Carregando pagina

Amor > Relacionamento

Vênus em Gêmeos sugere leveza no amor

Entenda o que significa e saiba tirar melhor proveito deste trânsito

 
Vênus em Gêmeos sugere leveza no amor

Você já pensou em como seria bom sintonizar com as melhores atitudes para o amor em cada momento? Na verdade, isto é possível. Basta saber em que signo Vênus, o planeta do amor, está transitando. Quando está em Gêmeos, o que o amor mais vai exigir será leveza. Este artigo pretende lhe entregar de bandeja todas as dicas para tirar o melhor proveito deste período.

O amor será como um passarinho

Não será momento de cobrar algo de uma pessoa que você acabou de conhecer. Aliás, antes de tentar propor qualquer passo, você terá que perceber em que sintonia vocês estão. Se quiser entender este período, pense em um passarinho, que não gosta de ser engaiolado e que voa fácil se for assustado, mas que pode pousar na sua mão se ele gostar de você.

Com Vênus em Gêmeos, amor vai rimar com humor, com riso, com brincadeira. Só assim ele vai funcionar.

Prevenindo enganos

Você vai precisar de sutileza para se aproximar de uma pessoa que lhe interessar e a melhor atitude será conversando, como quem não quer nada - ainda que você queira tudo! Se você não quer cometer erros de avaliação, muito comuns quando Vênus está passando por este signo, necessitará ter mais habilidade em ler os sinais. Será que esta pessoa está a fim ou está apenas conversando e sendo agradável? Se você demonstra, mesmo que de leve, que quer algo mais, ela recua ou se mantém receptiva? Ela olha nos seus olhos ou passeia o olhar por aí? Se ela não busca seus olhos e não consegue fixar o olhar, a chance maior é que não esteja tão a fim de você. E se você fala para ela que você está muito a fim, e ela fica calada, pode não ser por timidez, mas porque ela não quer ser rude e dizer que não lhe viu como um(a) candidato(a), seja por qualquer motivo. Quem sabe ela não esteja envolvida emocionalmente com outra pessoa neste momento?

Caso você tenha detectado um desinteresse, e, mesmo assim, você queira muito, o melhor conselho é que se proponha só encontrar para conversar ou fazer algum hobby juntos (ex: cinema, dançar). Vênus em Gêmeos ama conversar, e a palavra tem um potencial de sedução inegável, podendo despertar sentimentos. Boas conversas e muita sintonia podem ajudar a aproximar e talvez ela venha a se interessar por você. Mas nada de ficar tentando algo. Lembra do passarinho querendo voar? Pois é... O lema será liberdade. No entanto, esta tática ainda terá riscos, pois a pessoa poderá querer só a sua companhia. Mas se a conversa for boa, muito boa, e a sintonia for aumentando, e você não tentar engaiolar o passarinho, talvez ele venha a te dar sinais de que quer pousar pertinho de você.

Saber ouvir

Uma das melhores estratégias de paquera deste período será procurar deixar o outro à vontade. Ouça-o. Não fique interrompendo e nem colocando palavras na boca dele. Deixe que ele seja ele mesmo (existe maior tesouro do que isto?), que ele conte qual é a verdade ou o ponto de vista dele. Tente conhecê-lo. Conversas que mesclem leveza e algo instigante serão as melhores. Revelar sem mostrar tudo. Provocar e recuar. Gêmeos é mestre nestes limites.

Amor e vida social

Se você está solteiro, Vênus em Gêmeos é um dos melhores períodos para a paquera. Mas você precisa sair, circular, aceitar e gerar convites (veja aqui outro artigo sobre como Vênus em Gêmeos pode ajudar na vida social). E, quando algo começar, lembre-se da tal leveza, por isto nada de pressa e nem de perguntas complicadas. Pressionar o outro só irá afugentá-lo. Em um piscar de olhos, ele terá sumido, até porque provavelmente terá uma segunda opção (afinal, este é um signo que favorece as opções).

