Carregando pagina

Você > Desenvolvimento Pessoal

Respiração para viver o aqui e agora

Exercício simples ajuda a focar no presente

 

Quem nunca ouviu a afirmação "viva o aqui e agora"? Esta simples declaração de que a vida não acontece em outro momento a não ser no presente é uma constância nos caminhos de autoconhecimento. Muita gente acredita, inclusive, que esta verdade pode ser o remédio para todos os nossos males. Eu particularmente também acredito nisso, mas sinto (por viver também essa forte identificação com a mente) que saber viver na prática o momento presente é uma outra história, já que exige um árduo caminho de mergulho interno e de desenvolvimento do nosso observador.

Na verdade, o aqui e agora é tudo o que existe. É, inclusive, o mais simples, pois ele simplesmente é, não procura ser outra coisa se não sua própria e natural existência. Mas, como uma "ironia" da vida, sentir o presente, experienciá-lo e "retê-lo" exige de nós um grande trabalho interno. No momento em que conseguirmos viver essa experiência e nos mantermos nela, estaremos entrando no estado o qual os mestres iluminados chamam de "Nirvana" ou "Samadhi".

Se existe um momento para amarmos, este é o agora. Se existe um tempo para mudarmos a nossa vida, este tempo é o presente!"Se existe um momento para amarmos, este é o agora. Se existe um tempo para mudarmos a nossa vida, este tempo é o presente!"

Mesmo quando sabemos disso e conseguimos compreender essa ideia mentalmente, por que é difícil colocá-la em prática? Você já percebeu como é muito mais comum estarmos o tempo todo perdidos em pensamentos sobre o futuro e o passado?

Pensando nisso, vale refletir e tentar responder internamente em você:

  • 1Você já refletiu sobre esse tema alguma vez?
  • 2Você consegue manter sua atenção sempre focada no momento presente?

Passado e futuro: o tempo psicológico

Vou afirmar uma verdade que pode ser um choque: passado e futuro não existem de verdade! Podemos concluir que quando o futuro vier a existir, este será o aqui e agora, concorda? E da mesma forma podemos afirmar que quando o passado existiu, naquele momento, ele estava sendo o presente também, certo? O passado e futuro só existem em nossas cabeças e, por isso, são denominados de "tempo psicológico".

Mas se eles não existem, como não conseguimos abrir mão deles? Muitos sábios afirmam que temos internamente uma criança ferida, a qual nós estamos identificados e presos em um passado dolorido. Esta prisão se deve ao fato de que não conseguimos perdoar grandes choques e dores que vivemos em nossa infância. Afinal, a criança é completamente dependente dos "pais" ou daqueles que a criaram. Sendo assim, ela procura naturalmente o que é impossível: receber amor exclusivo 24 horas por dia e, por mais que os pais tentem dar o seu melhor, a meta da criança nunca consegue ser alcançada.

Para reverter este padrão, precisamos buscar o silêncio mental, que virá baseado no despertar de nossa consciência e no ato de compreender e integrar nossa história. Tenho certeza de que muitos já experienciaram a totalidade na ação e já sabem o quanto isso é mágico e profundo. Torço para que consigamos permanecer cada vez mais neste estado real de ser.

Exercício para viver o momento presente

Um ótimo exercício para começarmos a viver o aqui e agora é focar na respiração. Então, durante o dia, sempre que se perceber perdido em seus pensamentos, observe o ar entrando e saindo pelas narinas. Só o ato de focar a atenção na respiração já lhe ajuda a se desvincular dos pensamentos (tempo psicológico) e trazer a atenção para o momento presente, uma vez que a respiração está acontecendo aqui e agora. Faça um teste enquanto lê este parágrafo. Repita o exercício sempre que necessário, pois assim você estará fortalecendo seu Guerreiro Interno, seu observador.

Que a luz do amor nos guie e nos acompanhe sempre!

Esta matéria foi útil para você?

SOBRE O AUTOR

Fernando Belatto

É professor de artes marciais e criador do método "O Despertar do Guerreiro Interno", que ajuda as pessoas a se conectarem com o coração, por meio do desenvolvimento de suas virtudes. Saiba mais »

contato: contato@guerreirointerno.com.br
  • e-mail
  • Imprimir
E-mail para receber matérias da Revista

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

NOVAS MATÉRIAS A CADA 15 DIAS