Teste: qual cor você precisa no momento?

Descubra como equilibrar sua vida por meio das cores

Teste: qual cor você precisa no momento?

Você sabia que as cores podem ajudar você a harmonizar sua vida como um todo? De acordo com os conceitos da Cromoterapia, cada cor tem sua função e atua no nosso corpo, mente e emoções, equilibrando-os e fortalecendo-os.

Além disso, as cores também atuam nos principais centros energéticos do corpo, também conhecidos como Chakras, amenizando estados emocionais negativos, ajudando a mente a trabalhar melhor e até contribuindo para combater problemas físicos. E as cores podem ser usadas em ambientes, nas roupas, durante a Meditação e até na água.

Então que tal descobrir quais cores você está precisando no seu momento de vida atual? Basta fazer os testes abaixo.

1 – Com qual frequência você se sente desanimado, triste ou sem vitalidade no dia a dia?

a – Sempre (de sete a quatro dias por semana).

b – Eventualmente (de dois a três dias por semana).

c – Depende das tarefas que preciso cumprir.

d – Nunca.

RESPOSTAS

Se respondeu letra a: você precisa da cor vermelha na sua vida. Utilize roupas, peças íntimas ou acessórios neste tom, pelo menos a cada dois dias. Comece a observar como ficará sua energia e vitalidade. Afinal, o vermelho ajuda a trazer garra e disposição.

Outra opção é fazer a água solarizada na cor vermelha e tomar um copo por dia, durante 15 dias.

Se respondeu letra b: quando se sentir mais desanimado, triste, ou precisar de energia extra, faça uma Meditação com o vermelho. Mentalize a cor no seu Chakra Básico (localizado na altura dos órgãos genitais). Repita em voz alta, durante três minutos, o som do mantra desta região: LAM. Faça esse exercício todas as vezes que sentir que precisa de mais energia. Outra opção é utilizar um acessório na cor vermelha, cada vez que precisar de mais ânimo.

Se respondeu letra c: sempre que sentir que aparecer uma tarefa que possivelmente vai consumir suas energias, abuse das roupas e acessórios vermelhos. Isso dará a você a disposição que precisa para concluir uma atividade. Outra opção é preparar uma água solarizada na cor vermelha e tomar um copo por dia, durante uma semana.

Se respondeu letra d: seu nível de ânimo e disposição está na medida certa. Para se manter assim, tome uma vez por mês um copo de água solarizada na cor vermelha.

2 – Com qual frequência você busca apimentar sua vida sexual?

a – Estou sempre em busca de novidades e aberto(a) a diferentes experiências.

b – Eventualmente surpreendo meu par, mas somente em datas comemorativas, como aniversário de namoro ou casamento. Se estou solteiro, só penso nisso quando conheço alguém interessante.

c – Nunca tenho ideias, tempo ou vontade suficiente para apimentar a vida sexual.

RESPOSTAS

Se respondeu letra a: excelente, você sabe como incrementar sua vida íntima. Invista em roupas e acessórios na cor vermelha no dia a dia, para lhe ajudar a manter “a chama” sempre acesa.

Se respondeu letra b: ouse mais e busque apimentar mais vezes sua vida sexual. Para isso, abuse de peças íntimas na cor vermelha, elas vão ajudar a despertar o desejo pelo sexo e a paixão na sua vida.

Se respondeu letra c: é sinal que você precisa de mais ousadia e estímulo. Nesse sentido, usar roupas e peças íntimas na cor vermelha pode lhe ajudar.

Outra opção é preparar uma água solarizada na cor vermelha, e tomar um copo durante 15 dias. Se mesmo assim depois desse período você ainda não sentir vontade ou desejo pelo parceiro(a), é aconselhável analisar o que está acontecendo com o relacionamento e procurar algum acompanhamento terapêutico.

3 – Como você reage quando é apresentado a uma situação desafiadora?

a – Fica inseguro e acha que não vai conseguir realizar a tarefa.

b – Se joga de cabeça, afinal adora desafios.

c – Pede ajuda a alguém de confiança.

d – Começa a traçar mentalmente as estratégias para conseguir o que deseja.

RESPOSTAS

Se respondeu letra a: para ter mais segurança, experimente utilizar diariamente roupas, peças íntimas ou acessórios na cor laranja, que ajuda a trabalhar a autoconfiança. Você também pode experimentar tomar durante 15 dias a água solarizada nessa cor.

