Carregando pagina

Amor > Relacionamento

Urano em Áries: novos códigos do amor

Será importante conjugar amor e independência nos próximos anos

 

Tendências, motivações e comportamentos coletivos são ditados pelos planetas Urano, Netuno e Plutão, devido ao fato de passarem muitos anos em um signo.

Uma das mudanças recentes se deu em março de 2011, quando Urano ingressou em Áries. A partir dela, alteraram-se vários códigos dos relacionamentos e amor. Entenda a seguir o que a troca de Urano de Peixes para Áries significou e quais serão as tendências até maio de 2018 (e, posteriormente, janeiro e fevereiro de 2019), quando Urano transitará por Áries.

Urano em Peixes: o amor paciente

Enquanto Urano esteve em Peixes (2004-2011), nos impeliu a sermos mais pacientes, tolerantes, voltados a ajudar o outro. Estivemos motivados a uniformizar os desníveis, sejam de cultura, grau de consciência, classe social e outros. Muitas vezes os relacionamentos envolveram algum tipo de sacrifício e espera, e não raro, um bom grau de indefinição, com uma certa dificuldade em romper. Também surgiram relações para encantar e surpreender, mas estivemos, igualmente, muito suscetíveis a decepções, esperando do ser amado algo que ele não podia dar.

Urano em Áries: menor paciência com desníveis e relações de dependência

Para a Astrologia, nenhum signo é melhor do que o outro, cada um tendo vantagens e desvantagens. Áries está associado ao arquétipo do herói destemido, franco e independente, como os personagens de John Wayne ou o Dirty Harry de Clint Eastwood. Este tipo de personagem tem muitas características que serão valorizadas nos próximos anos, e que ficaram mais claras agora, cerca de um ano depois que Urano mudou de signo.

Uma das principais diferenças Áries em relação a Peixes é que o primeiro é muito mais prático: não aprecia sofrimentos desnecessários, esperas, indefinições e sonhos sem garantia. Também não tem boa tolerância com os desníveis, como, por exemplo, dar muito mais do que se recebe. E, ainda, com relações de muita dependência, como quando um parceiro se apoia muito no outro ou em alguém de fora do relacionamento. Tudo isto tende a ser questionado e sacudido durante o trânsito de Urano pelo primeiro signo do zodíaco, que, tendo como Libra como signo oposto e complementar, também engloba algumas das necessidades deste último, como equilíbrio, troca e paridade.

Desta forma, uma das condições para qualquer relacionamento com Urano em Áries é que o outro seja mais capaz de ser mais independente e esteja mais em condições de acompanhar ou, pelo menos, trocar. Amizades, por exemplo, em que um solicite muito o outro têm menos probabilidade de se manter nos próximos anos. Existiria uma razão válida para isto: com Urano em Áries, temos uma intensa motivação de investir na vida pessoal e iniciar coisas que são importantes para nós, e isto requer força, tempo e energia, que podem ser esgotados por estes relacionamentos desiguais.

"Do que eu preciso mesmo?"

Urano em Peixes tinha uma carência infinita de amor. Com Urano em Áries, isto foi sendo varrido e, de repente, começamos a fazer perguntas inéditas, como: estou realmente querendo um relacionamento? Será que realmente preciso de um relacionamento estável para ser feliz? E casamento, quero mesmo? Áries gosta muito do arranjo "juntos, mas cada um com a sua vida", ou, pelo menos, uma boa parceria, como já foi dito anteriormente, em que ambos contribuem bastante com a relação e mantêm um bom grau de criatividade e iniciativa em suas vidas pessoais.

Além disso, Áries tem uma sede de aventuras, novidades, o que, para algumas pessoas, nem sempre vai combinar com compromissos. Ou então elas precisarão achar que as relações são de fato compensadoras para abrir mão de um naco importante de sua liberdade e individualidade, ambas altamente valorizadas por este signo do elemento Fogo.

