Tahiana Ferraço
Por Tahiana FerraçoLeia em 5 min.16/10/2015 

Laranja: o óleo essencial da alegria

Aroma também ameniza estresse, previne doenças e faz bem para pele

Laranja: o óleo essencial da alegria

A laranja é uma fruta muito presente em nossa alimentação e empregada em muitos segmentos da indústria: perfumaria, cosmética e até na Aromaterapia. O óleo essencial de Laranja, em geral, possui cheiro cítrico, fresco e intenso, com uma pequena diferenciação entre aromas doces e levemente amargos. É considerado o óleo da alegria, do prazer de viver. Ele tem a propriedade de estimular o positivismo e a sensação de bem-estar, é como trazer para dentro de si a brisa fresca de uma manhã de primavera, com o suave calor dos primeiros raios de sol, que aquecem e iluminam.

Curiosidade

A laranjeira é uma das árvores frutíferas mais cultivadas e estudadas em todo o mundo, e faz parte da família botânica das Rutaceae, da qual pertencem todos os cítricos. Ela é nativa da Ásia, embora sua origem seja controversa. Há quem diga que a árvore é originária da China, enquanto outros dizem que a espécie surgiu na Índia. Mas o fato é que a laranjeira só foi introduzida na Europa mais precisamente na Sicilia (Itália), por volta do século XII, através dos viajantes árabes. Após se espalhar pela Europa, a laranjeira só chegou à América do Sul com a vinda dos portugueses, por volta do século XV.

Existem dois tipos de árvores, das quais são extraídos os óleos essenciais de Laranja – a laranjeira doce e a laranjeira amarga. Da primeira é retirado o óleo essencial de Laranja Doce (Citrus aurantium v. dulcis) e da segunda o óleo essencial de Laranja Amarga (Citrus aurantium v. amara). Ambos produtos são obtidos através da extração por pressão a frio da casca. A diferença é que o óleo de Laranja Doce é retirado da fruta madura, enquanto o de Laranja Amarga, da fruta ainda verde. Da árvore de laranjeira amarga ainda são extraídos outros dois óleos essenciais muito apreciados na Aromaterapia e perfumaria, que são o óleo essencial de Petitgrain (extraído das folhas da árvore) e o óleo essencial de Néroli (extraído das flores). Este último, por ser tão delicado, possui valor de comércio alto.

Óleo essencial alivia estresse e até depressão

O óleo essencial de Laranja (tanto da variedade doce quanto amarga) libera a energia estagnada no corpo, ajudando a ter mais serenidade e tranquilidade para lidar com emoções fortes e destrutivas, como a raiva e o ódio.

Ele ajuda a aliviar o estresse, o nervosismo e a depressão. Ótimo para pessoas que se sentem desanimadas ou desencorajadas diante de situações adversas. Traz movimento e força para agir de forma positiva.

Pessoas muito sérias, que levam tudo a “ferro e fogo” e praticamente se esqueceram das coisas boas da vida, também se beneficiam com o uso deste óleo, pois ele resgata o “viver” de forma mais leve e prazerosa, despertando a vontade de sorrir. Momentos de mudanças e insegurança também encontram acolhimento no óleo essencial de Laranja, que traz encorajamento para seguir em frente, livrando-se das preocupações e medos.

Óleo Essencial de Laranja faz bem para corpo e pele

No corpo, o óleo essencial de Laranja é utilizado para combater gases, cólicas estomacais e intestinais, falta de apetite, prisão de ventre e diarreia. Ele ainda estimula a vesícula biliar a produzir bílis, que facilita a digestão e a eliminação de gorduras. É um ótimo óleo para tratar da insônia relacionada à ansiedade, além de ser muito eficiente no combate de gripes e resfriados, ajudando, inclusive, a baixar a febre.

Esteticamente trata de peles congestionadas, eliminando toxinas. Por quebrar as moléculas de gordura, é excelente quando aplicado nas massagens de drenagem para ativar a circulação local, melhorando a celulite. Por conter vitamina C, atua também como antioxidante, sendo empregado no tratamento de rugas e peles secas.

Cuidados

Por ser um óleo essencial cítrico, ele contém em sua composição química substâncias que causam fotossensibilidade na pele. Por isso, após utilizá-lo em massagens ou banhos, recomenda-se evitar a exposição ao sol. Caso haja exposição, é imprescindível usar um protetor solar com FPS acima de 30, imediatamente após o término da massagem.

Quando utilizado por gestantes ou crianças, deve ser bem diluído em um óleo vegetal ou outra base neutra para não correr o risco de dar alguma reação alérgica, já que a pele, nestes dois casos, é muito delicada. A superdosagem e o uso prolongado podem ocasionar irritação em peles sensíveis.

Como usar?

Para acalmar os nervos e revigorar

Coloque 1 gota do óleo essencial de Laranja no aromatizador pessoal (que é uma espécie de colar de cerâmica).

Para relaxar e dormir bem

No quarto, pingue 15 gotas do óleo essencial de Laranja no aromatizador elétrico, 10 minutos antes de deitar, e deixe na tomada a noite toda.

Faça um spray para travesseiro: em uma embalagem spray coloque 90% de água e 10% de álcool de cereais. Pingue de 10 a 20 gotas do óleo essencial de Laranja, feche e agite bem antes de usar. Borrife o spray sobre o travesseiro 5 minutos antes de deitar (cuidado com roupas de cama branca, pois por ter coloração amarelada o óleo pode manchar o tecido).

Uma outra opção é pingar 1 gota de óleo essencial de Laranja em uma bola de algodão e colocá-la dentro da fronha do travesseiro.

Para cuidar do corpo

– Massagem anticelulite: em 2 colheres (sopa) de óleo vegetal de semente de uva, pingue 4 gotas de óleo essencial de Laranja e massageie toda a região das coxas, glúteos e abdômen com movimentos circulares, em sentido horário, de baixo para cima, levando sempre os fluidos corporais para a região da virilha. Aplicar 1 vez ao dia, de preferência à noite para não haver exposição ao sol, durante três semanas. Pare por uma semana e então retome o tratamento.

– Máscara rejuvenescedora e clareadora facial: prepare primeiro a argila, colocando em um recipiente 1 colher (sopa) de argila branca, com a mesma medida de água. Mexa bem até formar uma pasta homogênea. Depois de pronta, pingue 1 gota do óleo essencial de Laranja e misture bem. Com a ajuda de um pincel ou mesmo com os dedos, passe a máscara por todo rosto e pescoço. Deixe agir por 20 minutos e em seguida retire com gaze úmida. Use protetor solar imediatamente após a aplicação. Utilize esta máscara uma vez por semana, até obter o clareamento da mancha.

Tahiana Ferraço

Tahiana Ferraço

Aromaterapeuta Clínica. Realiza atendimentos voltados aos tratamentos corporais e emocionais através dos óleos essenciais puros, florais do sistema Saint Germain, massagens aromaterápicas, reflexologia e ervas medicinais.