Você também vai ganhar grandes pontos se ainda for criativo e souber surpreender. Lembra daquela cena batida dos filmes em que um dos protagonistas leva o outro para o alto de um prédio ou um lugar desconhecido que é o máximo? Saber proporcionar uma experiência é um dos melhores trunfos de Vênus em Gêmeos. Você não precisa ser rico, basta conhecer onde tem a melhor batida de coco da cidade ou outra novidade. Agrade a pessoa no que ela gosta. E se ela gosta de passear, faça isto com ela.

Vênus em retrogradação: turbulências à vista em alguma relação

Talvez você não esteja paquerando, e sim, já esteja com alguém. Neste caso, prepare-se para alguns questionamentos, que você ou a outra pessoa poderão ter, em especial quando Vênus estiver realizando um movimento retrógrado. A regra de não tentar prender o outro continuará valendo. Se é ele quem está questionando a relação, você só vai ter que encontrar um equilíbrio entre manter-se disponível, conversar, ouvir o que ele tem a dizer, mas manter a sua autoestima. Você vai ter que avaliar se poderá dar a outro o que ele está pedindo. Só não vale dizer que "sim" e continuar tudo igual, porque vai ser difícil enganar nesta fase. Não será bom nem entregar o amor de bandeja, fingindo que gosta menos do que na verdade gosta, mas também não adiantará pressionar. Vênus retrógrado, mais do que nunca, vai requerer ser adulto. Além disso, saiba que se um relacionamento realmente chegar a um limite neste período, um possível rompimento, se tiver sido originado de uma decisão amadurecida, poderá ser muito difícil de ser revertido.

O período de Vênus retrógrado não costuma ser fácil para o amor ou para algum relacionamento importante na nossa vida. Dúvidas, questionamentos e verdades não muito agradáveis aparecem. Mas, muitas vezes, depois de muitas perguntas, as pessoas voltam a ficar com seus amores. Ah, e amores do passado ressurgem, nem sempre para se estabelecer. Mas prepare-se para retornos de pessoas do passado, seja na esfera afetiva ou de amizade.

E como Vênus retrógrado funciona com relacionamentos muito novos? Algumas vezes, desandam nesta fase, ficam mais complicados. Também ocorre de relacionamentos que se iniciam durante a retrogradação, principalmente se não forem profundos, não se sustentarem quando Vênus volta a ficar direto, embora não seja uma regra.

Para entender como funciona a retrogradação de um planeta, vale a seguinte metáfora: pense em um tranco. Quando o planeta fica retrógrado, o tranco parece suave, mas ocorre, e dentro de algumas semanas você percebe que algo mudou. Como já foi dito, a retrogradação de Vênus torna as relações mais delicadas. As pessoas ficam mais sensíveis, querendo saber se estão sendo mesmo respeitadas, consideradas. Já quando o planeta fica direto, o tranco é visível e certas coisas são capazes de mudar de imediato. O cara que se dizia apaixonadíssimo de repente começa a ter compromissos, viagens. Ou você, que estava super a fim de uma pessoa, muitas vezes enjoa e se pergunta: onde eu estava com a cabeça? Então a dica é: se um relacionamento iniciar nas imediações da retrogradação de Vênus ou durante a retrogradação, fique atento, pois talvez mais tarde o relacionamento possa necessitar de ajustes ou a fase inicial pode ser mais travada ou tensa do que normalmente seria.

Outra coisa comum de acontecer com Vênus retrógrado, principalmente em Gêmeos, é ficarmos mais confusos, porque estamos em um momento de avaliação e reflexão. Se as coisas não estão claras, talvez não seja interessante tomar decisões, como terminar uma relação ou oficializar um noivado. Por outro lado, pode ser que você sinta necessidade de terminar um relacionamento justamente para clarear, porque não sabe mais se gosta da pessoa ou não. Difícil dar conselhos, porque trata-se de questões internas. Mas, se serve uma dica, procure evitar magoar o outro e tente explicar que precisa pensar. Saiba, também, que embora o diálogo seja um ponto forte de Gêmeos, o excesso ou a falta dele também terão de ser monitorados durante a retrogradação. Discussão demais às vezes desgasta um relacionamento, principalmente se duas pessoas não estão conseguindo naquela hora se entender e parece que falam línguas diferentes.