Se respondeu letra b: evitar usar roupas, peças íntimas ou acessórios laranja no dia a dia. Como a cor acentua a coragem e você já tem impetuosidade de sobra, é bom não reforçar ainda mais essa característica que, em excesso, pode se transformar em impulsividade. Opte por usar a cor somente uma vez por semana ou se sentir que precisa de coragem extra em alguma situação específica.

Se respondeu letra c: é possível que você esteja precisando de uma dose extra de coragem para resolver problemas ou correr atrás do que deseja. Nesse caso, experimente preparar água solarizada na cor laranja, que oferece mais autoconfiança. Tome a bebida durante 30 dias.

Se respondeu letra d: você possivelmente tem coragem e autoconfiança na medida certa para encarar os desafios. Nesse caso, experimente utilizar diariamente roupas, peças íntimas ou acessórios na cor verde ou amarelo, que mantém seu equilíbrio. Outra possibilidade é ingerir um copo de água solarizada nessas cores, em dias alternados, uma vez por semana. A cada 15 dias, beba água solarizada na cor laranja, para que não perca de vista a sua coragem.

4 – Quando você vai a uma festa que não conhece ninguém, como se sente?

a – Fica inseguro e muito tímido. Sua vontade é ir embora correndo.

b – Fica meio tímido, até chegar alguém conhecido. Depois começa a se soltar.

c – É tão comunicativo(a), que logo faz novas amizades.

d – Dificilmente vai a festas ou eventos nos quais precisa se expor.

RESPOSTAS

Se respondeu letra a: você tende a sentir medo e insegurança quando precisa se expor. Para evitar esses sentimentos, que tal abusar do amarelo e laranja? Utilize as cores no dia a dia, em roupas, acessórios, maquiagem ou até unhas, ou quando for a eventos ou qualquer lugar onde precisará estabelecer contato com as pessoas. O amarelo trabalha a comunicação e o laranja ajuda a ter coragem para enfrentar novos desafios.

Outra opção é fazer uso da água solarizada nas cores laranja e amarela. Faça cada garrafa separadamente, e tome um copo por dia, alternando as cores.

Se respondeu letra b: para mandar a timidez inicial embora, abuse de roupas ou acessórios amarelos em dias de festas, eventos, ou sempre que precisar se expor. A cor ajuda a fazer novas amizades e ser mais comunicativo.

Se respondeu letra c: você é comunicativo e não costuma sentir vergonha ao lidar com pessoas. Para manter a comunicação em dia e não extrapolar, utilize a cor verde, que traz equilíbrio, em roupas, acessórios ou peças íntimas.

Outra opção é tomar pelo menos uma vez por semana água solarizada amarela. A bebida ajudará a intensificar seu lado comunicativo e criativo. Além disso, experimente também beber diariamente água solarizada na cor verde, para ter mais equilíbrio.

Se respondeu letra d: você precisa de mais coragem e autoconfiança. Sendo assim, experimente tomar água solarizada na cor laranja diariamente, durante 30 dias. Nesse caso, também é aconselhável que você procure ajuda especializada, pois sua timidez excessiva pode acabar lhe impedindo de viver melhor em sociedade.

5 – Você tem problemas para dormir ou costuma sentir muita ansiedade no dia a dia?

a – Muitas vezes não consigo relaxar e fico pensando nas próximas tarefas.

b – Às vezes, principalmente quando tenho alguma atividade importante para realizar.

c – Sempre sinto ansiedade ou tenho dificuldades para dormir, porque os pensamentos não param.

RESPOSTAS

Se respondeu letra a ou c: para dormir melhor, ter mais calma e tranquilidade, experimente comprar uma lâmpada azul e colocá-la no seu abajur, ao lado da cama. Se preferir, pinte as paredes do quarto de azul, mas prefira os tons mais suaves. A roupa para dormir também pode ser dessa cor. No entanto, se a ansiedade costuma aparecer durante o dia, abuse de roupas e acessórios na cor azul e faça uma mentalização com a cor, durante 3 minutos antes de iniciar o dia. Para isso, você pode imaginar uma luz azul saindo do seu peito, na região do timo (entre os pulmões) e emanando essa luz por todo o seu corpo, trazendo muita calma e tranquilidade. No início pode sentir dificuldade, mas a partir do momento que se predispõe a tentar fazer, tudo fica mais fácil.

Se respondeu letra b: já que você costuma ficar ansioso antes de realizar alguma atividade, aprenda a fazer uma mentalização na cor azul, durante 3 minutos, sempre antes de realizar uma tarefa importante. Inspire e expire, imaginando a cor envolvendo todo o seu corpo. Após o exercício, tome um copo de água solarizada na cor azul.

