Carregando
PUBLICIDADE

Saúde e Alimentação > Prevenção e Cuidados

Shiatsu facial rejuvenesce e beneficia saúde

Aprenda massagem que ajuda na vitalidade da pele e do organismo

Por: Solange Lima

 

O Shiatsu Facial é uma técnica de massagem terapêutica da medicina chinesa - assim como a acupuntura, a reflexologia e a auriculoterapia - que estimula pontos de meridianos e canais de energia no rosto. O método ajuda a tratar distúrbios de saúde e ainda favorece a estética.

Alguns pontos na face estão diretamente relacionados ao corpo e visam equilíbrio físico e energético da pele e do organismo. Por exemplo: a região abaixo dos olhos está ligada à região dos rins. Já o espaço entre as sobrancelhas está conectado ao fígado, e a testa ao intestino. Sendo assim, podemos interpretar que as olheiras são sintomas de que algo não vai bem nos rins. As rugas entre as sobrancelhas, além de sinalizarem raiva e irritabilidade, também podem significar que o fígado está mais vulnerável.

No shiatsu facial, além de recuperar o viço da face, a massagem age também sobre toda a saúde do corpo. Os benefícios são inúmeros, dentre eles:

  • Melhora a circulação sanguínea através da oxigenação das células, o que favorece o viço da pele.
  • Atenua e previne rugas de expressão.
  • Traz equilíbrio e bem-estar.
  • Tonifica a musculatura.
  • Auxilia no tratamento da Articulação Temporomandibular (ATM). Esse distúrbio é caracterizado por uma alteração da articulação que liga o maxilar à mandíbula e pode, por exemplo, não estar funcionando adequadamente. Essa articulação é uma das mais complexas do corpo humano, responsável por mover a mandíbula, relaxando a musculatura.
  • Contribui no tratamento do bruxismo, que é o hábito de apertar e ranger os dentes, principalmente durante o sono, geralmente causado por tensão muscular ou emocional.
  • Ameniza dores de cabeça, enxaqueca e irritabilidade.

O Shiatsu Facial também é muito indicado para períodos da TPM que tenham como principais sintomas irritabilidade, dores de cabeça e enxaquecas.

No entanto, a terapia é contraindicada em casos de febre, infecções, câncer linfático ou de pele, doenças contagiosas, alergias e resfriados.

Veja abaixo algumas dicas de massagem facial que você mesmo pode fazer em casa, em frente ao espelho.

  • Para aliviar as dores de cabeça - Na região das têmporas, no término da sobrancelha, apenas pressione e circule com o polegar 20 vezes.
  • Para aliviar sintomas da ATM, bruximo e labirintite - Abaixo do lóbulo da orelha, pressione e circule com o polegar 20 vezes.
  • Para combater insônia, tensão nervosa, ansiedade, depressão e pânico - No topo da cabeça (a partir de uma distância de oito dedos, contados do meio da testa até a região indicada), pressione com o polegar durante alguns segundos. Esse ponto acalma a mente.

Por uma pele mais jovem

Outros exercícios faciais bem simples trabalham a musculatura da face, pescoço e nuca. São indicados para melhorar o tônus muscular, liberar tensões e prevenir o envelhecimento.

Faça, no mínimo, três séries de 10 repetições de cada exercício, sempre com um intervalo entre elas. A duração de cada exercício pode ser de 5 segundos. Adotar esse hábito três vezes na semana, durante 15 minutos diários, já é suficiente. Confira abaixo o passo-a-passo para cada área do rosto.

Para a área da testa:

  • 1Eleve as sobrancelhas com a ajuda dos dedos e volte ao normal.
  • 2Depois puxe as sobrancelhas uma de encontro a outra, como se estivesse fazendo cara de mau. Conte até 10, volte ao normal e relaxe.

Para a área das pálpebras:

  • 1Arregale bem os olhos e volte ao normal, relaxando.
  • 2Depois olhe para a ponta do nariz, conte até 10 e relaxe.

Para o nariz:

Abrir e fechar a narina por meio de 10 repetições ajuda a fortalecer o músculo nasal.

Para os lábios e boca:

  • 1Abra bem a boca e feche devagar, relaxando.
  • 2Faça um bico por alguns segundos e relaxe.
  • 3Faça um bico e movimente em círculos de um lado para o outro, no sentido horário e anti-horário. Faça uma série de 10 repetições, durante 5 segundos para cada lado.
  • 4Esfregue os lábios um no outro como se estivesse espalhando o batom, se preferir use um gloss ou hidratante labial, relaxe.

Segundo Paula Guimarães, da Okido Terapia Corporal, esses são exercícios preventivos, que ajudam a atenuar as rugas de expressão e o envelhecimento, aumentam o viço e ajudam a liberar o colágeno.

Para potencializar e criar um clima bem gostoso ao fazer o shiatsu facial, é interessante aromatizar a sala antes de iniciar. Utilize óleos essenciais de laranja doce ou lavanda que ajudam a relaxar e dão sensação de bem-estar. Utilize no difusor elétrico 5 gotinhas de óleo com um pouco de água.

Esta matéria foi útil para você?

SOBRE O AUTOR

Solange Lima

Terapeuta holística e numeróloga. Utiliza técnicas como Florais, Aromaterapia, Cromoterapia, Shiatsu, Reflexologia e Reiki. Realiza atendimentos em São Paulo. Saiba mais »

contato: solange@solangelima.net
  • e-mail
  • Imprimir

MATÉRIAS RELACIONADAS

E-mail para receber matérias da Revista

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

NOVAS MATÉRIAS A CADA 15 DIAS

Holis é uma empresa do Grupo Personare

NEWSLETTER

GRATIS
minimize close
E-mail para receber matérias da Revista

RECEBA A NEWSLETTER

NOVAS MATÉRIAS A CADA 15 DIAS