Carregando pagina

Família > Filhos

Yoga e valores na infância

Entenda como a prática de Yoga pode ser benéfica para crianças

 

Muitas vezes as pessoas acham que as crianças não se estressam como os adultos, mas isso não é verdadeiro. O nível de estresse dos pequenos pode ser até maior do que o de um adulto, já que não estão preparados emocionalmente e fisicamente para enfrentar a vida corrida e competitiva que levamos. Por necessidade, em geral as crianças seguem o ritmo dos pais e não o contrário.

Os pais acham que ao colocar as crianças no curso de línguas, ballet, escolinhas de esportes, escola regulamentar irão ocupar o tempo delas e educá-las para um futuro promissor e competitivo. Mas a criança tem direito ao seu espaço sagrado, a brincadeira. Ela tem que poder fantasiar, tem que interagir com a fantasia de seus irmãos, primos e amigos. Precisa de tempo livre para se descobrir, descobrir os movimentos do seu corpo junto com outras crianças ou até mesmo sozinha. Um bom desenvolvimento psicomotor ajuda na educação formal da criança e se dá naturalmente durante as brincadeiras. Brincadeira é coisa séria, é através dela que a criança se estrutura para a sociedade, aprende a lidar com os outros e com ela mesma, entende regras e observa os limites.

Nas tribos africanas diz-se que é necessária toda uma tribo para se educar uma criança. Já pararam para pensar nos valores que a nossa tribo está transmitindo para nossas crianças?"Nas tribos africanas diz-se que é necessária toda uma tribo para se educar uma criança. Já pararam para pensar nos valores que a nossa tribo está transmitindo para nossas crianças?"

Como o Yoga pode ajudar?

Quando o Yoga foi criado, há milhares de anos atrás, o contato com a natureza era constante. Por isso os asanas são baseados na natureza, no movimento dos animais e nas plantas.

No yoga para crianças, através da imitação dos bichos, transmitem-se as qualidades inerentes aos animais. A criança lentamente internaliza a suavidade da garça, a coragem do leão, o equilíbrio da árvore, a estabilidade da montanha e assim vai.

O tempo de permanência em cada asana desenvolve a capacidade de concentração e ajuda os pequenos a se conectarem com o seu mundo interior. Desse modo, eles aprendem o significado do yoga: a união, a expressão, a honra a si mesmo e que eles fazem parte da teia da vida. Desenvolvem um relacionamento íntimo com o mundo natural que os rodeia.

Fisicamente o Yoga melhora a flexibilidade, a força, a coordenação e a percepção corporal, a capacidade pulmonar, além disso, os pranayamas ensinam a respirar e tranqüilizam as crianças.

Nos jogos, durante as aulas, aprende-se a conviver sem competir, pois são cooperativos uma ajuda a outra a completar a tarefa.

É um processo de aprendizagem no qual todos se expressam e crescem juntos.

Esta matéria foi útil para você?

SOBRE O AUTOR

Rosine Mello

Formada em Educação Física, é praticante de Hatha Yoga desde 1998. Atua como professora desde 2005, certificada pelo Simplesmente Yoga. Atualmente estuda e pratica Iyengar Yoga. Saiba mais »

contato: rosine.mello@gmail.com
  • e-mail
  • Imprimir
E-mail para receber matérias da Revista

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

NOVAS MATÉRIAS A CADA 15 DIAS