Carregando pagina

Saúde > Prevenção e Cuidados

Lavanda ameniza estresse

Saiba como esse óleo essencial pode lhe ajudar a relaxar

 

Quem não gostaria de acordar de manhã, abrir a janela e visualizar um lindo campo de lavanda iluminado pelos raios de sol e trazendo um despertar mais vivo? Não é revigorante? Não dá uma sensação boa logo de manhã? Isso seria possível se estivéssemos em Provence, na França.

Um dos cartões postais da Provence são os campos de lavanda. A cor, o aroma, a textura das florzinhas retorcidas é a cara desse recanto da França. Lá é o berço das essências, cheiros e aromas.

E o que dizer das propriedades do óleo essencial de lavanda? Aquele cheiro bom que exala e deixa todo mundo calminho, relaxado, menos ansioso e ainda ajuda a dormir melhor...

Cheiros e emoções

As plantas e flores são um dos recursos mais antigos utilizados na saúde. Mas o que pesquisas recentes revelam é que através da inalação dos óleos essenciais produzidos por elas podem agir positivamente sobre o físico, além de influenciar o emocional. Segundo o Sense of Smell Institute, uma fundação americana para pesquisa do olfato, ao inalarmos um aroma, ele vai, em segundos, direto para o sistema límbico, onde está o hipotálamo, a parte do cérebro que processa pensamentos e emoções. O sistema olfativo transforma os componentes químicos inalados em impulsos neurológicos, que atingem diferentes áreas cerebrais. Esses impulsos chegam a glândulas, inicialmente no cérebro, que estimulam nosso sistema de defesa. Isso acaba também influenciando a zona cerebral onde nascem as emoções.

Alguns estudos comprovam os efeitos do óleo essencial de lavanda no estado de relaxamento e na melhora de estados depressivos. Em uma pesquisa realizada na Universidade de Miami (Touch Research Institute) e publicada no Jornal Internacional de Neurociências, adultos expostos a lavanda mostraram aumento da potência beta, sugerindo maior relaxamento.

A lavanda trabalha o equilíbrio da alma, ela age nas polaridades yin e yang. Ajuda a combater sentimentos inflamados, estresse mental e dores de cabeça.

O óleo essencial de lavanda pode ser um aliado no seu dia-a-dia. Quando precisar relaxar, faça uma massagem utilizando óleo vegetal de semente de uva com algumas gotinhas do óleo essencial de lavanda. Ou, se preferir, coloque três ou quatro gotas do óleo de lavanda no aromatizador elétrico ou aromatizador de ambiente. Outra dica é fazer um escalda-pés com algumas gotinhas de lavanda antes de dormir.

Não esqueça:consulte sempre um aromaterapeuta para sua orientação.

Esta matéria foi útil para você?

SOBRE O AUTOR

Solange Lima

Terapeuta holística e numeróloga. Utiliza técnicas como Florais, Aromaterapia, Cromoterapia, Shiatsu, Reflexologia e Reiki. Realiza atendimentos em São Paulo. Saiba mais »

contato: solange@solangelima.net
  • e-mail
  • Imprimir
E-mail para receber matérias da Revista

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

NOVAS MATÉRIAS A CADA 15 DIAS