Carregando pagina

Saúde > Prevenção e Cuidados

Conheça o óleo essencial de Cacau Absoluto

Produto regula apetite, ameniza ansiedade e traz sensação de saciedade

 

A Páscoa está chegando e com ela a vontade de comer chocolate aumenta, afinal, as tentações estão por todos os lados. Se você é um chocólatra de plantão, saiba que é possível amenizar a vontade de consumir o doce com a ajuda da Aromaterapia. O óleo essencial de Cacau Absoluto controla a ansiedade e o estresse, regula o apetite, traz a sensação de saciedade e previne a compulsão alimentar.

Isso acontece porque o cheiro do óleo essencial reduz as taxas de um hormônio chamado grelina - descoberto há quatro anos por pesquisadores japoneses - e que estimula o apetite. Em uma pesquisa feita na Dinamarca, 30 mulheres jovens ingeriram ou cheiraram 30g de chocolate amargo. Como era esperado, as que comeram o doce tiveram menos apetite após o teste. Mas o surpreendente foi descobrir que as mulheres expostas somente ao cheiro do chocolate amargo também apresentaram uma taxa menor de grelina no organismo e, consequentemente, menos fome. Comprovou-se, então, que apenas sentir o cheiro do chocolate é suficiente para reduzir o apetite e a compulsão alimentar.

O óleo essencial de Cacau - extraído do "Theobroma Cacao", fruto do cacaueiro - ainda é afrodisíaco e antidepressivo, trazendo alegria ao coração e resgatando nossa criança interior.

Por que o cheiro traz saciedade?

O aroma do cacau age diretamente no cérebro, diminuindo os níveis do hormônio grelina, que sacia o desejo por comida."O aroma do cacau age diretamente no cérebro, diminuindo os níveis do hormônio grelina, que sacia o desejo por comida."

O aromaterapeuta e pesquisador dos óleos essenciais, Fábian Laszlo, ainda explica que o Cacau Absoluto pode ser usado como um recurso de psicoterapia. "O óleo promove mudanças de comportamento, desperta emoções escondidas, e ainda supre carências afetivas, abandono, solidão e medos - que geralmente são desencadeadores do consumo excessivo de comida".

O chocolate amargo - presente no óleo de Cacau Absoluto - também é rico em flavonóides naturais, substâncias que ajudam a baixar a pressão arterial e reduzir o risco de doenças cardíacas e acidente vascular cerebral. Mas lembre-se que isso não dá carta branca para consumir exageradamente o doce. Ingerido em grandes quantidades, o chocolate amargo engorda e pode ser prejudicial à saúde. O ideal é comer no máximo 30g por dia.

Se a fome bater, faça uso do óleo essencial de Cacau Absoluto para controlar o apetite. Basta pingar diariamente 2 gotas em um difusor pessoal. Vale lembrar que para ser eficaz, é preciso usar o óleo essencial puro e não uma essência. Neste artigo ensino como diferenciar os dois produtos.

Outra possibilidade é usar o óleo essencial de Cacau Absoluto na cozinha. A coach em Saúde Integrativa, Melissa Setubal, ensina abaixo a fazer um mousse de chocolate, que nutre o organismo e combate a TPM. Mas para não exagerar na dose, incremente a receita com 1 gota do óleo de Cacau, que além de controlar o apetite, ainda acentua o gosto de chocolate na receita.

Receita saudável de mousse de chocolate

Por Melissa Setubal

Ingredientes:

  • 2 abacates pequenos e maduros (polpa)
  • 1 banana grande madura (in natura ou congelada)
  • ¼ de xícara de mel de abelha silvestre (ou a gosto)
  • 3 colheres de sopa de óleo de coco ou água filtrada
  • 1/3 de xícara de cacau em pó
  • 1 colher de chá de extrato de baunilha ou sementes de ½ fava de baunilha
  • ¼ de colher de chá de sal marinho não-refinado
  • 1 gota de óleo essencial de Cacau Absoluto
  • Gotinhas de limão

Modo de fazer:

Bata todos os ingredientes - menos o óleo essencial - na velocidade máxima em um liquidificador, mixer ou processador, até que chegue à textura de mousse. Depois disso, acrescente o óleo de Cacau Absoluto à mistura e mexa. Coloque na geladeira por cerca de 20 minutos em recipiente fechado para gelar. Você pode substituir o cacau por alfarroba, se estiver evitando totalmente a cafeína.

Esta matéria foi útil para você?

SOBRE O AUTOR

Solange Lima

Terapeuta holística e numeróloga. Utiliza técnicas como Florais, Aromaterapia, Cromoterapia, Shiatsu, Reflexologia e Reiki. Realiza atendimentos em São Paulo. Saiba mais »

contato: solange@solangelima.net
  • e-mail
  • Imprimir
E-mail para receber matérias da Revista

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

NOVAS MATÉRIAS A CADA 15 DIAS