Carregando pagina

Amor > Sexualidade

Equilibrar Chakras pode aumentar a libido

Centros de energia do corpo estimulam viver melhor a sexualidade

 
1 - Chakra Básico / 2 - Chakra Sacro

Você já parou para perceber como está seu desejo sexual? A resposta para esta questão pode ter relação com dois centros de energia do corpo, localizados na coluna vertebral, também chamados de Chakra Básico e Chakra Sacro (ver imagem ao lado).

Afinal, é durante o sexo que o nível de energia aumenta consideravelmente e provoca um aumento proporcional na quantidade de energia que flui através dos Chakras. Essa energia sexual carrega esses centros energéticos do corpo e faz com que o casal sinta-se revigorado e relaxado, com uma sensação de satisfação, que independe de circunstâncias externas. A libido é a energia primordial de todos os instintos de vida e da atividade criativa humana. E pode ir além da questão sexual, pois ela também simboliza instintos básicos de sobrevivência.

Os Chakras e a relação com a libido

Os Chakras Básico (localizado na altura dos órgãos genitais) e Sacro (localizado quatro dedos abaixo do umbigo) são associados à energia sexual e libido. Eles têm relação com a sobrevivência, o impulso sexual, e um senso de poder."Os Chakras Básico (localizado na altura dos órgãos genitais) e Sacro (localizado quatro dedos abaixo do umbigo) são associados à energia sexual e libido. Eles têm relação com a sobrevivência, o impulso sexual, e um senso de poder."

O Chakra Básico está relacionado às gônadas (glândulas sexuais) e governa o sistema reprodutor. Ele atua em questões do corpo físico, distribuindo o impulso de vida e os desejos. Também representa a vontade, o poder e o instinto de sobrevivência. É a ligação com a Terra. Quando este Chakra encontra-se em funcionamento saudável e harmônico, observamos que aspectos de sobrevivência, conhecimento, autorrealização, valores relacionados à segurança financeira e material, sexo, longevidade e prazer funcionam de modo adequado na vida da pessoa.

O Chakra Sacro é responsável pela energia da criatividade e do impulso emocional, bem como sensações e desejos sexuais. Quando está equilibrado atua nos sentimentos que fluem livremente e são expressos. O indivíduo, neste caso, está aberto à intimidade e pode ser passional e vívido, além de não ter nenhum problema em lidar com sua sexualidade e libido. No entanto, se a pessoa tende a ser dura, fria ou indiferente, significa que o Chakra Sacro está funcionando de forma lenta ou insuficiente. Neste caso, o indivíduo não está muito aberto às pessoas. Por outro lado, se este Chakra estiver funcionando excessivamente, a pessoa tende a ser muito emocional, além de desequilibrada na esfera sexual.

Esse já é um bom começo para começar a observar como está fluindo o nível de energia por esses centros. No entanto, é importante levar em consideração de que no caso de baixa ou excessiva libido não é somente o aspecto energético que deve ser observado. Nesses casos, a pessoa deve buscar também a causa do desequilíbrio sexual em questões de ordem emocional ou física.

Equilibrando os Chakras e sua sexualidade

Quando funciona de modo insuficiente, o Chakra Básico traz insegurança e baixa autoestima. Quando funciona excessivamente, provoca ganância e materialismo. No nível físico, se relaciona aos órgãos sexuais, ossos, intestino e sistema linfático. Em equilíbrio, permite a rápida recuperação em situações de estresse e combate o envelhecimento precoce.

Para equilibrar o Chakra Básico, use roupas vermelhas (essa é a cor desse Chakra) ou mentalize a cor na região da base da espinha. Outra possibilidade para ajudar a ativá-lo é usar perfume ou óleo essencial contendo cedro, andar descalço na terra ou grama e apreciar a natureza e seus sons.

O Chakra Sacro regula o desejo de ultrapassar os obstáculos e simboliza a forma que encaramos nossas responsabilidades cotidianas. Em desequilíbrio, provoca depressão. Quando superativado, foca de forma exagerada na sexualidade. No corpo físico, rege os sistemas de digestão e reprodução e por isso seu desequilíbrio pode refletir problemas nos intestinos e pressão baixa.

Para equilibrar o Chakra Sacro, imagine uma luz laranja (a cor deste Chakra) iluminando a área abaixo do umbigo. Outra possibilidade para ajudar a ativá-lo é usar aromas de sândalo e ylang-ylang, escutar melodias com instrumentos de sopro, contemplar o luar ou mergulhar em águas doces e límpidas.

Além disso, as terapias complementares como Reiki, Cromoterapia, Terapia Floral, Terapias Xamânicas e Radiestesia também podem auxiliar efetivamente no equilíbrio dos nossos Chakras Inferiores, promovendo melhoras consideráveis em aspectos como autoestima, poder pessoal, sexualidade e relacionamentos de modo geral.

Que tal começar a equilibrar seus Chakras e resgatar seu poder pessoal?

Esta matéria foi útil para você?

SOBRE O AUTOR

Adriana Feijó

É psicólogacom formação em Psicologia Transpessoal. Pesquisadora e estudiosa de técnicas como Reiki, Xamanismo, Terapia Floral, Tarot, O Sagrado Feminino e Fitoterapia. Saiba mais »

contato: adrimfeijo@yahoo.com.br
  • e-mail
  • Imprimir
E-mail para receber matérias da Revista

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

NOVAS MATÉRIAS A CADA 15 DIAS