiki pode complementar todos os tipos de tratamentos e terapias, sejam eles de saúde ou holísticos, ampliando os efeitos positivos dessas técnicas sem qualquer contraindicação.

Curiosidades

Não é necessário acreditar no Reiki para que ele se propague ou faça efeito. A terapia independe de nosso estado físico, mental ou emocional para agir. O Reiki não é nenhuma doutrina ou religião, não está vinculado a nenhuma seita ou tradição e não se submete a nenhuma outra lei que não seja a da Energia Cósmica Universal, a Luz Pura e Divina.

Quando se é iniciado em Reiki, a pessoa desperta a sua essência, a sua ligação com o Cosmo. É um ato de união entre a essência divina do universo e a essência divina do seu ser. Ser reikiano é transcender os limites que os sentimentos e pensamentos mal resolvidos causam ao ser humano, é se colocar em plena harmonia com o todo.

Nossos especialistas

- Simone Kobayashi é terapeuta holística e ministra cursos de Geoterapia e de todos os níveis de Reiki.

- Solange Lima é terapeuta holística e numeróloga. Em seus atendimentos, alia a Numerologia a técnicas como Florais, Aromaterapia, Cromoterapia, Shiatsu, Reflexologia e Reiki.

- Adriana Feijó é psicóloga com especialização em Psicologia Transpessoal e mestrado em Reiki Xamânico.

Bibliografia:

+ de Reiki

+ de Reiki
Conheça os níveis de aprendizado do Reiki - Por meio de cursos, aluno pode aplicar técnica e se beneficiar dela
+ de Reiki
Reiki e as nossas emoções - Técnica ajuda a lidar com os sentimentos de modo mais consciente
+ de Reiki
Autoaplicação de Reiki é possível? - Entenda como o reikiano pode fazer uso da técnica em benefício próprio

Esta matéria foi útil para você?

SOBRE O AUTOR

Equipe Personare

Nós, da equipe Personare, também estamos em um processo constante de conhecimento sobre nós mesmos, sobre o mundo e sobre as relações humanas. Saiba mais »

contato: conteudo@personare.com.br
  • e-mail
  • Imprimir
E-mail para receber matérias da Revista

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

NOVAS MATÉRIAS A CADA 15 DIAS