Equipe Personare
Por Equipe PersonareLeia em 2 min.18/06/2015 Atualizado em 25/06/2018

Monte uma festa junina alternativa

Dicas de Feng Shui, Cromoterapia, receitas e mais para uma festa natural

Monte uma festa junina alternativa

Além da chegada de temperaturas mais frias, o inverno também simboliza a época das famosas festas juninas. Cheias de comidas de dar água na boca e decorações coloridas, as festas têm um lugar de destaque no coração de muitos brasileiros, que gostam de frequentá-las ou não abrem não de fazer sua própria comemoração.

Se você está pensando em organizar uma festa junina, que tal apostar em uma versão mais natural e saudável do evento? Dicas de Feng Shui, Cromoterapia, receitas e até moda podem ajudar você a montar uma comemoração alternativa e cheia de boas energias. Aprenda a customizar uma roupa junina, confira sugestões de decoração e descubra como fazer quitutes típicos e deliciosos. Confira abaixo.

Prepare quitutes saudáveis e saborosos

Festa junina de verdade deve ter muita comida boa, como milho verde cozido, batata-doce assada, caldos e sopas. Mas na hora das sobremesas, pode ser difícil escapar do exagero no consumo de açúcar. Segundo a coach em Saúde Integrativa, Melissa Setubal, preparar um bolo de fubá pode ser uma opção mais saudável. “Esse prato deve ser feito com milho, que oferece muitos benefícios para a saúde. Além disso, as fibras presentes na receita ajudam na sensação de saciedade e no bom funcionamento dos intestinos, além de oferecerem vitaminas que auxiliam no controle do estresse e na melhora da visão”, ensina a especialista.

Confira abaixo a receita de bolo de fubá de Melissa Setubal. Segundo ela, este prato oferece o melhor dos dois mundos: uma sobremesa feita de milho, sem o malefício do açúcar. Nesta preparação, também não há ingredientes com glúten ou laticínios. Dê preferência a ingredientes orgânicos e artesanais, para ficar ainda mais saudável e especial.

Bolo de Fubá

Serve de 8 a 10 pessoas / Preparo: 15 a 20min / Cozimento: 50min / Pronto em: 1h10

Ingredientes

  • 2 xícaras de fubá fino
  • 2 ovos caipiras
  • Polpa de 1 coco seco
  • 500 ml de água morna
  • 1 xícara de mel
  • 3 colheres de sopa de óleo de coco
  •  ½ colher de bicarbonato de sódio

Modo de preparo

Pré aqueça o forno em temperatura baixa. Bata no liquidificador a água com o coco até virar um leite (cerca de 5 minutos na potência máxima). Acrescente os ovos, o mel, 2 colheres do óleo de coco e bata por mais 2 minutos para misturar.

Em uma tigela inox grande, coloque o fubá e incorpore os líquidos. Acrescente o bicarbonato e misture.
Unte uma assadeira retangular de vidro pequena com a outra colher de óleo de coco e despeje a massa. Asse por cerca de 45 a 50 minutos, deixando o bolo bem úmido, mas firme.

Obs: você pode comprar o coco seco, quebrar e retirar a polpa em casa. Ou verificar se o lugar onde você compra o coco faz esse serviço para você. Muitos mercados hoje em dia vendem a polpa do coco seco já descascado, in natura ou congelado.

Cromoterapeuta sugere azul e laranja na decoração

Festa junina é sempre um sinal de muita alegria e diversão. Por conta de toda essa energia, a cromoterapeuta Solange Lima sugere usar cores quentes e vibrantes na decoração. A especialista sugere apostar em itens alegres e de todas as cores, dando preferência a mais chamativas, como o laranja, por exemplo. Segundo ela, além de alegre, essa cor ajuda a manter determinado ambiente equilibrado, quebrando a inflexibilidade e a rigidez das pessoas.

“O laranja ainda traz animação e descontração ao ambiente. Se você quer uma festa divertida, abuse dessa cor na decoração. O azul também pode ser usado nas festas juninas, pois oferece jovialidade e calma ao mesmo tempo. Uma dica é combiná-lo com outras tonalidades, já que a cor estimula o convívio em grupo, sendo ideal para festas e reuniões”, explica Solange.

Pretende usar roupas típicas na festa? Segundo a cromoterapeuta, se você quer ser notado e marcar presença, transmitindo alegria e destaque, opte pela cor amarela. Uma boa combinação para as mulheres é um vestido de chita nas cores amarelo, azul, rosa e laranja, para dar um toque de ousadia. Para os homens, a especialista sugere uma camisa xadrez nas cores amarelo, laranja e azul. “A cor rosa estimula o afeto e o amor. Então se o seu desejo é conquistar alguém, em uma união duradoura, invista nessa cor”, reforça Solange.

Feng Shui ajuda a ter festa alegre

Aplicar algumas dicas de Feng Shui na decoração da festa junina pode ser uma ótima oportunidade de criar um ambiente aconchegante e cheio de boas energias. A especialista em Feng Shui, Cris Ventura, ensina a fazer uma linda festa, sem precisar gastar muito.

Bandeirinhas

As bandeirinhas podem ter as cores dos cinco elementos do Feng Shui: azul marinho (Água), verde (Madeira), vermelho (Fogo), amarelo (Terra) e branco (Metal).

