Carregando pagina

Saúde > Prevenção e Cuidados

Saúde e equilíbrio na ponta dos dedos

No Shiatsu, pressionar pontos no corpo pode harmonizar organismo

 

A humanidade vem retomando a cada dia conceitos de saúde integral e buscando ainda mais cuidados voltados ao seu bem-estar, trazendo para sua rotina diária hábitos mais saudáveis. Esta busca crescente é refletida até na grande quantidade de veículos de comunicação de forma geral voltados ao tema. Hoje em dia encontramos revistas especializadas no assunto, sites, programas de TV, cursos de graduação e cursos técnicos que estão abordando o conceito de qualidade de vida e bem-estar.

Isto ocorre em função de uma vida cada dia mais estressante e exigente em todos os âmbitos, e em todas as fases de vida. As crianças em sua maioria, por exemplo, desde cedo são expostas a inúmeras atividades, cursos, aulas de línguas e muito mais, sendo isto encarado como uma prévia ou até um preparatório para uma vida jovem e adulta cheia de afazeres e cobranças. Frente a isso, conceitos de bem-estar e saúde milenares tomam cada dia mais espaço, como uma válvula de escape e uma ferramenta eficaz para enfrentar o ritmo de vida, suas exigências, e alterações de saúde que surgem em meio a tudo isso.

Nesta busca, algumas terapias têm seu destaque. O shiatsu é uma delas, sendo uma eficaz técnica, difundida tanto no oriente quanto no ocidente. Ele tem sua origem a partir da massagem praticada na China, porém se trata de uma técnica japonesa. A prática foi realizada inicialmente entre as famílias e com o tempo foi tomando características técnicas, tendo sido criado o primeiro instituto para divulgação da shiatsu por Namikoshi, em 1925, mas foi reconhecido oficialmente em seu país somente em 1964.

Shiatsu integra corpo e mente

Shiatsu (shi - dedo, atsu - pressão), é um dos métodos terapêuticos da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), um sistema médico de mais de cinco mil anos, com suas próprias abordagens filosóficas, fisiológicas, métodos de diagnósticos e técnicas terapêuticas. Esses conhecimentos básicos da MTC são fundamentais para avaliar o interagente (paciente, cliente) de forma adequada e, assim, identificar o padrão de desarmonia do organismo dessa pessoa. Depois disso, é possível realizar a técnica terapêutica escolhida dentro da MTC, que funciona como um método complementar dos tratamentos tradicionais de saúde.

A prática do shiatsu utiliza a pressão de pontos específicos ao longo do corpo, para trazer harmonização e reequilíbrio ao organismo. Seus benefícios atingem desde a manutenção da saúde até a prevenção, integrando corpo e mente, tendo assim uma ação holística. O foco do shiatsu - assim como das práticas complementares e integrativas de saúde - é justamente tentar retomar o estado de equilíbrio do organismo e não somente eliminar sintomas.

Com a forte difusão do shiatsu pelo mundo, a prática sofreu algumas influências, surgindo assim uma diversidade de técnicas a partir dessa como o zen shiatsu, o shiatsu pés descalços e as diferentes escolas dentro do próprio shiatsu.

Prática é ideal para o dia-a-dia

Porém, o shiatsu tradicional ou clássico, desenvolvido por Namikoshi, no Japão, usa como forma de manipulação nos pontos ao longo dos canais energéticos (meridianos) a pressão com os dedos, polegares e palmas das mãos, sem o uso de qualquer aparelho mecânico ou de outro tipo. Essa pressão aplicada sobre a pele corrige o mau funcionamento do organismo, além de promover e manter a saúde. Mas sempre vale ressaltar a importância de uma correta avaliação.

Shiatsu é uma técnica muito agradável, tanto para quem recebe quanto para o terapeuta, além dos seus benefícios e eficácia em melhora de quadros de ansiedade, estresse, dor muscular, melhora da qualidade de vida e muito mais. Hoje diversas clínicas, spas urbanos, holísticos ou de internação oferecem sessões de shiatsu. Ele se torna prático para a correria do dia-a-dia, já que uma sessão tem duração média de 60 minutos. Na maioria dos casos, o terapeuta pode trabalhar com o interagente vestido, não necessitando de uso de óleo para deslizamento, já que as manobras são pontuais e traz já nesse período uma forte sensação de bem-estar e equilíbrio.

Usufrua desta técnica e sinta seus resultados.

Esta matéria foi útil para você?

SOBRE O AUTOR

Giane Honorato

Naturóloga formada pela Universidade Anhembi Morumbi, em São Paulo. Possui pós-graduação em Iridologia Alemã e Método Rayd, e em Fitoterapia Clínica e Nutracêutica. Saiba mais »

contato: gianenaturologa@yahoo.com.br
  • e-mail
  • Imprimir
E-mail para receber matérias da Revista

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

NOVAS MATÉRIAS A CADA 15 DIAS