Carregando pagina

Carreira e Dinheiro > Aperfeiçoamento Profissional

Mentalização produtiva no trabalho

Programe sua mente para ter um desempenho satisfatório na profissão

 

Você sente cansaço, desmotivação ou desgaste no dia a dia em seu trabalho? Isso é muito comum nos dias de hoje. É claro que todos temos momentos mais leves, mas existem dias ou mesmo períodos em que achamos que não vamos conseguir cumprir todas as nossas tarefas, que não suportamos mais tanta pressão no trabalho... que a corda vai se romper! E muitas vezes se rompe mesmo.

Para suavizar esta realidade estressante, neste mundo de ações e pensamentos acelerados, proponho desenvolvermos o hábito de voltarmos nossa atenção para nós mesmos. Consegue perceber que quando a agitação se estabelece, seus pensamentos estão voltados para o passado ou para o futuro? Que você está sempre - ou quase sempre - se "pré-ocupando" com alguma coisa? Reflita um pouco sobre esta ideia. Seja sincero. Assuma a verdade de que nunca está no "presente momento" quando isso acontece. Chamo de presente momento o aqui e agora, onde mora a percepção de nós mesmos vivendo de forma intensa.

Longe das limitações, perto da criatividade

É claro que muitas vezes temos que pensar em nossos afazeres, nos organizar, refletir em como resolver isso ou aquilo. Mas a intensidade com a qual ficamos presos a estes pensamentos é inútil e antiprodutiva. Acabamos sempre repetindo comportamentos com base em soluções já experimentadas anteriormente. Ou seja, com esta atitude, nos privamos do benefício de olhar e resolver as coisas de uma forma inovadora e criativa, a cada momento. Faz sentido para você?

Isso significa dar a si mesmo a oportunidade de colapsar uma nova realidade escolhida entre as mil possibilidades criativas possíveis. Em outras palavras, o contato com uma mente atenta e livre das limitações de memórias nos conduz a resoluções diferentes e positivas todo o tempo. E o que é melhor: de forma segura e tranquila.

Bom, se continua lendo o texto é por que de certa forma faz muito sentido para você. Sendo assim, o que eu gostaria de propor é um treinamento de presença, durante um mês. A responsabilidade, como tudo em sua vida, é sua. Neste período de trinta dias, se você tiver compromisso e disciplina na realização do exercício da presença, sua vida já terá mudado muito para melhor. Entenda abaixo os seis passos necessários para programar sua mente e produzir mais no trabalho.

Primeiro passo: comprometimento

Comprometa-se seriamente com você. Mesmo que não acredite muito inicialmente, ao menos dê a si mesmo a oportunidade de experimentar mudar as coisas para melhor.

A primeira semana pode não ser muito fácil, pois o hábito ainda não terá sido criado em sua vida. Mas não desista nunca! O próximo minuto pode ser aquele no qual o salto para um novo hábito mais produtivo pode se realizar. Persista sempre! Use toda a sua vontade de ter uma vida mais equilibrada e feliz.

Segundo passo: entre em contato com você

Todos os dias reserve 15 minutos assim que acordar para entrar em contato com o seu corpo e com sua mente. Assim que despertar, lembre-se que hoje você permite que tudo caminhe dentro da criatividade absoluta, mesmo que a situação de vida atual ainda não reflita isso. Busque sentir a alegria desta manifestação já agindo em seu dia ou ao menos a satisfação da possibilidade desta decisão. Repita "Seria tão bom se...", e complete a frase de acordo com o seu desejo, sentindo o prazer desta ideia como uma possibilidade.

Se achar melhor, imprima as afirmações abaixo e leia ou grave em seu celular, escutando sempre que achar necessário. Tudo que nós sentimos pode se tornar verdade, mesmo que ainda não tenha se materializado no plano físico. Todo pensamento esta sempre na eminência de se realizar, portanto tenha cuidado com o que idealiza.

Afirmação

Saúdo o dia de hoje com otimismo e amor.