6 – Você se sente inferior aos outros?

a – Sempre, percebo isso no meu dia a dia, me sentindo sempre a pior das pessoas, principalmente no ambiente de trabalho.

b – Às vezes, principalmente quando tenho que me expor em algumas situações com amigos, trabalho, relacionamento, etc.

c – Não tenho esse problema, sou bem resolvido(a).

RESPOSTAS

Se respondeu letra a: para deixar de se sentir inferior aos outros, experimente visualizar a cor azul índigo (cor de jeans), durante três minutos, antes de iniciar seu dia. Essa cor trabalha a intuição, traz proteção e purifica os ambientes, ajudando você a recarregar suas energias. Roupas e acessórios nessa cor são bem-vindos e podem ser usados todos os dias. No entanto, também seria interessante buscar ajuda de um profissional que possa lhe ajudar a perceber porque você tem se sentido assim no dia a dia. Um trabalho de autoconhecimento é sempre bom nesses casos.

Se respondeu letra b: se você eventualmente sente insegurança, uma alternativa é abusar de roupas, peças íntimas e acessórios na cor azul índigo (cor de jeans), sempre que isso acontecer. O índigo trabalha o equilíbrio energético, a proteção e a intuição.

Outra alternativa é tomar um copo da água solarizada nessa cor.

Se respondeu letra c: parabéns, você parece ter autoestima e autoconfiança na medida certa. Para manter esse equilíbrio, opte pelo uso das cores verde e laranja, em roupas, acessórios ou peças íntimas. Outra alternativa é tomar água solarizada nessas tonalidades, durante 15 dias, alternando as cores.

7 – Você sente que precisa transformar algum aspecto na sua vida e não consegue?

a – Estou sempre buscando mudar, mas é realmente difícil para mim.

b – Às vezes, principalmente no que diz respeito aos meus relacionamentos.

c – Não, estou bem com relação a isso.

RESPOSTAS

Se respondeu letra a: para lhe ajudar a promover as mudanças que precisa na vida, experimente fazer uso da cor violeta, que transmuta e transforma tudo que está ruim. Sempre que puder, experimente fazer diariamente uma Meditação com a cor, até sentir que determinada questão não lhe incomoda mais. Para isso, você pode imaginar uma luz violeta saindo do seu peito, na região do timo (entre os pulmões) e emanando essa luz por todo o seu corpo, trazendo a mudança que precisa. No início pode sentir dificuldade, mas a partir do momento que se predispõe a tentar fazer, tudo fica mais fácil.

Uma outra sugestão é usar acessórios, roupas e peças íntimas na cor violeta no dia a dia.

Se respondeu letra b: as questões de relacionamento sempre são complicadas, principalmente quando é preciso mudar algo que incomoda. Nesse caso, a combinação das cores violeta e rosa são excelentes para lhe ajudar a promover as transformações que precisa. Para isso, você pode imaginar uma luz verde, rosa e violeta saindo do seu peito (uma de cada vez), na região do timo (entre os pulmões) e emanando essa luz por todo o seu corpo, trazendo a mudança que precisa. No início pode sentir dificuldade, mas a partir do momento que se predispõe a tentar fazer, tudo fica mais fácil. Faça essa visualização diariamente antes de começar seu dia.

Outra alternativa é fazer a água solarizada na cor violeta e tomar durante 15 dias. Depois faça a bebida na cor rosa e tome durante mais 15 dias. O ideal é beber um copo por dia.

Se respondeu letra c: você parecer ter força suficiente para promover as mudanças que precisa na vida. Para manter esse equilíbrio, faça diariamente uma mentalização com as cores verde e violeta, antes de começar o dia. Para isso, você pode imaginar uma luz verde e violeta (uma de cada vez) saindo do seu peito, na região do timo (entre os pulmões) e emanando essa luz por todo o seu corpo. No início pode sentir dificuldade, mas a partir do momento que se predispõe a tentar fazer, tudo fica mais fácil.

8 – Como você classificaria sua facilidade para se comunicar no relacionamento afetivo?

a – Às vezes sinto irritação nas minhas relações, acho que sempre tenho razão e não dou o braço a torcer.

b – Sou paciente e consigo discutir a relação de forma equilibrada.

c – Às vezes prefiro ignorar os problemas e não converso sobre eles.

