Carregando pagina

Carreira e Dinheiro > Prosperidade

Primavera simboliza ciclo de prosperidade

Xamanismo sugere que estação é época de crescimento e recomeço

 

O fluxo das estações e as fases da Lua afetam a vida no campo, o nosso ânimo e as mudanças no tempo. Na verdade, os quatro ciclos das estações indicam pontos de mudança da energia da natureza dentro de nós mesmos. Porém, nas grandes cidades, o movimento da força sutil não é percebido com tanta consciência.

A Primavera é o começo de um novo ciclo, que representa o "nascimento". É o período de regar nossos jardins e plantar sementes para o nosso processo de renascimento. Durante o equinócio de Primavera - quando a força do dia e da noite tornam-se iguais - devemos nos integrar conscientemente à "Mãe Terra" que todo ano renova seu ciclo de nascimento e ressurreição, muito favorável a novos inícios.

Os festivais solares e as estações do ano

Nas antigas tradições de povos ancestrais, as transformações que ocorriam na natureza eram celebradas através dos Festivais Solares. Esses eventos aconteciam em datas fixas, marcando os pontos chamados de solstícios e os equinócios. Nessa época, existia uma preocupação da relação da terra com o sol.
Equinócio é uma palavra que deriva do latim (aequinoctium) e significa "noite igual", e refere-se ao momento do ano em que a duração do dia é igual à noite, em toda a Terra. Os equinócios ocorrem nos meses de março e setembro, definindo as mudanças de estação. Em março, o equinócio marca o início da primavera no hemisfério norte e do outono no hemisfério sul. Em setembro ocorre o inverso: o equinócio marca o início do outono no hemisfério norte e da primavera no hemisfério sul.
Na astronomia, solstício (do latim sol + sistere, que não se mexe) é o momento em que o Sol, durante seu movimento aparente na esfera celeste, atinge a maior declinação em latitude, medida a partir da linha do equador. Os solstícios ocorrem duas vezes por ano: em dezembro e junho. O dia e hora exatos variam de um ano para outro. Quando ocorre no verão, significa que a duração do dia é a mais longa do ano. Quando ocorre no inverno, significa que a duração da noite é a mais longa do ano.

Na primavera, a primeira manifestação de energia vital é o nascer e brotar da vegetação. Trata-se de um momento de prosperidade e crescimento. É uma estação excelente para trabalhar a comunicação, a abundância e a fertilidade em nosso caminhar individual. No Xamanismo celebramos a "Mãe Terra", honrando os espíritos da natureza e abençoando as sementes. As crianças representam as sementes do futuro e estão muito presentes com sua alegria e disposição dentro deste processo.

De acordo com antigas tribos indígenas, a primavera é a estação do despertar. É quando enxergamos através da ilusão, ou quando descobrimos novas informações, trazendo clareza para o caos ou confusão. Desse modo, recomeçamos rompendo velhos padrões, renovamos nossa intenção, propósitos e nos preparamos para um novo ciclo, que traz o equilíbrio entre o masculino e o feminino em nossas energias.

Nesta estação, saímos da introspecção do inverno e passamos a florescer e a despertar em nossas vidas. É a chegada da energia que nos faz abrir novas fontes de criatividade, nos tornar mais otimistas, observadores e determinados. Nossos antepassados respeitavam os momentos de Equinócios e Solstícios, pois sabiam que estes ciclos são importantes para a vitalidade de todos os seres que habitam a Terra.

Primavera inspira busca de significado para a vida

A primavera, como momento de florescimento, recomeço, clareza e iluminação, nos inspira a buscar um significado para a vida. Buscar luz e força interior, bem como fluidez para o caminho. Damos um salto na primavera. Cada dia é como uma nova oportunidade de produzir sementes.

O índio foi além desse conceito, crendo que as sementes que agora plantamos são para a próxima vida. As sementes da próxima vida estão sendo preparadas na vida presente que estamos vivendo. Não há como escapar da consequência de nossas ações. Cedo ou tarde o passado reaparece para nós.

Sendo assim, na primavera somos convidados para examinarmos nosso modo pessoal de ser, e nos decidirmos qual sistema de crenças que nos serve. Aprendemos o poder de tomar decisões e de usar o livre arbítrio.

Que tal rever algumas atitudes?

A energia da primavera nos impulsiona a procurar a verdade da vida e nos libertar de ilusões que dificultam nosso renascimento, além de trazer claridade para trabalhar questões materiais. O poder desta estação é o despertar da espontaneidade, da admiração e da verdade.

Mas, para nascer o novo, examinamos nosso jeito de ser e aquilo que aprendemos na vida. Analisamos acima dos nossos preconceitos aquilo que nos serve e aquilo que queremos deixar cair. Fazer caridade, trabalhar de forma voluntária, plantar árvores e viver de forma ecológica e sustentável, por exemplo, nos harmoniza com um propósito espiritual, além da nossa própria compreensão. Comer de forma sustentável gerando mais saúde, menos sofrimento animal e menos destruição de florestas são fatores para a reflexão da luz que chega com a primavera.

É o momento de aprender a olhar nossos desafios como oportunidades de crescimento pessoal, ampliando nossa força interior e nossa fé. Neste momento em que a força de vida, a Terra e a natureza aparecem tão intensamente, ficamos motivados para fazer nossa vida se mover, depois das limitações e do recolhimento do inverno.

"Você não conhece sua primavera espiritual íntima. Ela ainda não veio, você ainda não a convidou. A primavera exterior vem e vai, mas a primavera interior só vem e nunca vai. É uma primavera eterna. Suas flores são flores da eternidade.

Uma vez iluminado você fica para sempre iluminado. Não há nenhum modo de voltar atrás. Quão mais esplendorosa e quão mais milagrosa será a primavera interior! Ela não é apenas quantitativamente grande, ela é também qualitativamente grande. A busca da verdade é a busca da primavera interior", Osho.

Esta matéria foi útil para você?

SOBRE O AUTOR

Adriana Feijó

É psicólogacom formação em Psicologia Transpessoal. Pesquisadora e estudiosa de técnicas como Reiki, Xamanismo, Terapia Floral, Tarot, O Sagrado Feminino e Fitoterapia. Saiba mais »

contato: adrimfeijo@yahoo.com.br
  • e-mail
  • Imprimir
E-mail para receber matérias da Revista

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

NOVAS MATÉRIAS A CADA 15 DIAS

Holis é uma empresa do Grupo Personare