Carregando pagina

Você > Respeito e Solidariedade

Seis motivos para sair sem carro

Adotar medidas simples na rotina reduz o trânsito e protege a natureza

 

É celebrado neste domingo (22/09) o Dia Mundial sem Carro. Esse é o 16º ano da iniciativa, que surgiu na França, em 1997. A ideia é mobilizar o maior número de pessoas a deixar os automóveis em casa, contribuindo com o trânsito e, principalmente, o meio ambiente.

Os carros são responsáveis pela emissão de poluentes, como o CO2 - que causa danos na camada de ozônio - e partículas finas, que comprometem a qualidade do ar. Os filtros dos automóveis não são capazes de impedir a liberação dessas substâncias. E, de acordo com um estudo publicado na revista Environmental Health Perspectives, a exposição e a inalação do ar poluído podem causar danos cerebrais, semelhantes à perda de memória e ao mal de Alzheimer.

Pensando nisso, ao invés de deixar o carro na garagem somente neste sábado, que tal adotar essa tática na sua rotina? Confira abaixo os seis hábitos mais práticos e sustentáveis para você adotar no dia-a-dia. Comece agora a fazer a sua parte em prol de um ambiente mais saudável e diminua o número de automóveis nas ruas.

Pegue carona e reduza os congestionamentos

Antes de ir ao trabalho, faculdade ou mesmo à festa no final de semana, uma boa opção é reunir um grupo de amigos que vai para o mesmo destino e organizar um sistema de carona. A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) afirma que 64% dos automóveis particulares da cidade andam somente com um motorista. Isso significa que se metade dessas pessoas pegasse carona, as ruas teriam 2,3 milhões de veículos a menos. Além de diminuir o trânsito, a medida ainda representa uma significativa diminuição de CO2. Conheça aqui um site em que você pode adicionar seu destino e pesquisar por caronas oferecidas ou compartilhar viagens com outros membros.

Vá de bicicleta e ganhe massa muscular

O Brasil é o quinto mercado consumidor de bicicletas no mundo. No país, 30% do uso deste meio de transporte é feito pelas crianças. Os dados são da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo). Portanto, aposte nas pedaladas para chegar mais rápido onde deseja. Essa medida não é possível a todos, principalmente quem trabalha muito longe do trabalho ou mora em lugares onde ainda não há ciclovias. No entanto, é possível lançar mão da bicicleta para ir a lugares próximos, como padaria, supermercado ou farmácia. Além de contribuir com o meio ambiente, pedalar também faz bem para a saúde. A atividade ajuda a emagrecer, ganhar massa muscular e ainda melhora a capacidade cardiorrespiratória. Ao que tudo indica, países como a Dinamarca já conhecem esses benefícios. Segundo o prefeito Frank Jensen, de Copenhague, metade dos moradores da cidade anda de bicicleta diariamente.

Opte por carros menores e polua menos o ambiente

Carros pequenos e com motores econômicos, a álcool ou gás natural, poluem menos o meio ambiente. Como emitem menos monóxido de carbono, hidrocarbonetos e óxidos de nitrogênio, este tipo de automóvel contribui com a saúde do planeta. Além de ajudar a natureza, os veículos pequenos facilitam a locomoção e cabem com mais facilidade nos estacionamentos. Outra opção é adquirir um veículo sustentável, com motor elétrico, que é movido por baterias recarregáveis e dispensa o uso de gasolina.

Use transporte público e diminua a quantidade de carros nas ruas

Pode ser ônibus, metrô, trem ou barca. Antes de sair de casa, descubra qual desses transportes consegue realizar o trajeto que você deseja em menos tempo. A utilização de um meio público de locomoção diminui a quantidade de carros nas ruas e, consequentemente, reduz a interferência ambiental. Segundo dados da Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado (Fetranspor), o tamanho de um ônibus equivale ao mesmo espaço físico de três carros. Enquanto o transporte público suporta cerca de 80 pessoas, os três veículos particulares levam, no máximo, 15 ocupantes. Além disso, a Fetranspor afirma que o ônibus gera 17 vezes menos emissões que um automóvel.

Ande a pé e acalme corpo e mente

Fazer uma caminhada pode trazer enormes benefícios para a saúde. O exercício acalma o corpo e a mente, e ainda deixa você em contato com a natureza. Além disso, andar por alguns minutos ajuda a colocar as ideias em ordem e a melhorar sua capacidade de observação. Deixe de lado a preguiça e começa agora a andar.

Trabalhe em casa e dê ânimo à vida profissional

Alguns especialistas em Recursos Humanos acreditam que o modelo de trabalho atual, com salários fixos e escritório, será substituído por uma rotina mais flexível. Nesse cenário, a tendência é que muitos profissionais comecem a trabalhar de acordo com sua própria estrutura, de preferência em casa. Se sua empresa já permite que você tenha um home office, por que não investir nessa prática? Além de usar menos transporte, você ainda pode dar uma injeção de ânimo na sua vida profissional. Trabalhar sempre no mesmo ambiente pode causar desânimo e cansaço. Pensando nisso, leve seu computador para o parque, praia ou um lugar que te acalme. Experimente e veja como seu dia pode render muito.

Esta matéria foi útil para você?

SOBRE O AUTOR

Equipe Personare

Nós, da equipe Personare, também estamos em um processo constante de conhecimento sobre nós mesmos, sobre o mundo e sobre as relações humanas. Saiba mais »

contato: conteudo@personare.com.br
  • e-mail
  • Imprimir
E-mail para receber matérias da Revista

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

NOVAS MATÉRIAS A CADA 15 DIAS