Sylvio de Barros
Por Sylvio de BarrosLeia em 2 min.27/09/2017 Atualizado em 27/04/2018

Vacinar é sinônimo de cuidar, proteger e amar

Entenda mudanças feitas no calendário nacional de vacinação

Entenda mudanças feitas no calendário nacional de vacinação

Vacinar é sinônimo de cuidar, proteger e amar

Quem é pai ou mãe sabe que uma das coisas que mais machuca é ver os filhos doentes. Choro, dor, manha, sofrimento dos dois lados e a sensação de incapacidade de não poder dar um simples beijinho para que a sua cria sare e volte a dar aquele sorriso doce e inocente que só as crianças têm.

Você já se viu no papel do pai e da mãe desesperados toda vez que o filho adoece? Pois saiba que prevenir é o melhor remédio. E as campanhas de imunização são aliadas na erradicação, eliminação e controle de doenças infectocontagiosas imunopreveníveis, como o sarampo, a catapora, o tétano e a poliomielite, por exemplo, que, dependendo do caso e da gravidade, podem ser fatais.

Em 2012, o calendário nacional de imunizações do Ministério da Saúde incorporou a vacina antimeningocócica C – contra infecções de meningite, causadas pela bactéria meningococo C. Além dessa recente vacina que compõe o calendário oficial e está disponível nas unidades básicas de saúde, há também a tríplice viral, contra sarampo, caxumba e rubéola.

Porém, outras importantes e indicadas vacinas não estão no calendário de imunizações do Ministério da Saúde. Como pediatra, recomendo duas vacinas indispensáveis para a proteção dos pequenos:

  1. Contra varicela
  2. E a imunizadora, para a hepatite A

Tais vacinas podem ser encontradas em clínicas particulares de vacinação e em alguns consultórios pediátricos. Vale lembrar ainda que é de suma importância que a carteirinha de vacinação da criança esteja atualizada e que seja controlada pelos pais. Tudo isto, sempre com a orientação do pediatra, que lhe informará sobre as vacinas de rotina, as eventuais campanhas e repassará informações sobre as mais recentes “armas” de imunização.

Para continuar refletindo sobre o tema

Confira aqui o novo calendário de vacinação do Ministério da Saúde.

Sylvio de Barros

Sylvio de Barros

Dr. Sylvio Renan Monteiro de Barros é pediatra pela Sociedade Brasileira de Pediatria e diretor da MBA Pediatria . http://www.mbapediatria.com.br