PUBLICIDADE

Carreira e Dinheiro > Aperfeiçoamento Profissional

Resistência a mudanças profissionais

Exercite sua flexibilidade e permita-se crescer com as transformações

Por: Bruna Rafaele

 

Tem vezes que a pressão do emprego nos dá vontade de jogar tudo para o ar, não é verdade? Principalmente quando não estamos realizando nosso trabalho conforme a empresa precisa. Dá uma sensação de frustração, ficamos nos cobrando, pensando se realmente aquele trabalho é mesmo para nós.

Nem sempre a maneira como trabalhamos é exatamente o que a empresa deseja de nós. Assim, precisamos nos adaptar ao ambiente profissional. Ter flexibilidade é um grande potencial a ser explorado por nós, embora muitas vezes pareça que é negar a nossa própria maneira de ser."Ter flexibilidade é um grande potencial a ser explorado por nós, embora muitas vezes pareça que é negar a nossa própria maneira de ser." "Será que é isso mesmo? Será que eu trabalho errado e não sei agir como deveria?" E assim começam um monte de reflexões, que podem ser construtivas ou destrutivas sobre esses ajustes ao seu trabalho.

Para perceber se essas reflexões são destrutivas, repare se elas sempre lhe levam para baixo. Note se elas se associam a frases ou olhares negativos que você recebeu de outras pessoas. Isso ocorre quando não temos uma autoestima totalmente bem construída. Dessa forma, nos abalamos por qualquer crítica, mesmo se este julgamento não for baseado em verdades sobre nós.

Por outro lado, ao fazer uma reflexão positiva, você pode atrair a criatividade e o seu potencial de adaptação ao meio onde se situa. Com isso, você vai ganhar novas qualidades em sua maneira de atuar como profissional, usando técnicas diferentes para atingir seus objetivos. E não é uma grande maravilha usar e abusar de suas capacidades de inovar e crescer?

Eu sei que mudar sua postura profissional não é algo que se faz rapidamente, afinal você já tem o costume de agir do seu próprio jeito. Principalmente se você já é muito experiente e tem uma visão mais ampla sobre o assunto do que a pessoa que está lhe exigindo outra maneira de atuar.

Mas essas adaptações não são contrárias a você, apesar de parecerem. Elas são positivas porque vão lhe fazer ampliar seu campo de visão sobre seu trabalho. Já que você atraiu para si este ambiente profissional, então é sinal de que você está realmente precisando aprender com essas pessoas ao seu redor. E o melhor: trocar experiências com elas também.

Mudar dá trabalho, na verdade dá o maior trabalhão! Mas mudanças precisam ser bem-vindas sempre, porque o campo profissional é vivo e se transforma constantemente. Se não mudamos junto com ele, paralisamos no tempo e ficamos ultrapassados.

Sobre essas adaptações e como você lida com elas, reflita :

  • 1Como em qualquer ambiente profissional, você vai encontrar situações que não condizem com o que você realmente gostaria de fazer. Mas e o seu jogo de cintura? Será que não é hora de usá-lo a seu favor?
  • 2Pensar grande ajuda bastante na hora da mudança. Pense em como o dinheiro que virá através dessa mudança vai ser fundamental para pagar a realização dos seus sonhos.
  • 3A adaptação ao novo é fundamental. Abrir-se às transformações da vida é o primeiro passo para vencer resistências e reciclar-se sempre.

Esta matéria foi útil para você?

SOBRE O AUTOR

Bruna Rafaele

Mestre em Estudo da Linguagem (PUC-Rio) e Mentora (FGV), atua dando consultas pessoalmente e pela internet. Saiba mais »

contato: contato@brunarafaele.com.br
  • e-mail
  • Imprimir

MATÉRIAS RELACIONADAS

E-mail para receber matérias da Revista

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

NOVAS MATÉRIAS A CADA 15 DIAS

NEWSLETTER

GRATIS
minimize close
E-mail para receber matérias da Revista

RECEBA A NEWSLETTER

NOVAS MATÉRIAS A CADA 15 DIAS