RESPOSTAS

Se respondeu letra a ou c: você precisa de mais flexibilidade e calma no seu relacionamento amoroso. Para conter a irritação e estimular a comunicação, opte por usar a cor verde em roupas, acessórios ou peças íntimas. Se preferir, mentalize diariamente, logo pela manhã, as cores verde e rosa. Para isso, você pode imaginar uma luz verde e rosa (uma de cada vez) saindo do seu peito, na região do timo (entre os pulmões) e emanando essa luz por todo o seu corpo. No início pode sentir dificuldade, mas a partir do momento que se predispõe a tentar fazer, tudo fica mais fácil.

Se for mulher, é possível que a irritação aumente durante a TPM. Nesse caso, faça uma água solarizada na cor rosa e tome um copo por dia, durante 6 meses.

Se respondeu letra b: você parece saber se comunicar com a cara metade na medida certa. Para manter esse equilíbrio, use as cores verde, azul e rosa no dia a dia, nas roupas, acessórios ou peças íntimas.

9 – Você costuma sentir insegurança quando vai fazer uma entrevista de emprego ou precisa se posicionar e demonstrar seus talentos no trabalho?

a – Sim, me sinto inseguro(a) e não fico confortável nessas situações.

b – Às vezes me sinto assim.

c – Não tenho esse problema, gosto de enfrentar desafios.

RESPOSTAS

Se respondeu letra a: para trabalhar a insegurança e o medo que sente ao se posicionar no trabalho, um copo por dia de água solarizada na cor laranja. Se for fazer uma entrevista de emprego, use uma peça íntima nessa mesma cor. O laranja oferece mais coragem, força, determinação e ousadia. O marrom também é bem-vindo no ambiente profissional, pois transmite segurança e seriedade.

Se respondeu letra b: sempre que sentir insegurança no que diz respeito às questões profissionais, use uma roupa, acessório ou peça íntima na cor laranja, que oferece mais coragem, força, determinação e ousadia. Se preferir, faça uma mentalização dessa cor. Para isso, você pode imaginar uma luz laranja saindo do seu peito, na região do timo (entre os pulmões) e emanando essa luz por todo o seu corpo, trazendo a coragem que precisa. No início pode sentir dificuldade, mas a partir do momento que se predispõe a tentar fazer, tudo fica mais fácil.

Se respondeu letra c: você parece ter segurança profissional na medida certa. Para manter esse equilíbrio, use a cor laranja nas roupas, acessórios ou peças íntimas.

10 – Como você se sente quando tem que falar em público?

a – Sente medo e insegurança. As mãos suam e o coração dispara. Por isso, costuma fugir dessas situações o máximo que pode.

b – Fica meio inseguro, mas na hora que começa a falar o processo flui naturalmente.

c – Não tem problemas em falar em público.

RESPOSTAS

Se respondeu letra a: no dia da apresentação, use roupa, acessórios ou peça íntima na cor laranja, que traz coragem e autoconfiança. Ou opte por fazer uso do azul, que trabalha a imparcialidade e a interação com o grupo.

Dois dias antes da apresentação, faça uma visualização com as cores verde e azul para se acalmar e ficar mais tranquilo. Para isso, você pode imaginar uma luz verde e azul (uma de cada vez) saindo do seu peito, na região do timo (entre os pulmões) e emanando essa luz por todo o seu corpo, trazendo a calma e a tranquilidade que precisa.

Para lhe ajudar a não esquecer de detalhes e ser criativo quando for se comunicar, experimente tomar um copo por dia, durante 30 dias, de água solarizada na cor amarela.

Se respondeu letra b: para mandar embora a insegurança inicial que sente ao falar em público, abuse de roupas ou acessórios na cor laranja, que traz coragem e autoconfiança. Para lhe ajudar a não esquecer de detalhes e ser criativo quando for se comunicar, experimente tomar um copo de água solarizada na cor amarela.

Se respondeu letra c: parabéns, você use peças de roupas na cor azul, tome água solarizada na cor verde, apenas para se manter equilibrado e tranquilo.

Para utilizar da melhor forma os benefícios da Cromoterapia, é sempre necessário consultar um profissional, que pode orientar sobre a utilização das cores de forma segura e correta. Não deixe de procurar ajuda e tenha uma vida mais equilibrada.

Solange Lima

Solange Lima

Terapeuta holística e numeróloga. Utiliza técnicas como Florais, Aromaterapia, Cromoterapia, Shiatsu, Reflexologia e Reiki. Realiza atendimentos em São Paulo.