Pesquisar
Loading...

O fim da era do ficar

Tudo o que você conheceu nos últimos 14 anos muito em breve irá mudar

Atualizado em

Vou contar algo sobre Astrologia que talvez você não saiba: além de delinear tendências para indivíduos, ela também consegue captar e descrever com incrí­vel precisão comportamentos e tendências coletivas. Com um olhar para os planetas mais lentos (Urano, Netuno e Plutão), é possí­vel saber quais são as motivações das pessoas exatamente agora, e quais foram nas outras décadas.

A Era da Tecnologia

Quer um exemplo? Modas são regidas pelo planeta Netuno, que fica 14 anos transitando por um signo. Para a Astrologia, Netuno rege os ideais, os sonhos. Quando estão em um signo, sonhamos com tudo aquilo que é simbolizado por ele. Você acha que não? Pois bem, em 1998, Netuno ingressou em Aquário. Três anos antes disso, Urano tinha entrado pela primeira vez em 84 anos neste mesmo signo. Detalhe: Urano é o regente de Aquário e, para a Astrologia, cada vez que um planeta está no signo que o rege isto é um acontecimento marcante. O planeta está em sua própria casa, com uma vibração várias vezes amplificada. Urano, para a Astrologia, está associado à modernização e à  tecnologia, e, ao transitar por Aquário, trouxe uma avalanche de novidades, desde os celulares, que foram evoluindo cada vez mais, até a própria Internet. É bom lembrar que os computadores pessoais surgiram em massa nas casas das pessoas justamente a partir desta época.

Ocorre que foi Netuno, também em Aquário, quem nos fez sonhar e idealizar isto tudo. Cada época tem um sonho, e ninguém mais sabe disso do que as crianças e os adolescentes. O que eles querem é sempre o sonho do momento. Hoje os adolescentes desejam celulares e tablets cada vez mais modernos e a possibilidade de troca (Aquário rege toda forma de intercâmbio) imediata e em tempo real com seus pares. Nada tem sido mais valorizado do que a informação circulando muito rapidamente e as redes sociais. Nem quem viaja quer se desligar. Muitas vezes, diante de uma paisagem bucólica nas férias, enquanto se espera o garçom trazer a refeição, uma das pessoas saca um celular para se inteirar dos e-mails e do que está acontecendo no Twitter, Facebook, e em qualquer lugar do mundo.

Cuidado com os excessos

Ocorre que todo sonho pode ter exageros. Eis a parte difí­cil de enxergar – e de lidar. Não por acaso Netuno rege também aquilo que não conseguimos ver e que funciona como um poderoso narcótico coletivo, que, não raro, nos faz inverter as polaridades de tudo: o bom vira mau, o mau é bom, o certo é o errado e o errado é o certo. Confuso? É assim mesmo.

Para a Astrologia, Netuno é o regente do signo de Peixes. Na roda zodiacal, Peixes se opõe a Virgem. Virgem muitas vezes é o antídoto para os excessos de Peixes e de seu regente gasoso, nosso amigo Netuno. E o que Virgem é? É o critério, o senso crítico. Mas não pense que Virgem é melhor do que Peixes, pois tal coisa não existe na Astrologia. É como se fosse uma balança, que ora tem que pender para cá, ora para lá. Peixes é a possibilidade de podermos ser inconsequentes e ridículos, enquanto que Virgem é a inibição diante disso. E a linha entre os dois signos, como seria de se supor, é bem tênue. Por exemplo, quando você bebe muito fica naturalmente mais expansivo, relaxado e espontâneo, mas pode perder as estribeiras também, fazer confissões fora de hora ou ser dramático. De vez em quando, isto pode ser bom. Mas todo dia, toda hora? Aí­ é que entra Virgem. Há momento e ocasião para tudo. E medida também. Afinal, ninguém quer sair com um amigo que toda vez bebe até passar mal, certo?

