Carregando pagina

Saúde > Exercício Físico

Tai Chi Chuan rejuvenesce e melhora a saúde

Fácil de ser aprendida, atividade faz bem para corpo e mente

 

De acordo com pesquisas recentes realizadas - como o estudo feito no Serviço de Geriatria do Hospital das Clínicas, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - de todas as artes terapêuticas, físicas e mentais, o Tai Chi Chuan é o mais suave e fácil de ser aprendido. Seu poder de rejuvenescimento, tanto físico como mental, tem sido comprovado, pois a atividade abaixa a pressão sanguínea, irriga as juntas, estimula a circulação, fortalece os músculos e o sistema imunológico, promovendo a calma mental. E tudo isso sem estresse ou tensão!

Em toda a China, milhares de homens, mulheres e crianças de todas as idades se reúnem nos parques das cidades todas as manhãs, bem cedo, para praticar a arte graciosa do Tai Chi Chuan, com o objetivo de melhorar sua forma física e mental. O exercício é feito por meio de movimentos simples, suaves e fáceis de serem aprendidos. Não exige habilidades especiais e pode ser executado em qualquer lugar, interior ou exterior, sozinho ou em grupo. Qualquer pessoa pode desenvolver a arte a níveis bastante elevados. Basta uma prática consistente, concentração e um bom professor.

Mesmo sendo um tipo de exercício de baixa velocidade, o Tai Chi Chuan ainda melhora a saúde cardiovascular e a forma física das pessoas, além de aliviar os estados depressivos.

Atividade ajuda a envelhecer com saúde

Aqueles que praticam o Tai Chi Chuan consistentemente costumam ter uma vida diferente, especialmente quando chegam aos 80 e 90 anos de idade. Seus ossos são fortes, não são frágeis. Suas juntas são flexíveis, não sendo doloridas ou rígidas. Suas mentes não divagam; eles permanecem alertas, conscientes e com grande capacidade de concentração. Seu coração é forte e bate calmamente e seus corpos têm uma grande força interior que previne todas as enfermidades.

O Tai Chi é frequentemente prescrito como um tratamento a um sem número de doenças e condições dolorosas. Se você tiver uma artrite, por exemplo, a atividade será o seu melhor exercício para alongamentos, pois trabalha a flexibilidade necessária para que as juntas enrijecidas possam se mobilizar novamente com elasticidade. Se você tem câncer, o Tai Chi é ideal porque melhora a capacidade aeróbia e estimula o sistema imunológico, sem prejudicar os radicais livres. Quem sofre do coração e pratica os exercícios regularmente consegue regularizar não apenas a pressão sanguínea, como também perde peso e elimina sentimentos negativos, tais como raiva, frustração e depressão - os quais podem desencadear um ataque do coração.

Os cinco principais benefícios do Tai Chi Chuan

Já deu para perceber que o Tai Chi Chuan é uma verdadeira fonte de juventude. Ele ativa os seus hormônios e as células imunes, fortalece o coração, coloca em ordem as funções orgânicas, refina reflexos e equilíbrio e ajuda você a afastar os sinais da idade. Como se não bastassem todos esses benefícios, o método ainda faz bem para o humor. Praticar a atividade é como abrir uma janela num quarto abafado - um grande alívio!

Para aqueles que detestam exercícios e para qualquer pessoa cujas juntas e coração não podem exercer movimentos extenuantes, o Tai Chi é perfeito. Para o coração e o metabolismo, a atividade equivalente a uma caminhada de quatro quilômetros. Mas o Tai Chi tem algo especial, que oferece um fortalecimento geral da saúde através de formas muito diferentes dos exercícios convencionais. Confira abaixo os cinco maiores benefícios do método:

  • 1Desperta a energia e equilibra a pressão sanguínea: as técnicas respiratórias reduzem o estresse, diminuem a frequência cardíaca e aumentam o nível energético.
  • 2Aumenta a capacidade de concentração: executando as formas dos movimentos, o praticante exercita a memória e aumentando a capacidade de executar as tarefas diárias com maior facilidade.
  • 3Alonga os músculos e deixa as juntas flexíveis: os movimentos vagarosos e circulares diminuem a tensão e aumentam a resistência muscular e a flexibilidade das articulações.
  • 4Melhora o equilíbrio e reduz o risco de quedas e acidentes: a pessoa aprende a girar o seu corpo vagarosamente e andar numa postura mais estreita, melhorando o equilíbrio e diminuindo consideravelmente as chances de cair ou se machucar.
  • 5Melhora a circulação: a respiração profunda e os movimentos amplos revigoram os músculos e aumentam o fluxo sanguíneo. Isso permite que o oxigênio fresco circule com nutrientes através dos membros, alimentando as extremidades do corpo com mais energia.

Para continuar refletindo sobre o tema

Hora do Treino: Por que saúde se relaciona com atividade física?

Esta matéria foi útil para você?

SOBRE O AUTOR

Angela Soci

É Professora de Tai Chi Chuan e representante da Família Yang no Brasil e na América Latina, através do Yang Chengfu Tai Chi Chuan Center São Paulo. Saiba mais »

  • e-mail
  • Imprimir
E-mail para receber matérias da Revista

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

NOVAS MATÉRIAS A CADA 15 DIAS