Carregando pagina

Você > Desenvolvimento Pessoal

Aromaterapia para enfrentar momentos difíceis

Entenda quais óleos essenciais ajudam a superar separação, luto, desemprego e mais

 
Foto: iStock

O início da vida, que ocorre assim que deixamos o interior do corpo de nossas mães, é o primeiro momento difícil que enfrentamos. Passamos por todo um processo de adaptação em um mundo desconhecido e, a partir daí, muitos outros momentos difíceis serão vivenciados ao longo de nossa trajetória. Todos os momentos (bons ou ruins) fazem parte da nossa caminhada, do nosso aprendizado, e servem para nos fazer amadurecer, para nos tornar mais fortes e aceitarmos que nada nos pertence de fato."Todos os momentos (bons ou ruins) fazem parte da nossa caminhada, do nosso aprendizado, e servem para nos fazer amadurecer, para nos tornar mais fortes e aceitarmos que nada nos pertence de fato."

Estamos neste plano físico como seres em evolução e as provações da vida são nossas lições. A maneira como vivenciamos cada uma delas e, principalmente, como reagimos a elas, vai depender exclusivamente de nós mesmos. Afinal, somos os únicos responsáveis por criar nossas alegrias e tristezas, expectativas e frustrações. Quando tomamos consciência disto, os problemas ou situações difíceis não tornam-se "monstros pavorosos" que vieram para acabar conosco, eles são apenas momentos que devem ser encarados com confiança, positividade e fé, seja ela qual for.

Vivenciar cada momento da vida plenamente, como um ser completo e íntegro, nem sempre é tarefa simples. Algumas pessoas encaram mais facilmente, outras nem tanto, e em alguns casos intervenções terapêuticas são necessárias. A Aromaterapia, através dos óleos essenciais (substâncias naturais muito concentradas), pode auxiliar e muito durante os períodos de dificuldade. Veja abaixo algumas situações e descubra como usar esta terapia a seu favor.

Perda (óbito) de uma pessoa querida

Este é um momento muito difícil para a maioria das pessoas. Perder alguém de quem se gosta é sempre doloroso e, em alguns casos, até traumatizante. Algumas pessoas vivenciam todas as etapas deste momento (luto, aceitação, superação) de forma mais tranquila, pois, apesar de ser algo bem doloroso, enxergam que isto faz parte da vida e que deve ser superado para seguir adiante. Outras pessoas, no entanto, não conseguem lidar bem com isto e acabam entrando em depressão.

Como utilizar os óleos essenciais

Todos os óleos essenciais indicados neste artigo (exceto o de Alecrim, que deve ser evitado por hipertensos) podem ser usados sempre que a pessoa sentir necessidade, das seguintes formas:
Aromatizador ambiental: pingar de 20 a 25 gotas de óleo essencial (pode ser um único ou uma sinergia com dois ou mais) no aromatizador plug. Colocar na tomada e deixar aromatizando o ambiente.
Spray aromatizante pessoal: em uma embalagem spray (100ml), coloque 95ml de água e 5ml de álcool de cereal. Pingue 30 gotas de óleo essencial (pode ser um único ou uma sinergia com dois ou mais).
Inalador pessoal: pingue 6 gotas de óleo essencial (pode ser um único ou uma sinergia com dois ou mais) no algodão interno do inalador. Coloque o algodão dentro da embalagem plástica e inspire sempre que sentir necessidade.
Roll On: em uma embalagem roll on (15ml), coloque 15ml de óleo vegetal (semente de uva ou girassol) e pingue 3 gotas de óleo essencial (pode ser um único ou uma sinergia com dois ou mais). Aplique em pontos estratégicos de rápida absorção, como: atrás dos joelhos, pulsos, nuca e no meio do peito. Use após o banho, ao se levantar, ou mesmo no meio da tarde, quando sentir necessidade.
Todos os produtos são facilmente encontrados em lojas de produtos naturais ou especializadas em Aromaterapia.

Os melhores óleos essenciais para este momento são aqueles que auxiliam a pessoa a mergulhar em sua dor para vivenciar sua perda de forma plena, mas que ao mesmo tempo são acolhedores e dão força para ressurgir, incentivando a seguir adiante e devolvendo a alegria de viver. São eles: Cedro, Cipreste, Pinho, Bergamota, Mirra e Olíbano.

Separação

Relacionamentos nem sempre são fáceis e necessitam de uma boa dose de respeito, companheirismo, compreensão e diálogo para dar certo. Afinal, são feitos de duas pessoas com suas individualidades. Existem casais que se acertam rapidamente e levam o relacionamento de forma saudável; outros, no entanto, encontram dificuldades e por falta das doses citadas acima acabam arruinando os seus. Uma separação é dolorosa, principalmente para a parte que não a desejava, mas em alguns casos é a única saída.

Para superar esse momento, os melhores óleos essenciais são aqueles que falam ao coração, que dissolvem a culpa e também ajudam a limpar as feridas do passado para que a pessoa não se torne amargurada e incrédula no amor. São óleos que ajudam a superar o medo de se envolver em um novo relacionamento, que permitem fazer uma autoanálise sobre quais aspectos necessitam de mudanças, dissolvem a raiva e possibilitam a coragem para seguir um novo caminho. São eles: Laranja, Junípero, Mirra, Camomila romana, Gerânio, Lavanda.

Para quando os filhos seguem seus caminhos

A Síndrome do Ninho Vazio acontece quando algumas mães e pais sofrem demais quando seus rebentos começam a sair de casa para seguir seu próprio caminho. Apesar disto também ser uma passagem natural da vida, nem sempre é encarada de forma tranquila. Os pais sempre devem ter a consciência de que criam os filhos para o mundo e que eles de fato não os pertencem. No entanto, os mais corujas parecem esquecer disto, o que torna este momento bem traumatizante.

Para atravessar esta fase com tranquilidade, os melhores óleos essenciais são aqueles que confortam o coração materno, acalmam os sentimentos, equilibram emoção e razão e auxiliam a abrir a mente para as mudanças. São eles: Camomila Romana, Gerânio, Lavanda, Rosa, Cedro e Alecrim.

Desemprego

Ficar desempregado é algo que mexe diretamente com todo o corpo da pessoa. A maioria leva um choque quando isto acontece, pois não estão preparadas ou pelo menos não contavam com a demissão naquele momento. Quando a estabilidade financeira é prejudicada de alguma forma, a sensação de desespero e angústia é iminente, vários pensamentos tomam conta da mente, gerando ainda mais preocupação. Tudo isso leva a noites mal dormidas, falta de apetite, nervosismo, agitação interna ou depressão.

Neste momento, os óleos essenciais mais indicados são aqueles que encorajam a seguir adiante, trazem equilíbrio para focar nos próximos passos, acalmam a mente e revigoram os ânimos. São eles: Cipreste, Alecrim, Junípero, Manjericão, Cedro, Camomila Romana, Lavanda, Bergamota, Laranja amarga, Ho leaf, Olíbano.

Esta matéria foi útil para você?

SOBRE O AUTOR

Tahiana Ferraço

Aromaterapeuta Clínica. Realiza atendimentos voltados aos tratamentos corporais e emocionais através dos óleos essenciais puros, florais do sistema Saint Germain, massagens aromaterápicas, reflexologia e ervas medicinais. Saiba mais »

contato: tahiaromaterapeuta@gmail.com
  • e-mail
  • Imprimir
E-mail para receber matérias da Revista

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

NOVAS MATÉRIAS A CADA 15 DIAS