Áries é regido por Marte, planeta do sexo, sendo que nos anos nos quais Urano estiver neste signo as esferas afetivas e sexuais nem sempre serão uma só, mesmo para as mulheres. Tanto Áries como Marte têm uma preponderância masculina, por isto não será de se estranhar que os comportamentos tipicamente masculinos venham a ser assimilados com naturalidade por mais mulheres nos próximos anos, e não só pelas mais jovens, naturalmente mais sensíveis às novas tendências. É possível que cada vez um número cada vez maior de mulheres (incluindo as que nunca experimentaram isto) queiram ter um parceiro (ou mais de um) apenas para diversão, sem grandes pretensões, e sem se sentirem menos valorizadas em função disso, pois, como já foi dito, a necessidade por independência será um dos motes deste posicionamento.

Atitudes e pessoas acomodadas a perigo

Do lado positivo, tudo isto poderá proporcionar mais capacidade de desfrutar as oportunidades existentes, com um grau menor de cobrança, mas também poderá dar margem a um comportamento mais egoísta e utilitarista, mais centrado na cabeça do que no coração. Vários filmes já espelham esta tendência de Urano em Áries, como os recentes "Sexo sem Compromisso", "Amor e Outras Drogas" e "Amizade Colorida". Aliás, enquanto Urano estiver passando por Áries, as relações que andam um tanto empoeiradas e acomodadas (ou em que um dos dois esteja meio parado) estarão a perigo, o que foi muito bem ilustrado pelo ótimo "Amor a toda prova", em que o protagonista é convidado a se reinventar, um tema, diga-se de passagem, bem característico deste trânsito.

Novos comportamentos e atitudes no amor

Os comportamentos poderão ser, portanto, mais abertos e mais ousados, pois um dos pressupostos de Urano em Áries é a possibilidade de explorar novas facetas de si mesmo. Será que sou aquele homem/mulher que imagino que sou? Quem eu de fato sou? São perguntas arianas, signo relacionado ao tema da autodescoberta e da construção da identidade, que, sob a influência deste posicionamento, poderá se transformar na possibilidade de grandes mudanças pessoais. Portanto, aquela pessoa mais tímida e certinha que você achou que nunca iria mudar poderá surpreender com novas atitudes e um novo visual.

Outra diferença importante é que Urano no signo anterior era muito romântico e queria uma grande história de amor, enquanto que Urano em Áries quer simplesmente coisas acontecendo. Não precisa ser o grande amor, mas é necessário haver movimento, novidade, sendo que, se for o caso, poderá se cogitar em abrir mão de parte das expectativas e exigências. Tal disposição era menor sob a influência de Peixes, pois, conquanto este posicionamento representasse a possibilidade de se ser mais tolerante quando já estava em uma relação, era mais exigente antes de começá-la, tentando checar se o que estava em jogo combinava com sonhos e expectativas.

Ganhos de Urano em Áries

O que ganhamos com Urano em Áries? Uma grande força nos empurrando para a nossa realização pessoal, começar coisas, ter projetos individuais, confiar mais em nós mesmos, arriscar novos caminhos. Se quisermos nos inspirar nesta passagem, usaremos mais de nosso livre arbítrio, iniciativa e força de vontade, seja na nossa vida pessoal ou nos relacionamentos. Além disso, assuntos que estavam parados ou impedidos há anos terão uma chance de caminhar e mudar, muito em função de nossas próprias ações e disposição para fazer mudanças, o que seria um outro ponto positivo de Urano transitando pelo signo do carneiro.

Uma outra vantagem é uma facilidade geral para o recomeço. Isto poderá ser útil para pessoas que terminaram recentemente longos relacionamentos. Se não quiserem se apegar à forma como as coisas eram antes de terem se comprometido, estarão em condições de rapidamente assimilar os novos códigos e até de encontrarem um novo amor, ou, pelo menos, histórias para estimular.

Agilidade e queimando etapas

Se com o posicionamento anterior muitas vezes as relações demoraram a se definir, com o atual irão se definir muito rápido, seja para acabar ou começar. Urano em Áries tem uma facilidade incrível em cortar o que não serve, que Urano em Peixes não possuía, pois sofria mais. De um lado, isto pode ser ótimo nas relações potencialmente complicadas, principalmente se o corte for realizado nos estágios iniciais (regidos, não por acaso, por Áries) e o envolvimento ainda não for muito grande. Mas haverá, também, um aumento da brusquidão, ao estilo "decido e comunico", sem muita chance de argumentação para o outro lado.