Mas o que toda esta história tem a ver com o amor e com o Dia dos Namorados? Parece algo longínquo, não? Mas Netuno tem uma abrangência maior do que a princípio podemos supor. Ele tende a mostrar o que “achamos legal”, seja nas roupas, no visual, nas ideias, na música, nas artes e, claro, no amor. Um exemplo: hoje talvez você julgue o ABBA, os Menudos e qualquer outra coisa que foi moda no passado algo inconcebível, mas, na época, tudo isto foi o máximo. Isto é Netuno. Aquilo que ele toca vira ouro. Mas, conforme foi alertado acima, um pouco de senso crítico, inspirado por Virgem, é salutar para não cairmos de boca em todas as tendências e acharmos que tudo é o máximo! Nem tudo o que está sendo idealizado e festejado é realmente o melhor.

Fobia de intimidade

O planeta azul transita por Aquário de 1998 até 2011. Durante este trânsito, o amor tem sido aquariano! Porém, eu tenho que lhe dizer uma coisa: enquanto que Netuno em Aquário é tudo de bom para tecnologia, convivência em grupo e rede social, é bem complicado para o amor romântico, porque Aquário, como essência (e não necessariamente as pessoas nascidas sob este signo), pode ser tudo, menos romântico! No amor, este signo, como essência pura (e é bom que se saiba que nenhum de nós é um signo puro, todos temos diversas misturas), é desgarrado, racional, imprevisí­vel, independente e bastante fóbico de se misturar. Tudo isto é bem avesso ao que se espera do amor, não acha? Muita gente tem posicionamentos no mapa para curtir estas características de Aquário no âmbito amoroso, mas vários de nós estamos como peixes fora d’água com isto tudo.

Casamentos, uniões, acontecem com Netuno transitando por Aquário, porque a vida não para, mas, coletivamente, tudo isto se dá com grande dificuldade. Aquário também faz oposição a Leão, e o aspecto sombrio destes dois signos pode ser uma boa dose de egoísmo e vaidade. Uma das séries televisivas que melhor explorou isto foi “Nip Tuck”. Um dos protagonistas era um cirurgião plástico bastante vaidoso e mulherengo, embora excelente amigo do outro sócio.

Cerca de sete anos depois que Netuno ingressou em Aquário, ou seja, na metade de sua trajetória por este signo, foi lançado o filme Closer, que, no Brasil, recebeu o subtí­tulo “Perto Demais”. Perto demais? Não acabamos de falar que Aquário como arquétipo pode ter uma boa dose de fobia de intimidade? Closer retrata bem os excessos de Netuno em Aquário: ninguém é de ninguém, as pessoas mudam de ideia a toda hora e o amor parece estar no cérebro (mas procure com cuidado, ok?), e não no coração. E o que mais acontece em Closer é o “efeito enjoo”. Um enjoa do outro com uma rapidez incrí­vel. Quando o objeto de amor rejeitado finalmente parece novamente “distante”, volta a ser digno de ser almejado e, então, recomeça a sedução. O filme inteiro é em torno destas quebras, volúpias e mudanças de ideias. E a última coisa que se pode dizer dele é que seja romântico. No entanto, foi excelente para captar uma tendência coletiva! Closer é o grande filme das relações atuais. Claro que a sua pode não ter nada a ver com isto, mas dê uma pequena olhada ao redor.

Assim, o pior de Netuno em Aquário é a despersonalização e a tendência a se relacionar somente com o corpo, como se ele fosse totalmente desvinculado do sentimento.

o pior de Netuno em Aquário é a despersonalização e a tendência a se relacionar somente com o corpo, como se ele fosse totalmente desvinculado do sentimento.

