Carregando pagina

Saúde > Prevenção e Cuidados

Relaxe e reduza dores com Watsu

Conheça mais sobre técnica que é uma adaptação do Shiatsu à água

 

A água é utilizada em procedimentos voltados a saúde e bem-estar há milhares de anos, em diversas civilizações antigas. A civilização grega, por exemplo, construiu o Oráculo de Delphi (1400 a.C.) para receber o crescente número de frequentadores de centros de banhos. Para os gregos, os banhos faziam parte de um dos itens fundamentais para a boa saúde. Mas foi em 25 a. C. na civilização romana o grande marco do desenvolvimento de infra-estrutura voltado às estâncias termais.

Atualmente a água é utilizada como forma de terapia em clínicas médicas, de fisioterapia e até mesmo em spas, cuja origem de palavra referente ao latim "Salut per Aqua", significando "saúde advinda da água". Algumas técnicas terapêuticas utilizam a água como meio e também principal responsável na prevenção e restabelecimento de saúde. O Watsu (união da palavra inglesa water - água e shiatsu - terapia oriental que utiliza a pressão dos dedos em meridianos para restabelecimento de saúde), é um exemplo.

Conheça os diferenciais e benefícios do Watsu

Harold Dull, mestre em zen shiatsu e responsável pelo desenvolvimento do Watsu na década de 80, adaptou o Zen Shiatsu à água, trazendo assim ainda mais benefícios a sua prática, visto que quando as pessoas flutuavam os alongamentos eram ainda mais suscetíveis e benéficos. O Watsu é aplicado em piscina aquecida com temperatura entre 34° e 37°, e cada sessão tem duração média de 60 minutos. Durante esse período, o interagente (cliente) fica o tempo todo apoiado pelo terapeuta, que tem plena atenção e cuidado voltado a este. Sendo assim, saber nadar não é pré-requisito. E para quem tem medo de água, é uma ótima forma para trabalhar essa questão.

A relação de confiança e respeito entre interagente e terapeuta é de fundamental importância para o desenvolvimento de uma boa sessão, e esta relação é construída passo-a-passo, respeitando os limites de cada interagente e sua entrega durante as sessões. Os benefícios são percebidos por ambos, que durante a sessão estão completamente conectados à respiração. Tudo acontece como em uma dança, de forma harmônica, suave, sutil e de resultados profundos, notados a partir da primeira sessão.

Algumas das indicações e sensações observadas são de bem-estar, relaxamento profundo, leveza corporal, alívio de tensões musculares, melhora da qualidade de sono, diminuição de quadros de ansiedade e estresse, fibromialgia além de uma total harmonia entre corpo e mente.

A água é a maior protagonista no Watsu e grande responsável por:

  • Relaxamento profundo.
  • Perda da noção da forma e limite corporal, já que a temperatura ideal da água para a realização da sessão se aproxima à temperatura do corpo.
  • Diminuição da sensibilidade à dor.
  • A pressão hidrostática estabiliza articulações instáveis.
  • Fortalecimento do diafragma e músculos intercostais.
  • Melhora quadros de má circulação.

O Watsu é indicado para crianças, jovens adultos e até mesmo gestantes. Na gravidez é sugerido após três meses de gestação e com autorização e acompanhamento médico. A técnica ganha cada dia mais adeptos e está difundida em cerca de 40 países e inserida como parte da grade curricular de cursos de graduação voltados a saúde de forma integral, como a Naturologia.

Neste Dia da Água, se permita usufruir de uma de suas grandes ferramentas terapêuticas e se surpreenda com os resultados obtidos.

"Para aguar as flores, enxaguar a roupa

Desaguar as mágoas, pra lavar a alma...

Água pra brincar de bola de sabão

Tem visita aumenta a água do feijão

Pra escovar os dentes pra ajeitar o cabelo

Água da torneira e água do chuveiro

Pra fazer bater o coração

Marejar os olhos com a canção...

Água, água, água, água

Pra lavar o rosto, molhar a palavra

Para banhar a terra e apagar o fogo

Água com açúcar pra acalmar do susto...

Água pra benzer a criança que nasce

Para refletir a luz do pôr-do-sol

Água, água, água, água..." (Música Água - Banda Menina do Céu)

Esta matéria foi útil para você?

SOBRE O AUTOR

Giane Honorato

Naturóloga formada pela Universidade Anhembi Morumbi, em São Paulo. Possui pós-graduação em Iridologia Alemã e Método Rayd, e em Fitoterapia Clínica e Nutracêutica. Saiba mais »

contato: gianenaturologa@yahoo.com.br
  • e-mail
  • Imprimir
E-mail para receber matérias da Revista

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

NOVAS MATÉRIAS A CADA 15 DIAS