Vênus em Gêmeos para quem já está em um compromisso

Na fase de Vênus retrógrado, você vai ter que ser muito mais cuidadoso com o seu relacionamento, principalmente se o seu parceiro já vem reclamando de alguma coisa (ex: que você só trabalha e não tem tempo para ele). Como foi dito, este é um período de potencial crise. O segredo será sair do automático, colocando mais qualidade e atenção no relacionamento. E como Vênus estará retrogradando em Gêmeos, dois itens poderão ajudar muito: ter mais tempo para dialogar com a pessoa, realmente ouvir e expressar mais os próprios sentimentos, e ter mais tempo, igualmente, para estar com a pessoa e fazer algo interessante. Sabe aquela viagem na serra, que há tempos vocês vêm planejando? Por outro lado, se você viajar para a serra com problemas escondidos debaixo do tapete, é lá no alto das montanhas que a falta de sintonia irá ficar clara e exigir atenção.

Fora do período de Vênus retrógrado, em que talvez haja algo a ser resolvido, a ideia será colocar novidade: sair com outros casais, viajar, ir ao cinema, ver peças de teatro. Enfim, incrementar a rotina. E se puder turbinar também a comunicação (mandar SMS, deixar bilhetinhos) vai marcar pontos extras. E melhor ainda se inventar surpresas! É como se aquele amor mais de juventude tivesse de emergir agora, com todo a sua força e, porque não dizer, graça.

Flexibilidade e abertura a novidades

Durante a passagem de Vênus por Gêmeos, poderão surgir relacionamentos, amizades e contatos que desafiem nossos conceitos e ideias. Isto porque Gêmeos gosta de fazer pensar, não curtindo nada cristalizado. Afinal, este signo aprecia a mudança, e sem ela a vida seria mesmo muito chata. Então talvez tenhamos de ser mais flexíveis no amor e também nos nossos gostos. Será mesmo que você não gosta de sushi ou não namoraria uma pessoa que tivesse determinada característica? Com Vênus em Gêmeos, seria bom deixar um pouco estas ideias predeterminadas de lado e fazer algumas experiências. Até porque este posicionamento é muito namorador e quem escolhe demais passa mais tempo sozinho. Vênus em Gêmeos nos lembra que tem horas que é ótimo ter uma companhia, mesmo que a gente não tenha certeza de que é o amor da nossa vida. É geminiana aquela frase do poeta Vinicius de Moraes: "que o amor seja eterno enquanto durar". Será a disposição do momento, e quem sabe, possa dar frutos além disso.

A arte da boa conversa

Outra dica valiosa para aproveitar ao máximo este posicionamento é a conversa, pois este é um signo inteligente. Como anda o seu papo? Você está atualizado, tem coisas interessantes para contar, é gostoso lhe ouvir? Por outro lado, sabe também ouvir o outro? O maior segredo de sedução de Vênus em Gêmeos, e que não é pouca coisa, é fazer a outra pessoa se sentir interessante e ouvida. Não há nada mais chato do que alguém que só fala e não dá espaço ao outro, tomando toda a conversa ou picotando-a segundo seu ritmo. Cada um de nós é um universo, com muita coisa para ser dita.

É bem possível que a pessoa que mais vá conquistar o seu coração seja aquela com quem você tenha o melhor diálogo, ou que, pelo menos, seja uma ótima companhia, tendo muitas coisas em comum com você. E se você já está em um relacionamento, o diálogo continuará sendo um termômetro, mas desta vez de coisas mais profundas. Vocês têm realmente podido estar juntos, só os dois, se vocês possuem filhos? Pense nisso. É hora de dar uma chance - e espaço - para o amor, que, afinal, é a cereja do bolo da nossa vida.

Esta matéria foi útil para você?

SOBRE O AUTOR

Vanessa Tuleski

Mora no RJ e estuda astrologia desde 1989. Autora do livro Signos astrológicos - as doze etapas para a auto-realização, vendido através do site www.vanessatuleski.com.br. Ministrou cursos no Rio, São Paulo e Porto Alegre. Saiba mais »

  • e-mail
  • Imprimir
E-mail para receber matérias da Revista

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

NOVAS MATÉRIAS A CADA 15 DIAS

Holis é uma empresa do Grupo Personare