Carregando pagina

Futuro > Metas

Aromas e florais para ter mais concentração

Terapias alternativas oferecem foco e disciplina para alcançar metas

 

Às vezes, mesmo com objetivos planejados e metas traçadas, as coisas parecem difíceis e nos sentimos "saindo dos trilhos". Nessas horas, nos perguntamos: "mas por que não consigo alcançar meus sonhos, se todo um planejamento foi feito?". Para que as coisas fluam é necessário ter foco e concentração naquilo que deseja. E a Aromaterapia e a Terapia Floral podem ajudar você nesta tarefa.

Por meio dessas terapias alternativas é possível ter mais força de vontade, disciplina e atitude para chegar aonde quer. Uma cabeça que pensa demais ou não foca em uma coisa só tende a se perder. São muitas ideias e pensamentos, e isso acaba atrapalhando a concentração.

Confira abaixo como os aromas e os florais podem ser usados para ajudar a aquietar a mente superativa e permitir mais foco nos objetivos.

Alguns óleos essenciais têm propriedades que ajudam a manter a concentração e acalmam a mente. Os principais são:

  • Alecrim: é ótimo para quando há esforço mental excessivo. Ele ajuda a revitalizar as células cerebrais, fortalece a mente em casos de esgotamento e ainda estimula a memória.
  • Cipreste: tem ação calmante e tranquilizante. Ajuda a remover os bloqueios psíquicos, abrindo caminho para o novo.
  • Eucalipto Citriodora: estimula a concentração e clareia a mente.
  • Eucalipto Globulus: favorece a concentração e clareia as ideias.
  • Gengibre: tem um efeito estimulante e de equilíbrio.
  • Laranja: é o que chamamos de "raio de luz" sobre os pensamentos confusos e dispersos. Tem efeito reanimador da mente, favorecendo uma perspectiva positiva. No entanto, como o óleo é cítrico, pode causar fotosenssibilidade. Após seu uso, não se exponha ao sol durante 12 horas.
  • Limete: ativador e estimulante. Revitaliza a mente cansada, favorecendo foco. No entanto, como o óleo é cítrico, pode causar fotosenssibilidade. Após seu uso, não se exponha ao sol durante 12 horas.
  • Manjericão: é um tônico e ajuda a aguçar os sentidos, favorecendo a concentração.
  • Patchouli: equilibra a mente, favorecendo o foco. Ajuda a perceber os problemas com mais clareza e proporciona mais objetividade ao raciocínio.

Formas de uso

Você pode escolher de um óleo a três óleos para fazer uma sinergia. Eles podem ser usados no banho, em massagens ou no ambiente. Veja abaixo como utilizar cada um.

Banho também pode ajudar na concentração

Em uma colher de sopa de óleo vegetal de semente de uva, coloque até 6 gotas do óleo essencial de sua preferência. Pode ser um único óleo escolhido ou até três óleos, colocando duas gotas de cada. Essa mistura deve ser adicionada à água da banheira, onde a pessoa permanecerá imersa por até 15 minutos.

Caso opte pelo chuveiro, proceda da mesma maneira, colocando os óleos essenciais escolhidos no óleo vegetal, e adicione a mistura em um jarro de água. Depois, despeje o líquido no corpo, do pescoço para baixo. Este banho pode ser feito de duas a três vezes por semana. Vale lembrar que, nesse caso, é importante não se expor ao sol durante 12 horas, caso opte por usar algum óleo essencial cítrico.

Massagem de bem-estar

Já se preferir, faça uma massagem. Em uma colher de sopa de óleo vegetal de semente de uva, coloque três gotas do óleo essencial escolhido. Massageie a região dos ombros, nuca e têmporas, sempre em movimentos circulares, aplicando pouca pressão. Isso vai ajudar a relaxar, tirar as tensões e descongestionar a mente, permitindo que ela mantenha o foco e a concentração renovados. Vale lembrar que, nesse caso, é importante não se expor ao sol durante 12 horas, caso opte por usar algum óleo essencial cítrico.

