Carregando
PUBLICIDADE

Saúde e Alimentação > Prevenção e Cuidados

Reiki Xamânico em prol da saúde

Técnica baseada em rituais indígenas ajuda a combater doenças

Por: Adriana Feijó

 

Assim como o Reiki tradicional, o Reiki Xamânico também é uma terapia baseada na canalização da energia universal através da imposição de mãos. A diferença é que o ritual xamânico é baseado em vivências indígenas e tribais, provenientes de tradições milenares. O objetivo é reestabelecer o equilíbrio energético vital de quem recebe.

O Reiki Xamânico é uma forma de promover cura e bem-estar de forma natural e entender o ser humano como parte da natureza, respeitando seu ritmo e seus ciclos. Este tipo de Reiki pode ser aplicado em pessoas de todas as faixas etárias, tanto para promover qualidade de vida, como uma terapia complementar para auxiliar dificuldades de ordem psíquica e mental, como depressões, crises de pânico e ansiedade, neuroses, Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC), entre outras. Além disso, traz melhoras consideráveis em casos de doenças de ordem física como enxaquecas, gastrites, fibromialgia, contraturas musculares, hipertensão e até mesmo em doenças graves como tumores, doenças autoimunes e HIV. Vale salientar que em qualquer um destes casos a técnica não substitui o acompanhamento médico especializado.

Entre os benefícios do Reiki Xamânico podemos citar:

  • Limpeza dos corpos físico e sutis
  • Reconexão do ser humano com seu mundo interior e autoconhecimento
  • Aumento da autoestima e poder pessoal
  • Ativação de habilidades como coragem, determinação e sabedoria para lidar com as questões da vida
  • Cura e prevenção de distúrbios e doenças
  • Conscientização sobre a relação do homem e da natureza com o planeta, salientando a necessidade da sua preservação
  • Relaxamento profundo
  • Eliminação de bloqueios
  • Alívio de angústias, depressões e estresse

Além de promover a junção da energia Reiki com os elementos da natureza e técnicas de cura utilizadas por nossos ancestrais curadores, o Reiki Xamânico utiliza também vários outros meios para a obtenção da cura. São agregados ao trabalho de transmissão de energia o uso de ervas medicinais, defumações, cristais e pedras, além de cantos e instrumentos musicais, como o tambor, as flautas, os apitos e os chocalhos. Todos estes acessórios são utilizados em função da espécie de energia que produzem, ou seja, por oferecerem ao paciente energias que reforçam nossa conexão natural com a natureza.

O uso de fontes de energia próximas das forças da natureza, somado à energia de luz do Reiki, traz benefícios efetivos ao indivíduo em termos de qualidade de vida, de serenidade mental e de atitudes positivas frente às dificuldades e pressões cotidianas.

Reiki Xamânico protege o organismo

Estamos vivos porque a força vital flui em nós e nutre os órgãos e as células do nosso corpo. Quando esse fluxo é impedido ou reduzido, a atividade de um ou vários órgãos ou tecidos do corpo físico fica debilitada.

O Reiki Xamânico, ao fluir através das zonas afetadas, removerá bloqueios e restabelecerá o fluxo normal da energia vital que, por sua vez, ajudará a reparar os órgãos danificados. Ao aumentar a frequência de vibração dos campos energéticos - dentro e em volta do corpo físico - quebra os campos de energias discordantes ou agressivas, acabando por destruí-las ou dissolvê-las.

Dessa forma, a técnica limpa, reforça e restabelece os circuitos normais da energia, permitindo que a força vital circule de novo e desempenhe o seu papel de proteção e nutrição do organismo.

Quando recebemos o Reiki Xamânico, o corpo é fortalecido, a mente é tranquilizada e abre-se para nós a oportunidade da paz e da felicidade.

Como é praticado?

Qualquer pessoa pode receber energia vital através do método Reiki Xamânico e desta fonte de energia retirar benefícios substanciais. No entanto, para aplicar a técnica é necessário que o indivíduo tenha realizado o curso do primeiro nível de Reiki Xamânico para estar habilitado a aplicá-lo.

Estes cursos aliam técnicas e conhecimentos com vivências profundas, onde o terapeuta resgata habilidades que podem ter ficado esquecidas na formação de sua personalidade, tais como a conexão com o sagrado. Além disso, a formação em Reiki trabalha aspetos primordiais como o perdão, as relações mal resolvidas e a conexão com a natureza.

Deste modo, o terapeuta encontra equilíbrio e conhecimento necessários para poder auxiliar efetivamente as pessoas nas quais aplicará o método. Durante os cursos, os participantes também aprendem e as técnicas xamânicas de cura, bem como símbolos de Reiki que podem ser enviados à distância para pessoas que estejam com desequilíbrios ou dificuldades de qualquer ordem.

O método é aplicado sem necessidade de retirar qualquer vestuário. No entanto, é aconselhável usar roupas claras e confortáveis - se possível em tecido não-sintético - para que o receptor se sinta bem.

O Reiki é uma técnica de energização que visa a cura e o bem-estar nos aspectos físico, mental, emocional e espiritual. A técnica atua sem depender do estado emocional da pessoa que a está a recebendo e não tem contraindicação. Pode ser usada em qualquer lugar e a qualquer hora, junto a outras técnicas.

Xamanismo: o encontro com o mundo interior

O xamanismo pode ser considerado um estilo de vida, um modo alternativo de ver a vida e se relacionar com ela. Dentro deste contexto, existe um conjunto de técnicas voltadas para a cura do indivíduo, que visa o reencontro da pessoa com seu mundo interior, através dos ensinamentos sobre o fluxo da natureza.

Os antigos xamãs percebiam os ciclos da natureza e suas manifestações, sentindo que o ser humano fazia parte do todo. Através desta conexão, eles buscavam manter uma perfeita harmonia com a natureza, buscando soluções e orientações para a cura de doenças e para compreenderem a si próprios.

O Universo Xamânico é repleto de simbolismos profundos, com intuito de harmonizar e enriquecer nossas vidas. Os nativos americanos, por exemplo, se baseiam em alguns mandamentos básicos:

  • Respeito ao planeta que nos acolhe (Mãe-Terra)
  • Respeito à energia criadora (Pai-Céu)
  • Respeito por irmãs e irmãos - Para os nativos todos nós somos parentes
  • Abençoar e agradecer sempre, pois todas manifestações são curas em nossas vidas

Que tal colocar alguns desses ensinamentos em prática?

Esta matéria foi útil para você?

SOBRE O AUTOR

Adriana Feijó

Adriana Feijó é psicóloga com especialização em Psicologia Transpessoal, possui mestrado em Reiki Xamânico e atua também como terapeuta floral. Saiba mais »

contato: adrimfeijo@yahoo.com.br
  • e-mail
  • Imprimir

MATÉRIAS RELACIONADAS

E-mail para receber matérias da Revista

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

NOVAS MATÉRIAS A CADA 15 DIAS

NEWSLETTER

GRATIS
minimize close
E-mail para receber matérias da Revista

RECEBA A NEWSLETTER

NOVAS MATÉRIAS A CADA 15 DIAS