Carregando pagina

Beleza > Estética

Use secador sem prejudicar os fios

Dicas para escolher o melhor aparelho e evitar ressecamento do cabelo

 

Você não abre mão do secador antes de ir a festas, trabalho ou algum evento especial? Apesar de deixar os cabelos mais bonitos, o uso contínuo desse aparelho pode ser um vilão para a saúde das madeixas. A alta temperatura abre as escamas e a superfície externa que reveste o fio, podendo causar queda e ressecamento capilar. De acordo com Lazinho, coordenador técnico do salão LZ Beauty, em São Paulo, os secadores liberam íons negativos, que tendem a deixar os cabelos "elétricos", causando o indesejável efeito frizz.

"Na hora de comprar um secador, é importante optar pelos ionizados, que secam os fios com mais rapidez e distribuem melhor o calor emitido. Outra opção são os aparelhos de turmalina e cerâmica, que neutralizam a eletricidade dos fios, minimizando os danos. A turmalina é um mineral que potencializa a ação dos íons negativos emitidos pelo secador, selando as cutículas do cabelo e retirando toda a eletricidade estática dos fios. O material cerâmico, quando aquecido, emite raios infravermelhos que secam os cabelos de forma natural e rápida, deixando-os mais macios e com brilho", explica o especialista.

Se você ainda não possui um secador de última geração, pode evitar o frizz usando produtos específicos para o problema. Segundo Lazinho, os cremes sem enxágue, como o leave in, podem ser aplicados antes do uso do aparelho. Outra opção são os cremes termoprotetores, que prometem proteger os fios do calor que o aparelho emite. "Devemos aplicar esses produtos no cabelo ainda úmido e antes de usar o secador. Este tipo de creme impede que os fios sejam prejudicados quando entram em contato com o ar quente", aconselha.

Hora de secar

Vale lembrar que o secador pode ser usado nos fios, desde que alguns cuidados sejam tomados. Na secagem, o ideal é colocar o aparelho em temperatura fria ou média para retirar a umidade dos cabelos molhados. "Depois disso, a pessoa pode começar a modelar as madeixas com o auxílio de escova, em uma temperatura mais quente. Vale lembrar que é fundamental a aplicação de um creme termoprotetor, usado no comprimento dos cabelos e distante da raiz", ensina o especialista.

Além disso, não é recomendável deixar o aparelho parado durante muito tempo sobre o cabelo, pois a alta temperatura pode queimar os fios. "O secador deve ser usado a uma distância mínima de meio palmo dos fios, para não queimá-los. É fundamental manter o aparelho em constante movimento, para que o cabelo não perca a elasticidade. O segredo fica por conta de um jato de ar frio, que deverá ser dado no final do penteado, para fixar os fios e dar um aspecto natural ao visual", complementa Lazinho.

Tratamentos minimizam uso contínuo do secador

As madeixas devem ser hidratadas a cada quinze dias, e esse cuidado também vale para os tipos oleosos. Outra técnica que pode ajudar nos cuidados para quem usa frequentemente o secador é a cauterização dos fios. O processo funciona como uma hidratação profunda, tratando as escamas dos fios e suavizando as pontas duplas - o que permite eliminar o aspecto arrepiado dos cabelos.

Os cremes de tratamento noturno também contribuem para a saúde capilar. Geralmente esse tipo de produto é recomendado para cabelos ressecados pelo uso contínuo do secador, e deve ser aplicado nos fios antes de dormir.

Penteados

Quem tem cabelo muito volumoso pode usar o secador a seu favor, se a vontade for desfilar com fios mais lisos e menos "armados". "Para reduzir o volume, use um creme sem enxágue para esse tipo de cabelo, antes de secar os fios. Escolha uma escova de tamanho médio a pequeno. Depois separe mechas bem finas, esticando-as no sentido do comprimento e aplicando o secador com ar quente", instrui Lazinho.

Cabelos muito finos e oleosos também podem ser secados com este tipo de aparelho. Se a ideia for conseguir mais volume, é preciso levantar a raiz do cabelo com auxílio de uma escova bem fina, aplicando jatos de ar morno. Na extensão do fio, use uma escova bem grande para armar um pouco o cabelo. O especialista ensina que o truque para finalizar a secagem é enrolar o cabelo com bobes de velcro largos depois de escovar, por 15 minutos, aplicando jatos de ar quente com o secador.

Esta matéria foi útil para você?

SOBRE O AUTOR

Equipe Personare

Nós, da equipe Personare, também estamos em um processo constante de conhecimento sobre nós mesmos, sobre o mundo e sobre as relações humanas. Saiba mais »

contato: conteudo@personare.com.br
  • e-mail
  • Imprimir
E-mail para receber matérias da Revista

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

NOVAS MATÉRIAS A CADA 15 DIAS