Carregando pagina

Você > Autoconhecimento

Sonhos, a linguagem da alma

Para decifrar seus sonhos é preciso descobrir sua lógica simbólica

 

Você acha seus sonhos bem confusos e loucos? Eu achava os meus sem pé nem cabeça quando comecei a me enveredar no estudo dos símbolos para me tornar um simbologista. Confesso que iniciei com desconfiança o hábito de anotar meus sonhos, porque os considerava algo sem sentido. Mas, mesmo assim, desde 1997, eu criei o hábito de ter um diário. E neles anotar as imagens, as cenas e as histórias que surgem enquanto eu durmo. Como vale a pena esse exercício. Recomendo!

Assim, não desanime ao considerar os sonhos como muito difíceis de serem entendidos. É porque a linguagem deles é metafórica. Esse detalhe é significativo. É uma preciosa dica inicial para decifrá-los: não se atenha ao literal. Veja o que este literal está simbolizando. Como?

Por exemplo: se sonha que seus dentes estão caindo, não se assuste com essa imagem. Descarte a preocupação de que ficará sem dentes, literalmente. Busque os possíveis significados dos dentes, como o fato deles serem algo que se destaca em nossa aparência quando conversamos ou sorrimos. Ou seja, ele pode estar ligado à maneira como somos vistos e julgados pelos outros. Tem a ver com a nossa imagem. É o que Jung chama de persona: aquela faceta de nossa personalidade que mostramos ao nos de relacionar com o ambiente exterior.

Já a queda representa uma perda, pois os dentes que caem não serão mais "nossos". Unindo dentes e queda, encontramos uma possível interpretação. Os sonhos estão mostrando a importância de desenvolver um maior desapego com nossa aparência ou com nossa imagem social nesta fase de nossa vida. E aqui vai outra dica: os sonhos tendem a revelar algo sobre o que estamos pensando, sentindo, desejando, temendo, enfim, vivendo. Tenha esse lembrete sempre em mente.

Lógica simbólica

A primeira reação diante de um sonho deve ser a de sorrir de sua aparente loucura e falta de sentido. Porque, realmente, os sonhos não têm lógica. Não para a razão do nosso intelecto, o qual analisa tudo de forma literal. Ao reconhecer que eles têm uma outra lógica, a simbólica, você se abre para mergulhar nas peculiaridades dessa linguagem: a linguagem da alma.

Imagine que o sonho é um amigo seu, o qual mora em outro país e faz parte de uma cultura completamente diferente da sua. Inicialmente, o processo de entendimento entre você e seu amigo estrangeiro não foi fácil. Mas à medida que foi aprendendo o idioma e os hábitos culturais dele, você passou a compreender a linguagem desse amigo. Passou a admirá-lo e a estreitar o laço de união com ele.

Portanto, lhe incentivo a iniciar uma amizade com os sonhos. Criar intimidade e se beneficiar com as mensagens que este amigo tem a lhe oferecer. Você irá se surpreender e se conhecer ainda mais. E ver que os sonhos podem ser seus melhores amigos...

Confira algumas dicas para tentar descobrir a lógica simbólica dos sonhos:

  • Procure entender a função de determinado objeto na vida do ser humano. Por exemplo, se você sonha que está numa casa. O que uma casa simboliza? Uma estrutura segura, a qual nos abriga e protege. Também indica um local de intimidade na qual você compartilha momentos com as pessoas mais próximas, tal como a família.
  • Se sonhar com alguma pessoa, escreva as características mais marcantes da personalidade dela. Como você a caracteriza? Quais os pontos positivos e negativos que enxerga nela? E depois veja se na atual fase de sua vida você precisa desenvolver as qualidades que ela tem e evitar agir da forma negativa que tal pessoa tende a agir.
  • Enfim, veja cada elemento do sonho (cena, pessoa, contexto e objeto) de forma metafórica, perguntando-se: o que esse elemento representa e simboliza?

Esta matéria foi útil para você?

SOBRE O AUTOR

Yubertson Miranda

Yubertson Miranda é numerólogo, astrólogo e tarólogo e é graduado em Filosofia. Ama encontrar significado nos eventos do dia a dia. É autor das análises numerológicas do Personare. Saiba mais »

contato: yubertson-revista@personare.com.br
  • e-mail
  • Imprimir
E-mail para receber matérias da Revista

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

NOVAS MATÉRIAS A CADA 15 DIAS