Carregando pagina

Futuro > Metas

8 respostas para tirar seus sonhos do escuro em 2018

Dicas práticas ajudam a concretizar desejos no novo ano

Por: Gabi Picciotto

 
Imagem: Foter

Todo final de ano é parecido: nós costumamos refletir sobre o que vivemos e listar uma série de desejos para os meses seguintes. Normalmente, começamos o ano novo cheios de energia e animação pra fazer acontecer, mas, por diferentes motivos, muitos de nós acabamos não concretizando os desejos de nossas listas.

Para que em 2018 você faça diferente e tire todos os seus sonhos do escuro, compartilho abaixo 8 dicas infalíveis para a realização de suas metas.

1 - Tenha clareza

Muitas vezes colocamos que para o ano seguinte gostaríamos de uma vida nova, mas nem sempre temos clareza do que nos faria realmente viver algo diferente. Ou nos colocamos diversas metas, mas não temos clareza do que até então limitou nossos objetivos de se concretizarem.

Ter clareza é saber da forma mais específica possível o que se deseja e entender o que precisa ser mudado para que este desejo se torne uma realidade."Ter clareza é saber da forma mais específica possível o que se deseja e entender o que precisa ser mudado para que este desejo se torne uma realidade."

Por exemplo, suponha que você queira aumentar sua produtividade em 2018. Mas o que exatamente acontece que o limita de ser produtivo? Você não tem foco na realização de suas tarefas? Começa o dia bem, mas no meio da tarde tem uma baixa de energia? Você tem foco e energia, mas dificuldade em se planejar e se organizar?

Perceba que o foco de seu planejamento e ação para cada um dos casos será diferente. Nós tendemos a focar no que queremos de resultado, sem perceber que para isso ser alcançado precisamos agir em relação ao que atualmente nos limita de atingi-lo.

2 - Priorize

Quantidade não é sinônimo de qualidade. Pelo contrário, quando tendemos a focar em muitas coisas, dificilmente conseguiremos implementá-las com a mesma qualidade que se focássemos em apenas algumas.

Além disso, quando desejamos muitas coisas, às vezes nos pegamos perdidos sobre como agir, saímos atirando para todos os lados e nem sempre acertamos os tiros.

Então, a segunda dica para você conseguir tirar seus sonhos do escuro no próximo ano é que você priorize, isto é, que escolha os principais desejos de sua lista e dedique 2018 para executá-los. No geral, aconselha-se escolher até 3 desejos principais.

3 - Simplifique

Às vezes nossos desejos são tão grandes ou complicados que nem se quiséssemos seria possível alcançá-los em um único ano. Uma dica interessante é simplificá-los, quebrando-os em metas menores."Às vezes nossos desejos são tão grandes ou complicados que nem se quiséssemos seria possível alcançá-los em um único ano. Uma dica interessante é simplificá-los, quebrando-os em metas menores."

Isso, além de nos ajudar na execução dos objetivos, nos dá um ânimo extra pra seguirmos engajados na realização dos demais desejos.

Imagine que você tenha um desejo de ser capaz de correr uma maratona no final de 2018 e no atual momento você não corre nem 5km. Que tal, ao invés de colocar uma meta única para o final do ano, quebrá-la em diversas menores? 5km até o final do primeiro mês, 10km até o final do terceiro e assim em diante?

Não estou, de forma alguma, dizendo que é um desejo impossível de alcançar, mas sem dúvida não é algo fácil. Então, se você quebrá-lo em objetivos menores conseguirá monitorar melhor o seu desempenho e poderá utilizar cada conquista como uma motivação para seguir adiante.

4 - Escreva e visualize

Muito se fala sobre poder da visualização e do pensamento positivo. Autores como Rhonda Byrne, Norman Vicent Peale, o médico indiano Deepak Chopra, a palestrante Sandra Taylor e o físico Amit Goswami, em seus inúmeros livros e palestras, dizem que quando mentalizamos algo positivo, tendemos a atrair aspectos igualmente positivos para nossas vidas, que a mentalização é um primeiro passo para a materialização daquilo que almejamos.

Quando buscamos visualizar algo com frequência, aquilo se torna mais presente em nossa mente e a tendência de realização acaba sendo maior. De um lado, isso acontece pelo poder da mentalização em si e, de outro, pelo simples fato de nos ajudar a não nos esquecermos da meta que idealizamos.

Sendo assim, nesta quarta dica sugiro que você escreva e coloque em algum lugar bem visível os seus desejos de ano novo. Toda vez que você visualizá-los, seu cérebro será relembrado de que aquilo é importante.

+ Saiba mais aqui sobre como atrair o que você quer através das palavras escritas e faladas.

5 - Planeje

Antes de partir para a ação, é importante que você tire um momento para planejar como vai alcançar suas metas. O planejamento consiste em uma importante tarefa de gestão, que está relacionada com a preparação, organização e estruturação de um determinado objetivo.

Neste momento, você vai parar para entender tudo que é necessário fazer para que seu desejo seja realizado, além de quando e como fazer isso. E, assim, criará seu plano de ação.

Suponha que você queira emagrecer e percebeu que são seus maus hábitos alimentares e seu sedentarismo que lhe limitam. Nesta etapa, você vai pensar em ações específicas para trabalhar cada um deles e prazos para realizar essas metas.

6 - Parta para ação

Uma vez em que todas as dicas anteriores tiverem sido implementadas, chegou a hora de você literalmente colocar seu plano em prática, isto é, executar as ações que se propôs.

Afinal, de nada adianta termos sonhos e planejamentos se não nos movermos em prol de realizá-los.

7 - Monitore

Ao longo do ano, pode ser muito eficaz pararmos para monitorar o andamento da realização de nossas metas. Isto é, ter momentos em que comparamos o executado com o planejado, para sermos capazes de fazer ajustes quando necessário.

É comum, na prática, as coisas não saírem exatamente iguais às planejadas e os motivos podem ser inúmeros, mas isso não pode ser desculpa para que você desista de seus sonhos.

Vamos utilizar como exemplo o objetivo de ser capaz de correr a maratona no final do ano. Suponha que você começou bem, mas no meio do ano torceu o pé e teve que ficar três semanas sem correr. Ao monitorar seu plano, você deve fazer ajustes, considerando o tempo de repouso e talvez puxando mais os treinos nos meses seguintes.

É importante, aqui, clarificar que o monitoramento deve ser feito sempre de tempos em tempos, e não apenas caso ocorra uma fatalidade. Você pode ter um monitoramento quinzenal, mensal, trimestral, vai depender do que for mais efetivo para a sua meta.

8 - Persista

É comum no início estarmos cheios de vontade de fazer acontecer e, com o passar do tempo ou advento de fatalidades, nossa vontade ir diminuindo. Isso acontece em qualquer processo de mudança, seja na dieta que começamos toda segunda-feira, ou na criação de um negócio próprio.

Quando o desânimo bate, muitas vezes acabamos "postergando" ou desistindo do nosso sonho. Mas, se quisermos realmente tirar nossos sonhos do escuro, precisamos vencer nossas resistências e persistir. Que tal começar em 2018?

Esta matéria foi útil para você?

SOBRE O AUTOR
Gabi Picciotto

Gabi Picciotto

Co-criadora do Curso Integral Way, é Master Coach Integral, especialista em propósito de vida. Atua apoiando pessoas no alcance de uma vida plena e com sentido. www.thesunjar.com

  • e-mail
  • Imprimir
E-mail para receber matérias da Revista

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

NOVAS MATÉRIAS A CADA 15 DIAS