Carregando pagina

Você > Autoconhecimento

Veja a vida por um novo ângulo

Cansado da rotina?Treine seu olhar para redescobrir o que lhe cerca

 

A vida parece repetitiva? Você olha em volta e tudo parece igual? Será que a rotina tornou-se uma grande reprise ou foi você quem perdeu a capacidade de descobrir e se admirar com o que lhe cerca?

É muito comum que as pessoas coloquem grandes expectativas em viagens exóticas, em acontecimentos excitantes, em sonhos futuros e deixem de perceber a graça do que está a mão. Mas a grande sacada da vida é justamente o oposto: ter a habilidade de deslumbrar-se com os detalhes do dia-a-dia.

Em julho passado, meu filho fez um workshop de edição de fotografia e, poucos dias depois, eu o levei com a câmera à tiracolo ao parque perto de casa, velho conhecido nosso.

Foi interessante porque, pelo fato de estar clicando, através da lente da câmera ele percebeu detalhes até então desconhecidos - mesmo já tendo estado lá milhões de vezes. Que bem de perto, as flores que pareciam iguais tinham nuances de cores diferentes. Que havia uma diversidade de texturas de solos enorme. Uma bandeira hasteada. Insetos caminhando sobre as pétalas. Troncos de árvores que pareciam monstros. Patinhos escondidos na margem do lago.

Na época, diante do deslumbramento dele frente ao parque tão antigo e agora tão novo, pensei que esta era uma metáfora perfeita para a vida: a descoberta não depende de mudarmos a paisagem, mas sim de termos novos olhos.

Ao invés de cair na mesmice, devemos estimular em nós esta capacidade de estarmos abertos e atentos ao que nos cerca."Ao invés de cair na mesmice, devemos estimular em nós esta capacidade de estarmos abertos e atentos ao que nos cerca." Ao invés de fechar os olhos e sonhar com o que está distante, derrame seu olhar sobre a beleza que lhe cerca.

Fuja da rotina

Eu mesma tenho uma técnica boba mas que pratico com assiduidade. Sempre que levo meu filho a pé para a escola, eu volto pra casa por caminhos diferentes. Isto me permite encontrar pessoas diferentes, perceber coisas diferentes e, mais que tudo, não me deixar cair na mesmice.

"A verdadeira viagem da descoberta consiste não em buscar novas paisagens, mas em ter olhos novos." Encare esta frase de Proust como um desafio. O mundo inteiro te espera. Em cada canto, uma inspiração.

Esta matéria foi útil para você?

SOBRE O AUTOR

Carolina Arêas

Iniciou sua formação como terapeuta floral através do Healing Herbs, da Inglaterra, estudando as essências de Bach. Também trabalha com Reiki nível II e massoterapia ayurvédica, e é co-criadora do projeto "Word Rocks". Saiba mais »

contato: carolinaareas@yahoo.com.br
  • e-mail
  • Imprimir
E-mail para receber matérias da Revista

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

NOVAS MATÉRIAS A CADA 15 DIAS