Carregando pagina

Saúde > Exercício Físico

Xtend combina ballet e pilates

Programa de exercícios fortalece músculos e melhora a postura

Por: Andrea Ferro Lara

 

Modalidade que pode ser realizada por adolescentes, adultos, idosos e até grávidas, o Xtend Barre une de forma adaptada os princípios do Pilates e os movimentos do ballet clássico. Os exercícios utilizam o peso do próprio corpo como carga e podem ser adaptados de acordo com as possibilidades do aluno. Em pouco tempo é possível perceber os resultados, como redução do peso, fortalecimento dos músculos e melhora da postura.

O Xtend possui os cinco princípios do Pilates, que são:

  • Centralização: todo movimento se inicia a partir de um centro fixo, como a região abdominal e pélvica.
  • Concentração: utiliza a mente para a execução correta dos movimentos. O praticante pensa quais são os músculos, o que estimula o sistema nervoso central e envia mais impulsos nervosos para a área trabalhada.
  • Precisão: é preciso atenção aos detalhes dos movimentos, especialmente à posição das extremidades do corpo, como mãos e pés.
  • Fluidez: um movimento depende do seguinte, a aula tem sincronia.
  • Respiração: execução correta da respiração durante toda a aula.

Como funciona

No entanto, apesar das semelhanças com o Pilates e o ballet, o Xtend Barre possui características próprias. Trabalha de uma forma mais dinâmica do que o Pilates, com uma aula ritmada e com música. Os exercícios utilizam mais de 1/7 da musculatura total do corpo, o que confere um gasto calórico de cerca de 400 Kcal/aula, e queima de gordura corporal.

As primeiras posições aprendidas no ballet costumam ser muito amplas e difíceis para a maioria das pessoas. No Xtend, esse movimentos são adaptados, tornando-se mais eficientes, fáceis, anatômicos e seguros. É ideal para reabilitar bailarinos, e também para pessoas que sempre sonharam em dançar, mas não tiveram a chance ou o condicionamento físico que o ballet exige. A atividade previne e reabilita lesões, além de fortalecer quadril, glúteos, culote, e parte interna da coxa, deixando a região do quadril mais alongada. O Xtend pode ser realizado de duas a três vezes por semana.

Xtend e gravidez

Durante a gravidez, o Xtend Barre é uma excelente opção de exercício, pois seus movimentos trabalham o sistema cardiovascular e o retorno venoso. Eles evitam a retenção hídrica nos membros inferiores, melhoram a circulação, oxigenam o corpo e nutrem as células corporais. Nesse caso, os movimentos são feitos em pé, com as pernas flexionadas (pliés) e os calcanhares elevados (relevés). São excelentes para manter e melhorar a saúde do sistema cardiovascular.

A modalidade ainda melhora o equilíbrio, fundamental nessa fase, pois o centro de gravidade se modifica. Além disso, auxilia no alinhamento da postura, estimula a produção de endorfina, reduz as dores e mantém a frequência cardíaca adequada, ou seja, abaixo de 140 BPM. Outra vantagem é o fortalecimento. Durante os pliés e relevés, a contração dos glúteos e da musculatura do assoalho pélvico é exigida, gerando mais equilíbrio e força. Isso acentua o fortalecimento da musculatura dos membros inferiores e superiores - que passarão a suportar um peso maior - e do assoalho pélvico, importante para o trabalho de parto.

Xtend para todos

O trabalho muscular é importante também para aqueles que estão na terceira idade, pois os exercícios de elevação do quadril melhoram a força do assoalho pélvico, fortalecendo os músculos para a sustentação dos órgãos internos, controle urinário e fecal, além da função sexual.

A atividade é voltada para pessoas que buscam saúde, condicionamento físico geral e uma atividade segura, que evita lesões e reabilita dores no joelho, quadril e outras. Diferente da musculação ou da ginástica localizada - que trabalham partes do corpo - o Xtend trabalha o corpo como um todo, deixando-o mais esquio, longilíneo, forte e saudável, sem acréscimo excessivo de massa muscular.

O método, que pode ser praticado a partir de 12 anos de idade, não tem contraindicação. Mas pacientes com dores musculares e articulares devem ser liberados pelo médico para a prática do Xtend.

Onde praticar

O Xtend já existe em grandes cidades, como São Paulo, Minas Gerais, Brasília e Rio de Janeiro. Para saber onde encontrar na sua cidade, clique aqui.

Os estúdios são licenciados e recebem treinamento e certificação para aplicar o método. Os professores são treinados e submetidos a um teste para ministrar as aulas, pelo Xtend Barre Brazil. O método é internacional e pode ser encontrado nos Estados Unidos, Canadá, Londres, Austrália e Dubai.

Esta matéria foi útil para você?

SOBRE O AUTOR
Andrea Ferro Lara

Andrea Ferro Lara

Audrea Ferro Lara é licenciada em Educação Física pela USP, certificada em Pilates, Personal Trainer e detentora da modalidade Xtend Barre no Brasil.

  • e-mail
  • Imprimir
E-mail para receber matérias da Revista

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

NOVAS MATÉRIAS A CADA 15 DIAS