Ambientes que estimulam o foco

Para ter mais concentração em casa, no trabalho ou em qualquer outro lugar, você também pode usar um borrifador contendo 70% de água e 30% de álcool de cereais. Depois, acrescente até 50 gotas dos óleos essenciais de sua preferência. Agite bem antes de usar o spray e borrife por todo o ambiente e ao seu redor.

Os óleos essenciais também poderão ser usados em aromatizadores elétricos ou aromatizadores pessoais. No aromatizador elétrico, coloque de 10 a 15 gotas no total do(s) óleo(s) escolhido(s). Enquanto trabalha ou estuda, deixe o aromatizador na tomada para inalar o aroma e, assim, permitir que a mente foque melhor.

No aromatizador pessoal (é um colar com um pingente de cerâmica, que absorve os óleos), faça uma bolinha de algodão, pingue uma ou duas gotas do óleo escolhido e coloque dentro do pingente. Coloque no pescoço e use o dia todo.

Florais para alcançar os objetivos

Existem muitos sistemas florais, porém todos partem do mesmo princípio: tratar a alma através do poder das plantas. O sistema floral mais conhecido e utilizado é o sistema de Florais de Bach, mas você fazer uso de outros sistemas, como o Floral da Califórnia, por exemplo, até encontrar aquele com o qual se identifique melhor.

Algumas essências são muito boas para serem utilizadas quando a intenção é manter o foco e a concentração. Para fazer uso dos florais abaixo, basta escolher a essência que mais tem a ver com seu momento e tomar quatro gotas, durante quatro vezes ao dia. Caso tenha dúvidas sobre qual floral será melhor para você, procure a ajuda de um Terapeuta Floral. Os florais podem ser feitos em farmácias de manipulação.

  • Araryba (Sistema Floral Araretama - Mata Atlântica): esta essência permite a conexão entre nossa missão e o desejo da alma, fortalecendo a vontade de realizar os objetivos. Traz inspiração, equilíbrio e concentração. Além disso, mantém a pessoa centrada, proporcionando atenção e foco.
  • Bunchberry (Sistema Floral do Alaska): indicado para falta de foco, pessoas que se distraem facilmente e que sentem não ter tempo para concluir suas tarefas. Ele promove pensamentos coerentes, trazendo foco e concentração unidirecionada.
  • Cosmos (Sistema Floral Califórnia): ótimo para quem sofre de falta de foco, expressão verbal excitada e sobrecarga de ideias. Este floral ajuda a organizar os pensamentos, permitindo clareza e coerência. Ajuda a alinhar a essência da pessoa ao seu propósito, conferindo foco e concentração para realizar os objetivos.
  • Madia (Sistema Floral Califórnia): para pessoas incapazes de se concentrar, que iniciam uma atividade e acabam por não terminá-la. Ele permite a concentração e o foco disciplinado.
  • Larch (Sistema Floral de Bach): para pessoas que não confiam em sua capacidade de realização e têm medo de fracassar, sem ao menos arriscar. Ele ajuda a desenvolver a confiança em si mesmo e em suas capacidades latentes.
  • Clematis (Sistema Floral de Bach): para pessoas que idealizam e sonham demais, mas não focam no presente e não conseguem realizar seus objetivos. Ele traz inspiração, foco para concretizar e criatividade, além de deixar a pessoa com "os pés no chão".

Agora é só focar no que deseja e seguir em frente!

Esta matéria foi útil para você?

SOBRE O AUTOR

Tahiana Ferraço

Aromaterapeuta Clínica. Realiza atendimentos voltados aos tratamentos corporais e emocionais através dos óleos essenciais puros, florais do sistema Saint Germain, massagens aromaterápicas, reflexologia e ervas medicinais. Saiba mais »

contato: tahiaromaterapeuta@gmail.com
  • e-mail
  • Imprimir
E-mail para receber matérias da Revista

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

NOVAS MATÉRIAS A CADA 15 DIAS

Holis é uma empresa do Grupo Personare