Toalha de mesa

Alegria, alto astral e muita energia são características das festas juninas. Então não podem faltar alguns tons de laranja, que podem ser usados nas toalhas de mesa.

Acessórios

Que tal encher de cor o que geralmente é sempre branco? Aposte em copos, guardanapos e pratos coloridos. Para fazer a alegria das crianças, inclua em sua festa junina algumas lanternas, cataventos e balões – as crianças adoram!

Segundo Cris Ventura, uma boa inspiração para a decoração as 7 cores do arco-íris: violeta, azul-índigo, azul-claro, verde, amarelo, laranja e vermelho. “A multiplicidade de cores garante muita energia e alegria, sendo uma aposta que agrada a todos, já que cada pessoa tem uma cor preferida e vai encontra-la no meio da festa. Porém, lembre-se que é sempre bom incluir flores brancas pelos cantos da festa para garantir a harmonia em um ambiente cheio de gente”, ensina a especialista.

Faça você mesmo: vestido de festa junina

Quando as pessoas são convidadas para uma festa junina, geralmente o primeiro impulso é comprar algo pronto. Acontece que, logo em seguida, essa roupa cai em desuso e não é usada novamente. Uma excelente dica para essas ocasiões é utilizar como base algumas roupas que já possui em seu guarda-roupa, aplicando os famosos retalhos coloridos. As dicas abaixo foram preparadas pela design de moda Keka Ribeiro. Ela ensina a produzir uma fantasia bem bacana, evitando o desperdício e utilizando recursos sustentáveis.

Segundo a especialista, o charme das roupas femininas para a festa junina está na saia bem rodada, na cintura marcada e nos detalhes caprichosos, como rendas e laços. Para elaborar uma linda roupa caipira, escolha os seguintes materiais:

Vestido tipo princesa, daqueles que têm a cintura marcada e a saia bem rodada. Pode ser colorido, neutro ou estampado – até em preto e branco serve. Caso não tenha um vestido, aposte na combinação de camiseta tipo t-shirt com a cintura marcada (evite estampas frontais e localizadas), com uma saia rodada, de preferência curta, que combine com a camiseta já escolhida.

Para ficar ainda melhor

  • Use meias calças. Elas ajudam a proteger dos dias frios de junho e ainda deixa você mais à vontade, no caso das saias mais curtinhas. Escolha opções coloridas. Podem ser estampadas, mas que combinem com a cor da roupa e os detalhes.
  • Use retalhos coloridos e diversos. Você pode consegui-los através uma costureira vizinha ou pode recortar uma roupa que você não usa mais. Se escolher as peças de roupa em tecidos lisos (sem estampas), utilize retalhos com estampas. Mas, se escolher as peças com estampa (florais, listrados e xadrezes), utilize retalhos coloridos, porém sem estampa.

Como aplicar os detalhes

Você pode costurar, com pontos bem soltos, os apliques nas peças, de modo que após a festa você poderá cortar as linhas e reutilizar as roupas. Ou pode costurar com linhas coloridas e mais grossas, que deixarão à fantasia ainda mais alegre. Para os que não sabem costurar, nos armarinhos também podemos encontrar colas para tecidos, que são acessíveis e funcionam muito bem. Seja criativo, proteja nosso planeta e faça desse momento uma diversão!

Passo a passo de traje masculino para festa junina

Os homens e meninos costumam usar a boa e velha camisa xadrez e uma calça jeans com retalhos. Segundo a design de moda Keka Ribeiro, essa opção é ótima, já que permite reutilizar várias vezes as peças. Mas, para quem deseja inovar e fazer um estilo diferente, ela ensina:

  • Escolha uma camiseta colorida, lisa ou listrada, com aplique de retalhos em xadrez. Você pode usá-la com uma bermuda ou calça jeans, também com retalhos aplicados. Depois adicione um suspensório, que pode ser encontrado em brechós ou elaborado com fita de cetim.
  • Coloque uma jardineira ou um macacão jeans. Essa peça bem caricata pode ser encontrada no guarda-roupa de um amigo ou em brechós, a preços bem acessíveis. É uma ótima opção e ficará linda com apliques de retalhos coloridos e um chapéu de palha.

Para ficar melhor

Retalhos coloridos e diversos. Você pode consegui-los através uma costureira vizinha ou pode recortar uma roupa que você não usa mais. Se escolher as peças de roupa em tecidos lisos (sem estampas), utilize retalhos com estampas. Mas, se escolher as peças com estampa (florais, listrados e xadrezes), utilize retalhos coloridos, porém sem estampa.

Como aplicar os detalhes

Você pode costurar, com pontos bem soltos, os apliques nas peças. A ideia é que após a comemoração você corte as linhas e reutilize as roupas. Ou pode costurar com linhas coloridas e mais grossas, que deixarão à fantasia ainda mais alegre. Para os que não sabem costurar, nos armarinhos também podemos encontrar colas para tecidos, que são acessíveis e funcionam muito bem. Seja criativo, proteja nosso planeta e faça desse momento uma diversão!

Equipe Personare

Equipe Personare

Nós, da equipe Personare, também estamos em um processo constante de conhecimento sobre nós mesmos, sobre o mundo e sobre as relações humanas.