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Uma pausa entre as brincadeiras

Crie intervalos para seu filho repor energias, se alimentar e hidratar

 

Quem nunca escutou as mães insistentemente chamando seus filhos pra comer? E só o que escutam é um zumbido que parece dizer: "Não estou com fome" ... e some instantaneamente! Para as crianças não tem nada mais gostoso que brincar. Os pequenos ficam tão envolvidos que não querem parar para nada e chegam ao final do dia exaustos e felizes.

Não é incomum que uma criança comece a brigar, ficar birrenta e irritada no meio de uma brincadeira. Se o adulto observar bem, vai perceber que estas reações são sinal de fome ou sede que a criança, por estar totalmente envolvida, não percebe. Embora criança precise mesmo, muito, das atividades lúdicas, as pausas durante a brincadeira são importantes e muito bem-vindas. Toda a natureza obedece a ritmos e nós fazemos parte dela!

Quando a criança brinca ao ar livre, seja na rua, no condomínio ou num parque, nunca podemos esquecer da água. Que coisa deliciosa água fresquinha na hora da sede! A criança, assim como adultos, precisa demais deste líquido tão precioso. E o hábito de tomar água, e não outros líquidos como sucos, chás ou refrigerantes, é de vital importância tanto para a criança de hoje, quanto para o adulto que esta criança se tornará amanhã. Quantos adultos não sofrem por terem perdido o hábito - natural- de tomar água!

A pausa para o sono também é valiosa

Dependendo da idade da criança, outra pausa importante é uma cochiladinha antes ou depois do almoço, que revigora e anima. Os pequenos muitas vezes tentam se rebelar contra o sono, mas se você agir devagar, com jeitinho, cantando e falando baixo, e consegue encostá-los na cama... pronto! Entregam-se e acordam pouco depois revitalizados!

Mas só água e sono não são suficientes. Para repor as energias sem atrapalhar o apetite para as refeições principais, não podemos esquecer das frutas, que são importantes fornecedores de nutrientes e principal fonte de vitaminas. Que delícia uma fruta fresca e suculenta no meio da tarde, como a melancia, o abacaxi, o melão ou a laranja. Ou no meio da manhã uma maçã, uma pêra ou um cachinho de uva! Não só elas não atrapalham o apetite para as outras refeições, como ajudam a controlá-lo quando é necessário.

Devemos nos lembrar também que nem toda a criança fica tão estimulada pelas brincadeiras de movimento, corrida, jogos de bola. Algumas são naturalmente mais pacatas e gostam atividades como jogos de cartas, quebra-cabeças, jogos de tabuleiros, de pintar, de desenhar, de brincar de escolinha, de casinha, de bonecos. Estas crianças, quando estão muito tempo compenetradas nestas brincadeiras também se esquecem de beber água e de se alimentar e precisam que o adulto as desperte.

Gostinho especial

Nem é preciso falar dos jogos eletrônicos! Estes realmente prendem as crianças de tal maneira que temos que chacoalhá-los um pouco para tirá-los do transe hipnótico! Lembre-se, nunca é saudável muito tempo diante do computador, do vídeo game ou da TV. Estimular as crianças às pausas vai deixá-las mais felizes e equilibradas.

O que sempre devemos procurar observar é que as pausas pra um filme na TV com pipoca ou sorvete são interessantes para a criança que correu e jogou bola o dia todo. Já aquela criança que passou horas em brincadeiras domésticas e pacatas, ou nos jogos eletrônicos, precisa ser estimulada a sair de casa, correr, tomar sol, coisas que vão trazer a ela mais saúde e vivacidade

Mas independente de como seja o dia da criança, para completar um dia perfeito de brincadeiras, nada substitui o gostinho especial de um sorvete no fim da tarde!

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SOBRE O AUTOR

Katia Leite

Com formação universitária em Naturologia, dedica-se a atendimentos individuais e em grupo em São Paulo. Busca nos elementos da natureza os instrumentos que ajudam a manter e recuperar a saúde. Saiba mais »

contato: katiaaj@hotmail.com
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