PUBLICIDADE

Você > Autoconhecimento

Qual a trilha sonora da sua vida?

Experimente listar as canções que marcaram sua trajetória

Por: Nydia Monteiro

 

Quem de nós não foi marcado em algum momento por um filme, novela, propaganda ou clipe? Se formos analisar a fundo, muitas vezes o que ficou registrado e jamais será apagado foi a música, a trilha sonora. Nosso cérebro, que é o nosso arquivo também das emoções, o nosso "coração emocional", guardou-a para em um momento especial trazê-la de volta para aquecer nossas almas, umedecer nossos olhos, fazer-nos sorrir, compartilhar emoções , vencer o tempo e diminuir nossa solidão e sofrimento. E tantas vezes, ajudar a solucionar problemas também, ajudar-nos a ter "insights". Sabe aquela letra de música que vem à cabeça como resposta a algo que você estava pensando antes e não achava solução? Quando isso acontecer, aproveite. Não questione, use esta sabedoria instantânea que está em você."Sabe aquela letra de música que vem à cabeça como resposta a algo que você estava pensando antes e não achava solução? Quando isso acontecer, aproveite. Não questione, use esta sabedoria instantânea que está em você."

Tente anotar aquelas músicas de seus filmes, novelas e clipes preferidos que ao longo de toda a sua vida lhe marcaram. Se possível tente descubrir as associações que você fez com alguma delas. Vá atrás destas gravações e resgate-as em seu acervo pessoal. Será uma forma de você se autorresgatar também.

E se você não conseguir descobrir nenhuma? Isso pode ser um sinal que você precisa se amar mais e começar um processo de autoconhecimento. Que tal começar uma escuta, escolha e construção cuidadosa de um repertório seu? Qual música e quais estilos você realmente gosta? Com quais se identifica mais? As músicas podem ser separadas pelo efeito que causam em você que é único e pessoal, por exemplo: esta me deixa mais eufórico(a), esta mais relaxado(a), esta mais otimista, esta mais romântico(a), esta me ajuda a concentrar, esta estimula o exercício físico, esta me faz refletir, esta me dá sono, esta me dá prazer, me faz sorrir, me deixa para cima, me traz boas lembranças, etc.

Momentos de silêncio também são importantes

Não esqueça, no entanto, que temos a extrema necessidade de se ter pausas e silêncios, momentos em que nada escutamos externamente, a não ser nós mesmos e ficamos com nosso silêncio interior tão necessário a um recomeço. A grande maioria de nós hoje em dia parece que tem medo destes silêncios, não é mesmo? Experimente e tenha certeza que seus ouvidos, corpo e mente irão agradecer.

Tente incluir na sua rotina o hábito de usar mais a música e todo o seu maravilhoso potencial benéfico para melhorar sua qualidade de vida. Contrabalance com alguns momentos de silêncio e descanso sonoro tão necessários neste mundo barulhento que habitamos. E nunca esqueça que o volume deve ser mais baixo porque ninguém é obrigado a ouvir a nossa música se não quiser.

Para continuar refletindo sobre o tema:

Pessoas com necessidades terapêuticas ou recomendações médicas podem procurar um profissional qualificado, musicoterapeuta registrado em uma associação estadual - www.musicoterapia.mus.br

Esta matéria foi útil para você?

SOBRE O AUTOR

Nydia Monteiro

Educadora Musical e musicoterapeuta.Pós-graduada em musicoterapia, atende em Teresina e é pioneira nesta especialidade no Piauí. Saiba mais »

contato: nydiadoregomonteiro@yahoo.com.br
  • e-mail
  • Imprimir

MATÉRIAS RELACIONADAS

E-mail para receber matérias da Revista

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

NOVAS MATÉRIAS A CADA 15 DIAS

NEWSLETTER

GRATIS
minimize close
E-mail para receber matérias da Revista

RECEBA A NEWSLETTER

NOVAS MATÉRIAS A CADA 15 DIAS