O mote é o “ficar”, o “eu não quero me envolver”, como se envolvimento fosse sinônimo de contaminação radioativa. A experiência dos relacionamentos também deveria ser a de duas pessoas, pois é isto que fornece o terreno para o aprofundamento e intimidade. Mas o excesso de Aquário pode levar as pessoas a nunca experimentarem isto, porque estão sempre no troca-troca que já foi preconizado no filme Closer. Além dele, há o famoso descarte, e, no fundo, uma grande desconfiança e medo de ser passado para trás. Sem se envolver, podemos passar ao largo de tudo isto, não é mesmo? Mas qual é o preço que pagamos por fugirmos das emoções? Um bocado de solidão, não acha? Às vezes, até a dois, pois o corpo pode estar com alguém e a cabeça voando e os sentimentos… Hum, alguém se lembra deles? Empatia, sensibilidade, respeito ao outro precisam existir no amor. As relações virtuais também foram uma característica marcante de Netuno em Aquário. Sim, é ótimo estar em contato com pessoas por aí­, trocar afeto, mas há quem quase não se relacione fora disso, e, aí sim, pode ser um problema.

Aquário, como signo do elemento Fixo, pode tender à rigidez, e a motivação de não se envolver, não se machucar e não se entregar

Aquário, como signo do elemento Fixo, pode tender à rigidez, e a motivação de não se envolver, não se machucar e não se entrega re estar sempre “por cima” (a vaidade, projeção da sombra de Leão, o signo oposto a Aquário) pode ensejar nenhuma abertura para a espontaneidade, o encontro, o sentimento, a surpresa. Medo de amar, muito medo de amar! Tudo pode estar sendo rigidamente controlado e a insatisfação pode estar sendo muito maior do que o sorriso estampado no rosto e as “tweetadas” alegrinhas. Levado a extremos (e isto é uma escolha pessoal, e não algo determinado astrologicamente), este tipo de comportamento pode ser irresponsável, destrutivo, ou, no mínimo, bastante insípido, pois a alma humana anseia por afeto e também por sonhar. Independência total e racionalização de tudo é uma utopia.

A volta da emoção

Em fevereiro de 2012, Netuno irá ingressar em Peixes. Na última vez em que esteve em Peixes, vivenciou-se uma época conhecida como “Romantismo”. Diferente de Aquário, Peixes, como signo do elemento Água, é pura emoção.

Diferente de Aquário, Peixes, como signo do elemento Água, é pura emoção.

Aleluia, depois de um período de 14 anos, ótimo para várias coisas, mas bem esquisito para o amor, a emoção irá voltar! O coração voltará a querer bater, a sentir alguma coisa. Riscos? Tudo na vida envolve riscos, até ficar dentro de casa. E apaixonar-se não é a pior coisa do mundo. Não precisa esconder o rosto de vergonha.

Não é à toa que um escritor como Nicholas Spark, que é bastante romântico, está na crista da onda, no topo das listas dos livros mais vendidos. Porque as pessoas estão sedentas por mais sentimento, envolvimento, e nem sabem disso. Está lá no inconsciente, bem apertado lá no fundo.

A saga Crepúsculo, da escritora Stephenie Meyer, está fazendo um retumbante sucesso pelo mesmo motivo. O que há nestes livros e filmes hoje em dia está parecendo mais exótico e distante do que qualquer ficção científica, pois pouco antes de Netuno entrar em seu próprio signo (Peixes), o comportamento individualista e racional foi elevado a sua máxima potência. Mas isto está prestes a mudar. Foi como se aquele amor gratuito, que você dá generosamente só porque aprecia alguém, tivesse desaparecido por uns bons tempos, e agora fosse voltar. Abra seu coração!

Vanessa Tuleski

Vanessa Tuleski

Vanessa Tuleski dá consultas astrológico-terapêuticas e foi pioneira na Astrologia brasileira ao falar do Céu geral, ao invés do tradicional horóscopo signo a signo. É idealizadora do curso "Alimentação e seu Mapa Astral" no Personare. Participa dos programas semanais de previsões astrológicas no canal do YouTube do Personare.

Saiba mais sobre mim