Saúdo o sol e toda a natureza com muito respeito e gratidão.

Aceito e assumo minha mente ilimitada, pronta para as novas possibilidades em todo o meu dia de hoje.

Saúdo com igual respeito, todas as pessoas que interagirem comigo hoje.

Saúdo a minha própria Presença no agora que me traz equilíbrio, segurança, determinação, discernimento, compaixão, aceitação, desapego e amor incondicional. Acredito no fluxo da vida fortificando minha saúde física, mental e emocional. Estou bem e que todo o planeta seja beneficiado com isso.

Felicito o agora!

TTerceiro passo: respiração e exercício

Ao acordar, respire profundamente 3 vezes. Dê total atenção ao seu corpo físico. Sinta como ele está, espreguice, alongue-se. Ainda deitado, se quiser, coloque as pernas para cima e dê 120 pedaladas, sempre pensando em avançar para o bem-estar (o exercício melhora a sua circulação sanguínea, trabalha os músculos da perna, glúteo e diafragma, sem sobrecarregar a coluna). Antes de baixar as pernas e descansar por um minuto, segure os pés com as mãos mantendo as pernas esticadas (se não der para segurar os pés, basta manter as pernas esticadas para cima, sempre dentro de suas possibilidades).

Entre esse e o próximo passo, observe como seu corpo está. Agradeça a ele por fazer com que você esteja vivo aqui e agora, e se proponha a cuidar dele com ainda mais responsabilidade hoje.

Quarto passo: poder pessoal

Sente-se ou se coloque em pé, tomando consciência de seu corpo e de sua mente dentro dele. Mantenha contato com sua respiração e assuma seu poder pessoal de realização criativa agora (fora da limitação de memórias). Imagine a vontade que teria de se livrar de alguém que tenta lhe manter em baixo da água. Pense na força e na determinação que essa possível situação lhe traria. Uma vontade ligada á sobrevivência, certo? Então use essa mesma determinação para assumir seu Poder Pessoal em direção ao novo. Ou seja, esteja pronto e determinado para encarar com liberdade e leveza as novas oportunidades do novo dia.

Quinto passo: diga não aos pensamentos negativos

Experimente monitorar, na maior parte do tempo, seus pensamentos negativos gerados por memória. Quando identificá-los, repita mentalmente: "são apenas pensamentos baseados no passado e eu acabo com eles, assumindo a liberdade de poder escolher entre outras mil possibilidades".

Sexto passo: observação

Durante qualquer atividade no trabalho, tente observar quais sentimentos determinada tarefa aflora em você no momento presente. Sem julgamento, aceite que é isso que tem no momento e que - com tranquilidade - tudo vai se resolver e as dificuldades vão virar passado. Respire profundamente e lembre-se de desejar e permitir que as novas possibilidades se materializem. Só no agora a criatividade pode aparecer.

Este hábito lhe conduzirá em pouco tempo a uma postura de mais segurança, tranquilidade e discernimento em relação ao seu trabalho. A criatividade e as resoluções assertivas se realizarão naturalmente com o passar dos dias.

Simplesmente faça o que estou propondo. Não racionalize ou julgue, pois assim você poderá perder tempo e oportunidades. A vivência é o que faz mudar nossa mente. Permita-se fazer diferente ou até fazer "a diferença". A responsabilidade é toda sua em relação ao tipo de vida que quer ter. Aprenda aos poucos a produzir mais com menos estresse. Comece agora!

Esta matéria foi útil para você?

SOBRE O AUTOR

Regina Restelli

Terapeuta holística que vem desenvolvendo um inovador trabalho de autoconhecimento e autocura, baseado nos princípios da Física Quântica. Promove Grupos de Meditação em todo o país. Saiba mais »

contato: sanatkumara.tera@gmail.com
  • e-mail
  • Imprimir
E-mail para receber matérias da Revista

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

NOVAS MATÉRIAS A CADA 15 DIAS