Um outro problema associado a este posicionamento é o de queimar etapas. Ninguém ignora que nos últimos anos a sequência conhecer alguém, namorar, noivar e casar deixou de existir. Digamos que Urano em Áries acelere e aglutine mais ainda estas antigas etapas. Pode-se começar a namorar em três dias, morar juntos depois de um mês e separar de depois de dois. Além disso, a falta de paciência também poderá se revelar em uma disponibilidade menor para a conquista e o cultivo do contato a fim de gerar envolvimento. É como se os relacionamentos viessem a ter uma propensão a correr em um ritmo mais acelerado do que o normal. Inclusive, as pessoas poderão incorrer no erro de acharem que já têm o outro ganho, quando, na verdade, teriam que investir mais. Isto poderá levar a comportamentos que soarão grosseiros ou esquisitos pelo fato de uma verdadeira intimidade ainda não ter sido sedimentada, como se o amor estivesse sendo atropelado.

Dicas para o amor para os próximos anos

Mas é só Urano em Áries que define a forma como o amor e os relacionamentos irão ocorrer nos próximos anos? Não, Netuno também tem grande influência. Ocorre que, até janeiro deste ano, Netuno esteve em Aquário, signo que tem grande afinidade com Áries. Ambos valorizam a liberdade e independência, de maneira que estes posicionamentos se reforçaram mutuamente.

Em fevereiro de 2012, Netuno ingressou em Peixes , e isto trará, certamente, nuances nos relacionamentos que não foram exploradas neste artigo e serão comentadas oportunamente. Porém, antes disso, que tal algumas dicas para viver o amor de acordo tanto com Urano em Áries quanto com Netuno em Peixes?

  • 1Sensibilidade (Netuno em Peixes), mas sem chantagem e manipulação emocional (que Urano em Áries não suporta).
  • 2Ser capaz de romantismo, criatividade e delicadeza (Netuno em Peixes), mas se atendo ao presente (Urano em Áries), sem, já no começo, tentar prender o outro e cobrar. Dar tempo para o outro (principalmente se ele for a parte relutante) assimilar o relacionamento e se acostumar com ele. Entender que nossos sentimentos não se acomodam tão rápido assim, o que é uma das lições de Netuno em Peixes. Precisamos de um tempo para percebê-los e então reajustá-los a uma nova situação.
  • 3Saber viver o momento, fluir com ele. Divertir-se, aproveitar a companhia! Isto serve para ambos os posicionamentos. Lembrar, também, que com Urano em Áries as mudanças acontecem muito rápido e amanhã uma pessoa de quem você gosta poderá estar em outro lugar por causa de algum recomeço ou novo desafio.
  • 4Enquadrar-se menos em papeis, o que muitas vezes tem por objetivo impressionar o outro. A espontaneidade é valorizada por Urano em Áries. Mas tomar cuidado para não ser precipitado e grosseiro, pois sensibilidade aguçada é algo valorizado por Netuno em Peixes.
  • 5Não dar o outro por conquistado, pois a conquista é algo que acontece aos poucos (Netuno em Peixes), ainda que o relacionamento possa se estabelecer rapidamente (Urano em Áries).
  • 6Vigiar para os relacionamentos não caírem na rotina. Ser capaz de cultivar seus interesses particulares (Urano em Áries), mas também de dar atenção especial ao ser amado para compensar (Netuno em Peixes). Use a sua criatividade (algo que os dois posicionamentos somados possuem)!

A Astrologia postula que a vida flui mais fácil quando compreendemos os ciclos, por isto, procure tirar o melhor proveito desta nova onda. Faça algo por você, vitalize-se (pois Áries é um signo do elemento Fogo) e escolha pessoas com a mesma vibração.

Esta matéria foi útil para você?

SOBRE O AUTOR

Vanessa Tuleski

Mora no RJ e estuda astrologia desde 1989. Autora do livro Signos astrológicos - as doze etapas para a auto-realização, vendido através do site www.vanessatuleski.com.br. Ministrou cursos no Rio, São Paulo e Porto Alegre. Saiba mais »

  • e-mail
  • Imprimir
E-mail para receber matérias da Revista

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

NOVAS MATÉRIAS A CADA 15 DIAS

Holis é uma empresa do Grupo Personare