Carregando pagina

Família > Filhos

Sustentabilidade começa desde cedo

Crianças podem praticar atitudes ecológicas para melhorar o planeta

 

Todos os dias assistimos alguma notícia sobre o meio ambiente, seja a chuva que inunda a cidade, desmatamento, aquecimento global e por aí vai. Esse registro é uma forma de sabermos um pouco mais sobre o que está acontecendo e o que devemos fazer para salvar nosso planeta. Mas quem tem filhos já parou para pensar que tipo de mundo deixaremos para as crianças? Eu penso muito sobre isso, já que este ano estou planejando encomendar o meu filhote. Foge do clichê e cai na realidade a frase de que o futuro pertence às crianças. Por esse motivo, devemos ensinar desde já aos nossos filhos quais são as pequenas atitudes que podem mudar o planeta.

Uma forma bem simples e gostosa para toda a família é promover atividades nas quais as crianças possam interagir com a natureza. Assim o pequeno perceberá que faz parte do meio ambiente e que, para preservar a vida no mundo, é preciso colaborar para isso. Uma boa dica é fazer um passeio típico de sábado ou domingo, como passear no parque ou fazer um piquenique com toda família.

Nesse tipo de atividade é possível ensinar inúmeras informações úteis às crianças, como os nomes das árvores, a importância da reciclagem após a comilança ou até a experiência de mexer na terra e respirar um ar gostoso. Além de tudo que o pequeno pode descobrir de novo, ele ainda terá a oportunidade de andar com os pés livres, pisando na grama e sentindo a natureza. Para animar uma manhã e aproveitar todos esses benefícios do passeio, basta reunir a turma e levar uma toalha bem alegre, água e suco, lanchinhos leves, frutas, saquinho plástico para jogar os restos dos alimentos e bola.

Outra forma bacana de interação das crianças com a natureza é criar uma horta. Sei que algumas pessoas podem pensar que não possuem jardim em casa, tornando a atividade inviável. Mas vale lembrar que mesmo quem não possui uma grande área externa pode aproveitar os benefícios desta brincadeira. Para fazer uma horta só é preciso colocar a mão na massa, ou melhor, na terra, em um espaço onde bata sol.

Fazendo uma horta

  • Separe um vaso ou uma garrafa pet. A ideia é ensinar ao pequeno a importância de reutilizar. Depois disso, corte a garrafa pet ao meio com uma tesoura e use a parte da base como vaso. Faça pequenos furos nesta parte para drenagem da água. Para que não fiquem rebarbas na base, leve-a até a boca do fogão aceso, assim elas virarão para dentro
  • Peça ajuda do pequeno para recolher pedrinhas, pedregulhos e pequenos pedaços de tijolos. Coloque-os dentro do vaso, de maneira que a base fique toda coberta. Esses materiais ajudarão a drenar a água do vaso, quando ele for molhado
  • Coloque uma camada de areia, pois ela também poderá ajudar na drenagem da água
  • Agora chegou a vez de encher o vaso com terra. É interessante que ela seja adubada com composto orgânico
  • Só está faltando o principal: a muda da plantinha. Que tal começar com menta, hortelã, salsinha ou o tempero que você mais usa na sua cozinha? Garanto que ficará mais fácil para o seu pequeno aceitar os alimentos mais verdinhos na alimentação. Coloque as mudas bem no centro do vaso e deixe-o sempre ao sol. Uma vez ao mês coloque um pouco mais de adubo, assim a planta crescerá bem feliz!

Envolver os filhos com o planeta é fácil, basta ter um novo olhar nos momentos que vocês passam juntos.

Esta matéria foi útil para você?

SOBRE O AUTOR

Denise Gurgel

Fisioterapeuta materno infantil, especialista em Shantala, consultora do sono e de desenvolvimento motor dos pequenos. Atende em São Paulo e no Rio de Janeiro. Saiba mais »

contato: contato@cursoshantala.com.br
  • e-mail
  • Imprimir
E-mail para receber matérias da Revista

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

NOVAS MATÉRIAS A CADA 15 DIAS